Saiba tudo sobre Carlos Burle: títulos, carreira no big surf, contribuições para o esporte e a história do atleta brasileiro

Recordista de ondas grandes, presença no Guinness Book, pioneiro no tow-in surfing, bicampeão mundial e nome respeitado no mundo inteiro. Prazer, Carlos Burle!

Neste texto, reunimos as principais informações e curiosidades sobre o surfista brasileiro – um dos maiores de todos os tempos. Você encontrará a lista de títulos, informações biográficas, a maior onda de Carlos Burle e tudo sobre a carreira do atleta.

Pronto para conhecer a história desta lenda do big surf? Então vem com a gente!

Quem é Carlos Burle?

quem é carlos burle
Carlos Burle é um surfista brasileiro de ondas grandes

Carlos Burle é um surfista brasileiro especialista em ondas grandes. Nasceu em Recife no dia 9 de novembro de 1967. Embora pernambucano, foi radicado no Rio de Janeiro, onde vive atualmente com a sua família.

O atleta é reconhecido internacionalmente na comunidade do surf por seus feitos históricos e contribuições para o esporte. Junto de Laird Hamilton, Buzzy Kerbox, Dave Kalama e outros nomes, foi pioneiro na modalidade tow-in surfing.

Burle é bicampeão mundial de ondas grandes, dentre outros títulos de grande expressão. Em 2001, entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, ao surfar a maior onda do mundo até então, em Mavericks, na Califórnia.

Atualmente, também dedica parte do seu tempo para criar conteúdo audiovisual através da produtora Burle Productions. A empresa coordena, por exemplo, o programa Gigantes do Surfe, no Canal Off. Carlos também é palestrante, coach e empreendedor.

Como Carlos Burle começou no surf?

como carlos burle começou surf
Burle surfou pela primeira vez com 12 anos de idade

Carlos Burle surfou pela primeira vez com 12 anos de idade nas praias de Recife. Um ano depois, já estava pegando ondas fora de sua terra natal.

Com 15 anos, o atleta já disputava as primeiras competições regionais. Aos 17, assinava contrato com seus primeiros patrocinadores da carreira.

Começava ali a trajetória de um dos maiores esportistas brasileiros de todos os tempos. O surfista começou a colecionar bons resultados no Brasil e logo foi se aventurar – e fazer história – no universo do big surf.

Em 1986, Burle viajava para fora do Brasil pela primeira vez. O destino: Punta Hermosa, no Peru. No inverno daquele mesmo ano, o pernambucano surfou a sua primeira onda grande da carreira, no Hawaii.

História de Carlos Burle

história carlos burle
Carlos é pernambucano radicado no Rio de Janeiro

No começo dos anos 90, após se profissionalizar, Carlos Burle ganhou títulos importantes em território brasileiro, como o Ruffles Big Waves (1990), em Itacoatiara, e o Big Wave Championship (1994), também na praia fluminense.

Em 1998, o surfista conquistou a primeira edição do Mundial de Ondas Gigantes na remada. O título internacional foi faturado em Todos os Santos, México.

Três anos depois, o pernambucano foi protagonista de um feito surpreendente: surfou a maior onda da história até então na região de Mavericks, Estados Unidos. A onda tinha 68 pés (aproximadamente 22 metros) e Burle entrou para Guinness Book de 2001.

Em 2009, foi o primeiro surfista brasileiro da história a ser convidado para disputar o Eddie Aikau Invitational, evento de grande tradição no Hawaii. Só participam do torneio os melhores nomes do big wave.

Na temporada 2009-10, o surf de ondas grandes ganhou um campeonato próprio na Liga Mundial de Surf (WSL). Adivinha quem foi o primeiro campeão da modalidade? Burle!

Com dois títulos mundiais no currículo, Carlos continuou fazendo sucesso mundo afora. Em 2012, ficou em terceiro lugar geral no ranking da categoria, sua melhor colocação após a conquista do bicampeonato.

Em 2013, surfou uma das maiores ondas de sua vida em Nazaré, Portugal, estimada em 30 metros de altura. No mesmo dia, Burle salvou a vida da surfista e sua pupila, Maya Gabeira, que havia se acidentado no local.

Em 2018, se despediu das competições profissionais em Nazaré, surfando uma das maiores ondas de sua carreira e entrando para os indicados do prêmio XXL Awards.

Títulos de Carlos Burle no surf

  • Ruffles Big Waves – Itacoatiara (1990)
  • Big Wave Championship – Itacoatiara (1994)
  • Mundial de Ondas Grandes – Todos os Santos (1998)
  • Desafio Brasileiro de Ondas Grandes – Grumari (2003)
  • Red Bull Big Waves Africa – Cidade do Cabo (2005)
  • Mormaii Tow-In Pro – Jaguaruna (2006)
  • Mundial de Ondas Grandes da WSL (2010)
  • Mormaii Tow-In Pro – Jaguaruna (2011)
  • Billabong Pico Alto (2012)

Biografia de Carlos Burle

biografia carlos burle
Big rider é pai de dois filhos: Iasmin e Reno

Carlos Alberto Burle Filho é pai de dois filhos: Iasmim Pitrez e Reno Kai Moura. Eles nasceram nos anos dos seus dois títulos mundiais: 1998 e 2010.

O surfista, inclusive, quase perdeu o nascimento do seu filho mais novo. Na época, o planeta sofria as consequências do fenômeno El Niño, que altera os padrões do mar. Por conta disso, Burle estava atrás de ondas grandes.

Carlos estava em Jaws quando recebeu a notícia de que Reno estava nascendo. Após um longo trajeto entre Maui e Oahu, caronas e voos, ele conseguiu chegar a tempo no hospital.

Reno é uma homenagem ao famoso rio que corta a Europa. Ele tem 1230 km de extensão e cruza países como Suíça, Alemanha e França.

Curiosidades de Carlos Burle

curiosidades carlos burle
Carlos Burle é atualmente um adepto do free surf

As cinco ondas preferidas de Carlos Burle são: Jaws, Mavericks, Teahupoo, Nazaré e Desert Point. A manobra que lhe dá mais satisfação é o tubo.

Seu time de futebol do coração é o Sport Club do Recife e o gênero musical predileto, espiritual music.

Em 2003, sofreu o maior acidente da carreira em Jaws: fissuras na vértebra, sacro e cabeça do fêmur, o que resultou em quatro meses de muleta!

Em 2019, outro acidente perigoso: o big rider ”tomou uma vaca” em Ilha Mãe, Niterói, e bateu com a cabeça nas pedras da praia. Ele perdeu os sentidos e precisou tomar pontos na região lesionada.

Atualmente, Carlos Burle é um adepto do free surf. Quando não está no Rio de Janeiro, viaja ao redor do mundo em busca de ondas e novos desafios.

Lembra daquela onda que o craque brasileiro pegou em Mavericks e entrou para o Livro dos Recordes? Naquele ano, o feito também lhe rendeu o prêmio de ”Maior Onda” do XXL Awards, o ”Oscar” do Surf.

Burle, junto do companheiro Eraldo Gueiros, foi o primeiro surfista da história a surfar a onda Cortes Bank, que fica a 100 milhas de distância da costa de San Diego, EUA.

Carlos já pegou ondas nos seis continentes do planeta!

Conhecido por ser um exímio palestrante, já foi chamado para falar em grandes empresas como Braskem, Volkswagen e Vale.

O big rider teve a honra de carregar a tocha olímpica dos Jogos do Rio enquanto surfava na praia de Maracaípe, Recife, em 2016.

Em 2017, lançou uma autobiografia intitulada Profissão: Surfista. No livro, o esportista explica as suas raízes históricas no surf, revela alguns segredos e relembra os momentos mais marcantes de sua carreira.

Burle foi o mentor da surfista Maya Reis Gabeira, filha do ex-deputado Fernando Gabeira.

Carlos Burle em Nazaré

carlos burle maya gabeira
Carlos Burle e sua pupila Maya Gabeira

Carlos Burle possui várias histórias na vila de Nazaré, Portugal, local mundialmente conhecido por ondas gigantes.

No dia 28 de outubro de 2013, Burle foi à praia portuguesa acompanhado de três surfistas mais jovens, entre eles, sua pupila Maya Gabeira. A filha do ex-deputado Fernando Gabeira se acidentou e viveu uma situação complicadíssima.

Maya foi engolida pelas ondas de Nazaré e, já desacordada, precisou ser resgatada no mar. Com seu jet ski, o big rider conseguiu alcançá-la e levá-la para a areia. A surfista recebeu os primeiros socorros, deu entrada em um hospital e saiu do episódio com vida.

Também em 2013, Carlos surfou uma das maiores ondas de sua vida em Nazaré. Um estudo feito por especialistas chegou a conclusão que a onda teria entre 32 e 35 metros. O feito, entretanto, não chegou a ser registrado no Guinness Book.

Em 2018, o big rider se despediu dos torneios profissionais em Nazaré. Ele surfou uma das maiores ondas de sua carreira e foi indicado à categoria ”Maior Onda” no prêmio XXL Awards, o ”Oscar” do surf.

Artigos esportivos de Carlos Burle

Que tal usar artigos esportivos com a marca do surfista brasileiro? Veja, a seguir, algumas opções de camisetas, canecas, bonés e acessórios.

Caneca Inspirações

caneca carlos burle

Para comprar a caneca Inspirações basta clicar nesse link!

Caneca Coragem Respeito

caneca coragem carlos burle

Para comprar a caneca Coragem Respeito basta clicar nesse link!

Canecas (par)

canecas_coragem_respeito

Para comprar as canecas (par) basta clicar nesse link!

Camisa Surfe

camisa surfe carlos burle

Para comprar a camisa Surfe basta clicar nesse link!

Camisa Good Waves

camiseta carlos burle good waves only

Para comprar a camisa Good Waves basta clicar nesse link!

Camisa Surf Eat Sleep

camiseta carlos burle sleep repeat

Para comprar a camisa Surf Eat Sleep basta clicar nesse link!

Camisa Coragem Respeito

camiseta carlos burle coragem

Para comprar a camisa Coragem Respeito basta clicar nesse link!

Camisa Respeito

camiseta respeito carlos burle

Para comprar a camisa respeito basta clicar nesse link!

Chaveiro Prancha Burle

chaveiro carlos burle

Para comprar o chaveiro prancha Burle basta clicar nesse link!

Boné Carlos Burle

bone carlos burle

Para comprar o boné Carlos Burle basta clicar nesse link!

Pingente Burle com Cordão

pingente carlos burle

Para comprar o pingente Burle com cordão basta clicar nesse link!

Agora que você sabe tudo sobre a carreira de Carlos Burle, que tal conhecer a biografia de outros surfistas brasileiros e aumentar o seu conhecimento sobre o esporte?

*Última atualização em 11 de janeiro de 2020

Comentários

Salvar
20 Compart.
Compartilhar2
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin18