Antes de mais nada, após o final dramático da etapa de G-Land, que consagrou Jack Robinson campeão depois de uma virada inacreditável, primeiro sobre Gabriel Medina e em seguida, pra cima de Filipe Toledo, o Tour desembarca em El Salvador.
Acima de tudo, está vai ser a primeira vez que o país recebe uma etapa do WCT. Decerto, a competição deve ser acirrada, Filipe Toledo lidera o ranking masculino, enquanto Carissa Moore o feminino.
Here’s where the current WSL Final 5 stand after event number 6. With 4 events left in 2022, anything can happen before the Rip Curl WSL Finals.
Watch the Surf City El Salvador Pro, June 12 – 20 on https://t.co/ie0ZfMVLPY.@surfcity pic.twitter.com/t5kNB6GKCa— World Surf League (@wsl) June 9, 2022
El Salvador
As direitas de Punta Roca em El Salvador são a casa da sétima etapa do Tour, está vai ser a estreia do evento no país, que ocorre de 12 a 20 de junho.
A saber, El Salvador é o menor país da América do Sul, com um fuso-horário de três horas a menos se comparado ao de Brasília, ou seja chega de etapas pela madrugada.
El Salvador, foi a casa do ISA World Surfing Games no ano de 2021 e também vai sediar o evento em 2023.
Como são as ondas em Punta Roca?
De fato, Punta Roca, fica em torno da cidade da La Libertad. Alguns surfistas consideram a melhor direita da América Central e uma das melhores do mundo quando está em dias clássicos. Afinal, em dias maiores, a onda é extensa, pesada, tubular e rápida para a direita, tendo o apelido de Jeffreys Bay Tropical.
Primordialmente, é necessário atenção dos surfistas pois esta é uma onda com um crowd mais intenso na água e conta com uma pedra perigosa, Roca Madre.
Entretanto, a entrada e a saída do mar tem pedras irregulares o que pode complicar a situação de alguns. Em resumo, as ondas de Punta Roca quebram em condições clássicas com ondulações de sul e sul-sudoeste entre cinco e oito pés e período longo, acima dos 12 segundos.
Em suma, o vento terral é norte suave, que predomina no período da manhã.
Favoritos
Antecipadamente, os brasileiros, Filipe Toledo, Gabriel Medina e Italo Ferreira estão sempre entre os nomes mais falados para vencer qualquer evento. Jack Robinson chega em boa fase com duas vitórias seguidas, Jordy Smith, Kanoa Igarashi e Miguel Pupo também podem surpreender.
Enquanto, no feminino Carissa Moore, deve chegar com força para tentar quebrar a sequência de vice-campeonatos. Embora, devemos ficar de olho também em Brisa Hennesey, Johanne Defay e na brasileira Tatiana Weston-Webb.
.@tatiwest has arrived in El Salvador and is already warming up for the #SurfCityElSalvadorPro 🔥
Watch it live June 12-20 on https://t.co/ie0ZfNdmHw pic.twitter.com/xKlCXgNObg
— World Surf League (@wsl) June 10, 2022
Wildcards
Em síntese, a recente lesão de John John Florence abriu mais uma vaga para o evento, o brasileiro Yago Dora e Carlos Muñoz receberam os convites no evento masculino. Já no feminino, Caroline Marks e Tia Blanco ficaram com as vagas.
Olha quem voltou! Yago Dora, Carlos Munoz, Caroline Marks e Tia Blanco são os wildcards confirmados para o #SurfCityElSalvadorPro!
Além deles, duas vagas – uma no feminino e uma no masculino – serão dos vencedores dos trials, que vão rolar antes da janela da etapa.#WSLBrasil pic.twitter.com/3oC3mdbrI2
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) June 10, 2022
Por fim, a etapa de El Salvador tem sua janela aberta neste domingo (12), e vai até o dia 20 de junho. A transmissão fica por conta do YouTube da WSL, e também o site e aplicativo da entidade, na televisão fechada o SporTV 3 transmite o evento.
Foto Destaque: Reprodução/Twitter/ Confederação Brasileira de Surf
Sou um aficionado por esportes, entre eles minhas maiores paixões são futebol e Surf e também acompanho de perto a NBA.