A sexta etapa do Champioship Tour, Quiksilver Pro G-Land, disputada em Banyuwangi, na Indonésia, mais uma vez segue sem retorno. O campeonato teve início em 28 de maio, mas acabou sendo paralisado em função das condições do mar.

Em seu primeiro dia, os brasileiros foram destaque no masculino e também no feminino com quatro passando para a próxima fase. Enquanto que outros cinco (todos do masculino) terão que passar pela repescagem se quiserem dar seguimento na Indonésia.

Dentre os que passaram diretamente para a próxima fase estão: Ítalo Ferreira, Gabriel Medina, Miguel Pupo e Tatiana Weston-Webb.

Ao todo, 24 surfistas disputando no masculino. Enquanto que no feminino, apenas 12, após o corte na elite para a segunda metade do World Surf League (WSL) Championship Tour 2022.

Show brasileiro

Ademais, o Brasil conta somente com Tatiana Weston-Webb não somente na disputa na Indonésia, mas também como a única representante do país no feminino. Em sua bateria, Tati avançou para as quartas de final derrotando a bicampeã mundial Tyler Wright e Lakey Peterson. 

“Essa é a minha primeira vez aqui em G-Land e esse lugar é incrível”, disse Tatiana Weston-Webb“Eu acho que tive sorte de pegar aquela onda perfeita, eu sabia que ia formar o tubo e ainda consegui fazer uma manobra forte no final. É quase inacreditável estar aqui podendo surfar uma esquerda de sonho como essa. Sou muito grata pela oportunidade e quero até agradecer a WSL, pelo esforço em realizar um evento nesse lugar maravilhoso”.

Enquanto isso, no masculino, o campeão olímpico, Ítalo Ferreira, conseguiu nota 8,33 em sua bateria.

“Estou muito feliz por ter sido abençoado com aquela primeira onda muito boa e por começar com vitória aqui”, disse Italo Ferreira.

Em seguida, após o feito de Ítalo, Miguel Pupo avançou de fase derrotando o havaiano Barron Mamiya e o australiano Connor O´Leary por 12,77 pontos na penúltima bateria.

Contudo, o verdadeiro show ficou para o final com o retorno de Gabriel Medina no Circuito Mundial de Surfe. Após pegar dois tubos, o tricampeão mundial recebeu nota 8,07 e derrotando na somatória o compatriota Samuel Pupo e o australiano Callum Robson.

Confrontos na repescagem

Por fim, o campeonato na Indonésia terá como primeiro confronto na repescagem uma disputa brasileira. De um lado, Filipe Toledo, atual líder do ranking, contra Yago Dora. Vale destacar que Yago, da mesma maneira que Medina,  retorna ao Circuito. O surfista teve uma lesão séria, mas conseguiu se recuperar e entrou na vaga do havaiano Seth Muniz, após se lesionar em treinamento.

Em seguida, Caio Ibelli enfrenta o sul-africano Matthew McGillivray. Anteriormente, Caio o venceu na etapa de Narrabeen Beach, em Sidney, no ano passado. Por fim, Jadson André enfrenta o havaiano Barron Mamiya e o estreante no Circuito Mundial, Samuel Pupo encara ninguém menos que Kelly Slater.