Se você não sabe como escolher prancha de surf fique tranquilo: ao final deste texto, vai sair sabendo.
Reunimos abaixo as principais informações sobre o produto, das suas diferentes configurações aos seus usos mais indicados. No finalzinho tem até uma seleção especial com alguns dos melhores modelos do mercado.
Então comece a remar e venha logo com a gente aprender como escolher uma prancha de surf!
As pranchas de surf
Para saber como escolher uma prancha de surf é preciso antes conhecê-la. Existem vários tipos de prancha e diferentes aspectos técnicos que se combinam para criar uma variedade imensa de modelos.
Abaixo, vamos mostrar, de maneira resumida, os principais pontos de uma prancha de surf. Para conhecê-los em detalhes, você pode conferir os conteúdo especial que produzimos sobre eles:
Tipos de pranchas de surf: saiba como fazer a escolha certa
De qualquer maneira, para começar a busca pela sua prancha, basta saber que existem três variáveis:
- Tipo de prancha
- Tail
- Quilha
Tipos
Você pode encontrar até nove tipos diferentes de pranchas de surf, mas eles provavelmente vão entrar em uma de cinco categorias, que se relacionam principalmente ao tamanho e ao tipo de onda ou de estilo de surf.
As pranchas Fish, por exemplo, são pequenas em comprimento mas bastante largas, para ondas menores. As Shortboards, como diz o nome, também são menores em comprimento, mas para ondas maiores e para executar manobras mais rápidas.
O tipo Longboard, mais clássico e famoso, é mais versátil em tipos de onda só para estilos mais “oldschool” de surf. Já o Funboard combina a agilidade das shorts com a estabilidade das longs e brilham mesmo em ondas médias.
Há as pranchas híbridas, como a Mini Malibu, a Gun, a Evolution, que combinam aspectos diferentes da categorias acima para atender tipos específicos de ondas e de surfistas.
Tail
O tail, também chamado de rabeta, também apresenta grande variedade. É a parte traseira da prancha, cuja maneira altera muito como uma prancha responde à onda.
Como existem vários tipos de ondas, são várias tails também — nove, para ser mais exato. As mais comuns são a Squash, Fish, Swallow, Round Squash e Pin Tail.
Quilha
Com a quilha é possível que você esteja mais familiarizado. São aquelas “barbatanas” que ficam na parte inferior traseira das pranchas. Elas determinam a estabilidade e a velocidade das pranchas durante uma onda.
A variedade, aqui, não é tão grande. Até porque só há um certo número de quilhas que cabem numa prancha, no caso quatro. Quanto mais quilhas, maior velocidade.
Como escolher uma prancha de surf
Agora que você conhece um pouco mais do produto, fica mais fácil de saber como escolher uma prancha de surf. Basta usar alguns critérios simples e optar pelo modelo mais adequado — e que cabe no seu bolso.
Os critérios são:
- Nível de prática
- Tipo de onda
- Tamanho
Nível de prática
O nível de prática determina o “comportamento” da prancha, isto é, se é mais rápida, mais estável.
De uma maneira geral, quanto mais avançado for seu nível, menor é a estabilidade que o modelo precisa oferecer. Para praticantes experientes, a técnica e o os anos de ondas é que fazem esse “controle” da prancha, que pode ser configurada para um melhor desempenho.
Como você está lendo esse texto, deve ser um iniciante. Assim, saiba que pranchas híbridas, funboards e até longboards são uma boa pedida para a sua primeira compra. Fique também com no máximo duas quilhas e não invente muito no tail, com um square ou um round square.
Vá além do surf! Confira também outros conteúdos do Esportelândia:
- O melhor jogador de tênis de mesa do mundo e os maiores da história
- Dicionário do skate: a 30 principais gírias de skatistas
- Filmes de hóquei no gelo: lista dos 30 melhores já lançados
- Presidentes da CBF: confira todos os comandantes da entidade
Tipo de onda
Saber o tipo de onda que você vai pegar é essencial para escolher a configuração da sua prancha.
Ondas menores, por exemplo, são melhor navegadas com modelos do tipo fish; ondas médias praticamente pedem uma longboard e ondas maiores podem ser um gerador de manobras com uma Gun.
Para quem ainda não sabe o tipo de onda ou não tem um único pico definido, as shotboards podem ser uma boa pedida, já que são bem versáteis.
Tamanho
O tamanho é um critério importante para saber como escolher uma prancha de surf, e por dois motivos. O primeiro é prático: o transporte. Por mais técnica que seja a sua escolha, ela precisa levar em conta se você vai conseguir levar o seu modelo.
Depois há uma questão mais subjetiva. Se tiver oportunidade veja o modelo ao vivo, mesmo que seja um outro, só que do mesmo tamanho. Veja se é grande demais, ou pequena demais ou melhor, se você se sente que é do tamanho certo. Ainda que exista muita técnica no surf, o feeling continua importante.
Existe uma prancha feminina de surf?
Como você pode ver, existem vários tipos de prancha de surf. Mas nenhuma é mais ou menos indicada para mulheres. A distinção do uso é por nível de prática, por tipo de onda, pelo seu gosto e por aí vai.
O que podemos indicar aqui é, com uma configuração de prancha já pensada e escolhida, buscar com critério para um modelo que tenha a sua cara, que tenha visualmente o seu gosto. Se preferir, você pode customizar o seu modelo, com tinta spray e fôrmas de stencil:
Melhores pranchas de surf
Claro que, depois de explicar os tipos e como escolher uma prancha de surf, não iríamos deixar de dar nossos pitacos. Abaixo, você confere a nossa seleção com as melhores pranchas de surf, para ajudar na sua busca e na sua escolha.
Prancha de surf para iniciantes
Desenhada especialmente para o aprendizado, este modelo da Maré tem maior flutuação, estabilidade e um revestimento macio para evitar acidentes e machucados. Melhor jeito de começar a pegar ondas não tem.
Prancha de surf Funboard
Rápida e estável, essa funboard da Taruga Surf é configurada para você surfar em ondas médias e pequenas sem muita preocupação e, como diz o nome, com diversão!
Gostou? Então clique aqui para comprar sua prancha de surf Funboard!
Agora que você sabe como escolher uma prancha de surf, aproveite para se aprofundar no esporte e se preparar para pegar suas ondas! Confira:
- Os 10 melhores picos de surf do mundo e suas ondas especiais
- Surf Ranch: história, como funciona, datas e vencedores
- Filmes de surf: as 10 melhores opções para assistir em casa!
- 11 ideias de presentes para surfistas e quem ama surf
- Brazilian Storm: como o Brasil dominou o surf mundial
*Última atualização em 29 de abril de 2021
Jornalista formado pela UNESP, foi repórter da Revista PLACAR. Cobriu NBB, Superliga de Vôlei, A1 (Feminino), A2 e A3 (Masculino) do Campeonato Paulista e outras competições de base na cidade de São Paulo. Fanático por esportes e pelas histórias que neles acontecem, dos atletas aos torcedores.