O início da temporada de 2023 vem sendo animador para o atual campeão mundial Filipe Toledo. O paulista já emplacou bons resultados chegando até ao título da etapa de Sunset Beach. Agora, o objetivo é voltar ao topo.

Filipe Toledo mantém o ritmo

Se o final de 2022 foi incrível para Toledo, o início de 2023 também deve ser comemorado, o campeão mundial segue com seu surf apurado.

Além disso, a mentalidade de Filipinho é outro fator decisivo, o brasileiro precisou de paciência e sangue frio para avançar suas baterias na última etapa em Bells Beach, com viradas de tirar o fôlego.

Vitória em Margaret River para repetir 2021

De fato, a Austrália trás boas lembranças para Filipe Toledo, o surfista conquistou sua primeira vitória no Tour no país quando venceu o evento da Gold Coast em 2015.

Além disso, na temporada anterior, Filipe tocou o sino em Bells e saiu da terra dos cangurus com a lycra amarela.

O local de Ubatuba também já conquistou o título em Margaret River, na temporada 2021, Toledo foi dominante durante todo o evento e venceu Jordy Smith na grande final, fazendo uma dobradinha brasileira com Tatiana Weston-Webb.

Dessa forma, Filipe é o único brasileiro que já venceu os três eventos da antiga perna australiana, Gold Coast, Bells Beach e Margaret River.

Ranking da WSL

Atualmente, Filipe Toledo é o terceiro colocado no ranking da WSL, no entanto, o campeão mundial deve assumir a segunda colocação caso avance algumas baterias, pois, Jack Robinson não vai competir em Margaret River.

Porém, Filipe também está na cola do líder João Chianca, e, pode assumir a lycra amarela caso o jovem de Saquarema vacile.

Confira as baterias da categoria masculina

1.a: Caio Ibelli (BRA), Ian Gentil (HAV), Ezekiel Lau (HAV)

2.a: Ryan Callinan (AUS), Samuel Pupo (BRA), Jacob Willcox (AUS)

3.a: Griffin Colapinto (EUA), Nat Young (EUA), Reef Heazlewood (AUS)

4.a: Ethan Ewing (AUS), Jackson Baker (AUS), Jarvis Earle (AUS)

5.a: Filipe Toledo (BRA), Liam O´Brien (AUS), Jerome Forrest (AUS)

6.a: João Chianca (BRA), Kelly Slater (EUA), Jack Thomas (AUS)

7.a: John John Florence (HAV), Seth Moniz (HAV), Carlos Munoz (CRC)

8.a: Yago Dora (BRA), Kanoa Igarashi (JPN), Kolohe Andino (EUA)

9.a: Leonardo Fioravanti (ITA), Italo Ferreira (BRA), Jake Marshall (EUA)

10: Gabriel Medina (BRA), Rio Waida (IND), Maxime Huscenot (FRA)

11: Connor O´Leary (AUS), Jordy Smith (AFR), Michael Rodrigues (BRA)

12: Matthew McGillivray (AFR), Callum Robson (AUS), Barron Mamiya (HAV)

Margaret River Pro

Filipe Toledo busca o topo do ranking em Margaret River
Pôster Promocional do evento em Margaret River. WSL

O Margaret River Pro é um dos eventos mais tradicionais do Tour da WSL, a etapa é a quinta do mundial, sendo vital para o corte. A competição normalmente faz parte da perna australiana e conta com ondas grandes e pesadas.

A próxima chamada acontece neste quinta-feira (20), às 20h (horário de Brasília). Filipe Toledo, João Chianca, Italo Ferreira e Gabriel Medina são alguns dos brasileiros que podem entrar na água.

Os atuais vencedores deste evento são os australianos, Jack Robinson e Isabella Nichols, batendo os havaianos John John Florence e Gabriela Bryan na temporada de 2022. Curiosamente, os dois já estão fora da disputa, Robinson se lesionou e Nichols foi eliminada no round de repescagem, caindo no corte.

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.