Kanoa Igarashi é o destaque do Japão na Liga Mundial de Surfe. Aos 26 anos, ele acumula temporadas de sucesso com vitórias em etapas importantes. Além disso, conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
A seguir, você encontrará as principais informações sobre Kanoa Igarashi: sua biografia, desempenho na WSL, curiosidades e muito mais.
Quem é Kanoa Igarashi?
O pai de Kanoa, Tsutomu, era um entusiasta do surfe no Japão. Dois anos antes do nascimento de Kanoa, seus pais se mudaram para Huntington Beach com a intenção de criar seu filho para ser um surfista de alto nível.
Tsutomu começou a levar Kanoa para surfar quando ele tinha apenas três anos, acordando-o às 5h45 para garantir que ele pudesse praticar antes de ir para a escola. Esse treinamento rigoroso deu frutos, e Kanoa conquistou seu primeiro troféu no surfe aos sete anos.c
Já com 14, foi o mais novo surfista a vencer o US National Championships. Na mesma temporada, foi campeão também da Governor’s Cup na Surfing America Championships.
Assim, com o passar dos anos, Igarashi foi se destacando cada vez mais. Com isso, gradualmente foi mostrando que estava pronto para se tornar profissional.
História de Kanoa Igarashi
Início da carreira
Em 2016, aos 18 anos, Kanoa Igarashi fez sua estreia no Championship Tour (CT), tornando-se o surfista mais jovem a participar da competição. Apesar de sua juventude, Igarashi provou que podia competir entre os melhores do surfe.
Naquele ano, ele surpreendeu a todos ao chegar à final do Billabong Pipe Masters. No entanto, acabou sendo derrotado pelo francês Michel Bourez.
Foi só no ano de 2019 que enfim conseguiu vencer uma etapa do CT pela primeira vez em sua carreira. Na oportunidade, acabou sendo o Corona Bali Protected. Foi também a primeira vez na história que um japonês foi o vencedor de uma etapa.
五十嵐カノア優勝!🎉🎉🎉
in the Final Heat at the 2019 Corona Bali Protected. pic.twitter.com/jBqCsGcdvl— MAYUKO (@m_surf_holic) May 25, 2019
No geral, terminou ficando com a terceira colocação, sua melhor posição no CT até hoje. Em 2021, conseguiu classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Olimpíada de Tóquio
Sendo a principal esperança de medalha do Japão, Igarashi chegou à competição sem ser considerado favorito. No entanto, ele superou grandes surfistas ao longo do caminho, incluindo Gabriel Medina nas semifinais.
Sem dúvida, o confronto mais polêmico das Olimpíadas. O brasileiro esteve à frente na pontuação na maior parte do tempo com incríveis duas notas acima de oito. Contudo, faltando seis minutos do fim, o japonês conseguiu acertar um aéreo que valeu 9,33 de nota e carimbar sua ida a grande final.
A grande polêmica girou em torno das notas. Para Medina, tendo assistido novamente à bateria, foi ele quem mereceu ter se classificado para a decisão.
Assisti à bateria. Até por isso segurei minhas palavras, não falaria sem ter assistido. Comparando minhas melhores ondas e as duas melhores dele, eu venci a bateria. Mas, é difícil falar. Disse Gabriel Medina após desembarcar no Brasil.
O japonês não quis nem saber e aproveitou o momento para tirar um pouco de sarro.
Chora chora q tou feliz! Hehehehe
— Kanoa Igarashi (@KanoaIgarashi) July 27, 2021
Consequentemente, os brasileiros partiram para cima de Kanoa Igarashi em ofensas nas redes sociais. Algumas, inclusive, passaram um pouco do ponto com diversos ataques xenofóbicos contra o surfista.
Na decisão, encontrou Italo Ferreira pelo caminho, mas não conseguiu se sair melhor e terminou ficando com a prata.
Olimpíada de Paris
Após conquistar a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio, Kanoa Igarashi voltou a competir nas Olimpíadas de Paris em 2024.
Na primeira bateria, ele terminou na terceira colocação, precisando passar pela repescagem, onde enfrentou o italiano Leonardo Fioravanti e venceu tranquilamente com uma pontuação de 13,87 contra 7,00.
Na terceira rodada, Igarashi teve pela frente novamente o brasileiro Gabriel Medina. Diferentemente do que aconteceu em Tóquio, desta vez Medina superou o japonês de forma contundente, com uma pontuação de 17,40 contra 7,04.
Ver essa foto no Instagram