A CBSurf, Confederação Brasileira de Surf, manifestou-se neste sábado sobre as polêmicas na etapa do Surf Ranch no último domingo. Após os textos de Gabriel Medina, Italo Ferreira e Filipe Toledo, a entidade também divulgou uma carta.

Por meio das redes sociais, a CBSurf fez questão de criticar os julgamentos e critérios dos árbitros da WSL em seu comunicado.

CBSurf sobe o tom

“Acordei faltando 20 minutos pra bateria”, Italo Ferreira comenta sobre a sessão noturna no rancho
WSL/Aaron Hughes.

De fato, as derrotas polêmicas de Gabriel Medina e Italo Ferreira no Surf Ranch, foram um dos assunto mais discutidos desta última semana. Dessa forma, a WSL e o CEO da liga, Erik Logan se manifestaram.

Confira a carta da WSL

Confira a carta do CEO, Erik Logan

Agora, foi a vez da CBSurf subir o tom e sair em defesa dos atletas brasileiros, confira o texto:

1. A CBSurf, Confederação Brasileira de Surf, vem à público registrar a sua total indignação em relação às notas dadas aos atletas brasileiros @gabrielmedina e @italoferreira na etapa do Circuito Mundial durante o Surf Ranch Pro! A comunidade brasileira do surf e boa parte da comunidade internacional sabe que não é a primeira vez que isso acontece de maneira acintosa, mas nesse domingo no Surf Ranch Pro o corpo de juízes ultrapassou todos os limites do potencial de prejuízo que a subjetividade do julgamento muitas vezes impõe.

2. Desde que assumimos a gestão da CBSurf, no início de 2022, implantamos alguns métodos e processos para que as notas dadas traduzissem fielmente os desempenhos dos(as) atletas nas baterias. Câmeras exclusivas para cada competidor, 02 head judges, um técnico e um conceitual, canal permanente, aberto e transparente entre os(as) atletas e a comissão técnica sobre critérios de manobras/desempenho X notas…. e outras iniciativas, sempre com o objetivo de proporcionar um ambiente competitivo justo e de alta qualidade técnica pra todos os competidores.

3. Repudiamos com toda a nossa energia qualquer tipo de retaliação dirigida aos atletas estrangeiros, de qualquer nacionalidade! Eles estão nos campeonatos trilhando exatamente a mesma jornada, a mesma estrada dos atletas competidores brasileiros. Os atletas competidores de outras nacionalidades devem sempre receber toda a atenção, carinho e admiração dos brasileiros no exterior, e principalmente, quando estiverem no Brasil!

Polêmicas do Surf Ranch

Os resultados questionáveis no Surf Ranch começaram quando Gabriel Medina enfrentou Ethan Ewing e acabou derrotado de forma controversa.

Já na grande decisão do evento, Italo Ferreira duelou contra Griffin Colapinto, o potiguar fez grande atuação, no entanto, quem saiu com a vitória foi o americano, ainda que muito questionado.

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.