O talento de Filipe Toledo é inquestionável; seus dois títulos mundiais em temporadas consecutivas mostraram amplo domínio do circuito da WSL por parte do local de Ubatuba.

No entanto, existe uma crítica recorrente que vez ou outra sempre ronda o bicampeão mundial: a dificuldade em ondas grandes e tubulares como Pipeline e Teahupo'o.

Filipe Toledo explica reação com o Taiti

BOMBA! FIlipe Toledo anuncia saída do circuito mundial em 2024
WSL/Beatriz Ryder

Sem grandes resultados durante a carreira em condições desafiadoras em Pipeline ou Teahupo'o, Filipe Toledo é sempre questionado nessas ondas.

De fato, o circuito mundial não se faz apenas com o mesmo tipo de onda, e Filipe tem méritos incríveis de ter garantido dois títulos mundiais sem precisar de resultados em Pipeline e Teahupo'o.

No entanto, as Olimpíadas que acontecem nessa temporada serão justamente em Teahupo'o, local de dificuldades para o bicampeão mundial.

Um torneio de tiro curto que pode render uma desejada medalha olímpica. Filipe Toledo sabe que terá duros concorrentes nessa disputa, como Gabriel Medina, Jack Robinson, John John Florence e outros nomes.

Porém, em entrevista à ESPN, o brasileiro revelou que vai aproveitar o ano sabático da WSL para treinar no local e comentou sobre sua relação de aprendizado toda vez que pega ondas em Teahupo'o:

Toda vez que eu vou pro Taiti, é um momento que posso evoluir, aprender mais e ser melhor naquele lugar. Tenho tempo para poder viajar, para poder ir lá e surfar e voltar até mesmo antes do camp com a Confederação.

É um voo só de onde eu estou, na Califórnia, então acaba sendo um pouco mais fácil para mim. Como eu falei, estando mais em casa agora, conseguindo focar mais em uma coisa só, acho que vai me trazer vantagem”, afirmou Filipinho.

As Olimpíadas acontecem entre os dias 27 de junho e 8 de agosto. Serão dez dias de janela, para quatro de competição.

Continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos: