Antes de mais nada, após o final dramático da etapa de G-Land, que consagrou Jack Robinson campeão depois de uma virada inacreditável, primeiro sobre Gabriel Medina e em seguida, pra cima de Filipe Toledo, o Tour desembarca em El Salvador.

Acima de tudo, está vai ser a primeira vez que o país recebe uma etapa do WCT. Decerto, a competição deve ser acirrada, Filipe Toledo lidera o ranking masculino, enquanto Carissa Moore o feminino.

El Salvador

As direitas de Punta Roca em El Salvador são a casa da sétima etapa do Tour, está vai ser a estreia do evento no país, que ocorre de 12 a 20 de junho.

A saber, El Salvador é o menor país da América do Sul, com um fuso-horário de três horas a menos se comparado ao de Brasília, ou seja chega de etapas pela madrugada.

El Salvador, foi a casa do ISA World Surfing Games no ano de 2021 e também vai sediar o evento em 2023.

Como são as ondas em Punta Roca?

De fato, Punta Roca, fica em torno da cidade da La Libertad. Alguns surfistas consideram a melhor direita da América Central e uma das melhores do mundo quando está em dias clássicos. Afinal, em dias maiores, a onda é extensa, pesada, tubular e rápida para a direita, tendo o apelido de Jeffreys Bay Tropical.

Primordialmente, é necessário atenção dos surfistas pois esta é uma onda com um crowd mais intenso na água e conta com uma pedra perigosa, Roca Madre.

Entretanto, a entrada e a saída do mar tem pedras irregulares o que pode complicar a situação de alguns. Em resumo, as ondas de Punta Roca quebram em condições clássicas com ondulações de sul e sul-sudoeste entre cinco e oito pés e período longo, acima dos 12 segundos.

Em suma, o vento terral é norte suave, que predomina no período da manhã.

Favoritos

Antecipadamente, os brasileiros, Filipe Toledo, Gabriel Medina e Italo Ferreira estão sempre entre os nomes mais falados para vencer qualquer evento. Jack Robinson chega em boa fase com duas vitórias seguidas, Jordy Smith, Kanoa Igarashi e Miguel Pupo também podem surpreender.

Enquanto, no feminino Carissa Moore, deve chegar com força para tentar quebrar a sequência de vice-campeonatos. Embora, devemos ficar de olho também em Brisa Hennesey, Johanne Defay e na brasileira Tatiana Weston-Webb.

Wildcards

Em síntese, a recente lesão de John John Florence  abriu mais uma vaga para o evento, o brasileiro Yago Dora e Carlos Muñoz receberam os convites no evento masculino. Já no feminino, Caroline Marks e Tia Blanco ficaram com as vagas.

Por fim, a etapa de El Salvador tem sua janela aberta neste domingo (12), e vai até o dia 20 de junho. A transmissão fica por conta do YouTube da WSL, e também o site e aplicativo da entidade, na televisão fechada o SporTV 3 transmite o evento.

Foto Destaque: Reprodução/Twitter/ Confederação Brasileira de Surf