Caitlin Simmers, mais conhecida como Caity, é uma jovem surfista norte-americana que vem conquistando espaço no cenário do surfe mundial.

Nascida em Oceanside, Califórnia, no dia 26 de outubro de 2005, Caity se destacou desde muito cedo como uma das promessas da nova geração.

Em 2024, aos 18 anos, ela alcançou um marco importante em sua carreira ao conquistar seu primeiro título mundial, solidificando seu status como um dos grandes talentos do surfe feminino.

Quem é Caitlin Simmers

Caitlin Simmers é uma das principais revelações do surfe feminino nos últimos anos. Natural de Oceanside, Califórnia, ela cresceu envolvida com o esporte, mostrando desde jovem um futuro brilhante.

Caitlin Simmers: história, títulos e curiosidades no surf
WSL/Beatriz Ryder.

A norte-americana Caitlin Simmers é filha de Ryan e Tracy Simmers, ambos surfistas, o que fez com que o surfe sempre fizesse parte de sua vida. Caity começou a competir em 2018, aos 12 anos, e já se destacava em sua categoria.

Em 2021, com apenas 15 anos, Simmers estreou na elite do surfe ao participar do evento no Surf Ranch. No mesmo ano, chegou a duas finais no QS e conquistou o título no Jack's Surfboards Pro.

Ainda nessa temporada, Caitlin alcançou um grande marco ao vencer a primeira etapa da Challenger Series em Huntington Beach, garantindo sua vaga no tour de 2022. No entanto, ela decidiu priorizar seus estudos e abriu mão da vaga.

Na temporada de 2022, Caitlin Simmers competiu novamente no Challenger Series e novamente brilhou na primeira etapa do tour de acesso. A norte-americana venceu o evento na lendária Gold Coast. Depois, Caity perdeu na final em Ericeira e fez outras duas semis.

Esses resultados garantiram a terceira colocação do ranking ao final da temporada no Challenger Series e novamente a vaga para a elite do surf.

Temporada de 2023 de Caitlin Simmers

Após se classificar duas vezes para o tour, Caitlin Simmers finalmente entrou na elite do surf na temporada de 2023 com somente 17 anos de idade.

Simmers começou com dois resultados interessantes para uma novata nas primeiras etapas de 2023. Em Pipeline, a jovem perdeu na fase oitavas de final, já no evento de Sunset, Caity chegou até às quartas de final.

Caitlin Simmers: história, títulos e curiosidades no surf
WSL/Thiago Diz.

No entanto, Caitlin Simmers mostrou a que veio logo no terceiro evento de 2023 em Portugal. A norte-americana deu um show na etapa de Peniche e superou nomes como Caroline Marks e Courtney Conlogue para vencer seu primeiro campeonato na elite com somente 17 anos.

Depois da épica primeira vitória na carreira, Simmers acabou na nona colocação em Margaret River e Bells Beach, conseguindo assim superar o corte com tranquilidade.

No Surf Ranch, Caity retornou ao palco em que fez sua estreia na elite em 2021, surfando em casa a norte-americana chegou até às semifinais e foi superada pela sua compatriota Caroline Marks.

Na etapa seguinte, Simmers terminou novamente com uma nona colocação, perdendo diante de Bettylou Sakura Johnson na fase de oitavas de final.

Caitlin Simmers fez ainda mais história no seu ano de novata no evento de Saquarema no Brasil. A estadunidense foi o grande nome da categoria feminina na competição e eliminou atletas famosas como Tatiana Weston-Webb, Caroline Marks e na decisão superou a bicampeã mundial Tyler Wright.

Com o ótimo resultado no Brasil, Caitlin Simmers subiu no ranking e chegou até a quinta colocação no ranking da WSL, abrindo boa margem para suas oponentes.

Em Jeffreys Bay, Caity parou mais uma vez na fase de quartas de final, dessa vez perdendo diante de Lakey Peterson, que seria a grande campeã da etapa.

Simmers chegou em Teahupo’o precisando vencer apenas uma bateria para garantir sua vaga na WSL Finals. Assim, a jovem entrou no primeiro confronto do evento e fez sua parte, derrotando Molly Picklum é Gabriela Bryan.

O resultado positivo garantiu Caity na WSL Finals em seu ano de estreia no tour, um feito gigantesco para a jovem de apenas 17 anos.

Simmers continuou demonstrando todo seu talento e coragem nas poderosas ondas de Teahupo’o e só parou na final, quando perdeu para sua conterrânea Caroline Marks, em uma final 100% americana.

Caitlin Simmers se classificou para a WSL Finals na quinta colocação, a jovem vai enfrentou Molly Picklum na primeira bateria decisiva em Trestles e venceu a australiana para chegar no segundo embate.

No entanto, Simmers acabou derrotada por Caroline Marks, que chegaria até à final para conquistar seu primeiro título mundial.

Dessa forma, Caity terminou sua primeira temporada no circuito mundial como a quarta melhor surfista do mundo.

Temporada de 2024 de Caitlin Simmers

Caity começou com tudo 2024, a jovem norte-americana venceu o primeiro evento do ano em Pipeline, superando a australiana Molly Picklum na decisão do evento.

Após terminar em quinto e em nono nas etapas de Sunset e Peniche respectivamente, Simmers voltou a conquistar um título. Com direito a uma virada incrível contra Johanne Defay, a americana foi campeã em Bells Beach.

Simmers voltou a ser campeã na etapa de Saquarema no Rio de Janiero, conquistando o evento pelo segundo ano consecutivo. Os ótimos resultados garantiram a liderança do ranking para a jovem.

No WSL Finals, Caity enfrentou Caroline Marks, perdeu a primeira bateria, porém, se recuperou logo em seguida e venceu os dois duelos seguintes para se sagrar a campeã mundial mais jovem da história.

Confira outras biografias de surfistas

Características do surf de Caitlin Simmers

Caitlin Simmers é uma surfista regular, com uma característica pouco vista na categoria feminina, a jovem consegue e gosta muito de executar aéreos.

Além disso, a norte-americana sabe entubar e tem um surf moderno, rápido, criativo e explosivo. Mesmo com somente 1,58 de altura, Simmers demonstra ter uma forte mentalidade para vencer rivais mais experientes dentro da competição.

Títulos de Caitlin Simmers

Caitlin Simmers: história, títulos e curiosidades no surf
WSL/Poullenot.

De fato, mesmo muito jovem, Caity Simmers já causa impacto no mundo do surf, confira os títulos conquistados pela norte-americana.

  • 2021 – Jack’s Surfboard Pro/QS;
  • 2021 – US Open of Surfing Huntington Beach/CS;
  • 2022 – Gold Coast Pro/CS;
  • 2023 – MEO Pro Portugal;
  • 2023 – Rio Pro Saquarema;
  • 2024 – Pipeline Pro;
  • 2024 – Bells Beach;
  • 2024 – Rio Pro Saquarema;
  • 2024 – WSL Finals, campeã mundial em Trestles.

Curiosidades sobre Caitlin Simmers

  • Conseguiu sua classificação para o tour de 2022 com somente 16 anos mas abriu mão de competir por conta dos estudos;
  • Garantiu novamente sua vaga para o tour via Challenger Series e entrou na elite do surf em 2023;
  • Venceu seu primeiro título na elite em 2023 no evento de Portugal, assim como o ganhador da categoria masculina João Chianca, esse também foi o primeiro troféu do brasileiro no tour;
  • Terminou como a quarta melhor surfista do mundo em seu ano de estreia no circuito mundial;
  • Em 2024, conquistou seu primeiro WSL Finals e se tornou a atleta mais jovem da história a ser campeã mundial;
  • Caity tem vontade de fazer faculdade e o curso de biologia seria sua escolha.

Confira outros textos sobre surf