João Chianca, mais conhecido como Chumbinho, vem tendo um início de temporada dos sonhos. O jovem de somente 22 anos é o líder do ranking da WSL e aparece como principal nome da nova geração de talentos do Brasil no esporte.

Chumbinho no topo

WSL: Seis brasileiros avançam no dia 2 em Margaret River
João Chianca com a Lycra amarela. WSL/Hughes

Após ser cortado em 2022, João Chianca mostrou que o mundo gira e isso pode acontecer em menos de um ano. Chumbinho disputou o Challenger Series, recuperou sua vaga e voltou para o Tour em 2023.

E o local de Saquarema retornou com tudo, fazendo semifinais nas duas primeiras etapa da temporada e vencendo seu primeiro evento na elite logo em seguida, com o título em Portugal, o jovem colou no líder Jack Robinson.

Em seguida, na etapa de Bells Beach, o australiano acabou se contundindo e perdendo ainda no round 3. Chianca avançou até às oitavas de final e assumiu a liderança do ranking.

Rival havaiano complicou as coisas em 2022

Na temporada de 2022, João Chianca acabou cortado, dessa forma, um surfista foi a pedra no sapato do local de Saquarema, eliminando Chumbinho de dois eventos.

O bicampeão mundial John John Florence não deu nenhuma chance ao até então novato Chumbinho, o havaiano venceu o brasileiro em três oportunidades, duas vezes em Pipeline e uma outra em Bells Beach, essa última, considerada um dos melhores confrontos de 2022.

Vencer John John Florence é um sonho 

Depois de três derrotas consecutivas, será que finalmente chegou a vez de Chumbinho finalmente derrotar John John Florence?

Em um material feito pela WSL,  surgiu uma foi pergunta, quem João sonha em derrotar no Tour. A resposta de Chianca foi na lata:

Tem esse cara, o primeiro nome dele começa com J e o segundo também (John John Florence). Vai ser tão bom quando eu conseguir essa primeira vitória contra ele”, revelou o líder do ranking sorridente.

Revanche na final em Margaret River?

Por fim, para João Chianca ter uma nova oportunidade de derrotar John John Florence, o brasileiro vai precisar chega até às finais do evento de Margaret River e torcer para que o havaiano também avance até à decisão.

BATERIAS DAS QUARTAS DE FINAL DA CATEGORIA MASCULINA EM MARGARET RIVER 

1.a: Filipe Toledo (BRA) x Gabriel Medina (BRA)

2.a: João Chianca (BRA) x Connor O´Leary (AUS)

3.a: Griffin Colapinto (EUA) x Barron Mamiya (HAV)

4.a: Ethan Ewing (AUS) x John John Florence (HAV)

Margaret River Pro

“Vai ser tão bom quando eu vencer ele”: Chumbinho abre o jogo sobre rivalidades no Tour
Pôster Promocional do evento em Margaret River. WSL

O Margaret River Pro entra na sua fase decisiva, faltando somente um dia para o fim do evento, três brasileiros ainda seguem vivos na disputa. Gabriel Medina e Filipe Toledo se enfrentam em uma bateria, enquanto isso, João Chianca.

A próxima chamada para o Margaret River Pro acontece somente na sexta-feira (28), na Austrália, noite de quinta-feira (27), no Brasil, às 20h (Horário de Brasília).

Por fim, os atuais campeões do evento na última temporada foram Jack Robinson, que não participou desta edição devido uma lesão e Isabela Nichols, a australiana acabou eliminada na repescagem e foi cortada do Tour.

 

 

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.