A etapa de Saquarema é conhecida por muitos brasileiros como o palco do ”Maracanã do Surf”.

O evento faz parte do calendário da WSL desde o ano de 1976, mas com períodos ficando de fora, como em 2020 e 2021 em virtude da pandemia da Covid-19. Além disso, em diversos anos a etapa era válida pela segunda divisão do surf, o QS.

Nos últimos anos, os brasileiros vem dominando a etapa, com Filipe Toledo tendo vencido três edições de maneira consecutiva: 2018, 2019 e 2022. Inclusive, o paulista de Ubatuba é o maior vencedor de Saquarema com quatro títulos.

O primeiro título do brasileiro aconteceu no ano de 2015, mas ainda não era disputado em Saquarema. Na ocasião, o surfista levou a melhor na praia do Pepê, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Vejamos agora um pouco da história, os vencedores e algumas curiosidades.

História da etapa de Saquarema

O palco principal da etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe acontece no point, na praia de Itaúna. Com esquerdas longas e ondas carregadas, o local passou a ser muito desejado.

A cidade apareceu para mundo na década de 70, quando surfistas desbravaram o local em busca das melhores ondas.

Não demorou muito para que houvesse uma competição: o Festival de Surfe de Saquarema no ano de 1976. O evento além de reunir muito surfe, contou também com a participação de grandes artistas da música brasileira, como Rita Lee e Raul Seixas.

Entretanto, a primeira etapa do Circuito Mundial de Surfe só veio a acontecer em 2002, com a vitória do australiano Taj Burrow.

Em seguida, a competição voltando para o calendário da WSL em 2017. Na ocasião, Adriano de Souza acabou garantindo o título do evento.

Maior vencedor da etapa de Saquarema

O brasileiro Filipe Toledo é o surfista que mais vezes foi campeão da etapa brasileira, ao todo, Filipinho é detentor de quatro títulos. O paulista venceu as últimas três edições e pela primeira vez na Barra da Tijuca, quando a competição ainda era disputada por lá.

Etapa de Saquarema: tudo sobre o evento do Brasil da WSL
Filipe Toledo conquista pela quarta vez a etapa brasileira do WCT. WSL

Já o atual campeão é o surfista paranaense Yago Dora, que derrotou o australiano Ethan Ewing com um show na final do evento na temporada de 2023.

Na categoria feminina, a atual campeã é a norte-americana Caitlin Simmers. A jovem superou a bicampeã mundial Tyler Wright na decisão de 2023.

Curiosidades da etapa de Saquarema

  • No primeiro festival de Surfe em Saquarema, em 1976, alguns surfistas ainda não contavam com o leash ou cordinha para disputar a competição;
  • Filipe Toledo é considerado o Rei do Rio por suas atuações épicas nos eventos do Brasil;
  • Gente como a gente! Durante a etapa de Saquarema, é possível encontrar os surfistas nas ruas da cidade;
  • Saquarema é a única cidade que recebe eventos da segunda divisão do surf e também da elite do esporte;
  • Nas últimas temporadas, a etapa de Saquarema bateu recorde de público na praia e causou um grande impacto econômico na cidade, movimentando mais de R$ 97 milhões em 2023;
  • Em 2024, a etapa de Saquarema foi a primeira do circuito mundial a ganhar um mascote. O pássaro Saquá foi o escolhido para representar o evento e também a cidade;
  • De acordo com o estudioso da linguagem Tupi, Eduardo de Almeida Navarro, o nome Saquarema é oriundo dos vocábulos sakurá (uma variedade de caramujo) e rema (fedorento), ou seja, o nome da cidade significa caramujo fedorentos;
  • Nem só de praia e surfe vive Saquarema, na cidade existe pelo menos duas grandes fazendas de grama, além de ter também gado e criação de cabras.

continue no mundo do surf! Confira também nossos outros conteúdos sobre a modalidade: