Saiba como escolher uma boa bola de squash: conheça os tipos, entenda os pontos coloridos e confira alguns dos melhores modelos

Pode até não parecer, mas acredite: saber como escolher sua bola de squash pode fazer toda diferença.

Afinal essas redondinhas são únicas dentro do universo dos esportes. Sua textura, seu comportamento dentro de quadra, enfim, tudo é muito específico. Qualquer alteração em sua dinâmica, portanto, pode mudar tudo.

Por isso que no texto a seguir você confere um guia contendo tudo o que é preciso para saber como escolher uma bola de squash. Explicamos seus tipos, reunimos dicas de compra e até selecionamos alguns dos melhores modelos do mercado para você conferir.

As bolas de squash

Você pode aprender como escolher bola de squash a partir de suas cores
(Squasheros/Reprodução)

Para saber como escolher uma bola de squash é preciso antes, claro, conhecê-la. Feita de borracha composta, é produzida a partir da colagem de dois semicírculos e com um posterior acabamento em mate, dando a sua tradicional cor escura.

Os modelos podem variar em peso (entre 23g e 25g) e tamanho (6,1cm e 6,5cm de diâmetro), mas principalmente de densidade, de flexibilidade e do chamado hanging time, isto é, o quão prolongado é o seu pingo.

Dentro deste conjunto de características de cada modelo, é possível dizer que existem quatro categorias de bolinhas.

Pode até parecer muito, mas a notícia boa é que elas são identificadas por cores, seja do pequeno ponto em meio à circunferência de um modelo, seja de toda a bola, indicando assim que são para usos específicos. Enfim, são estes os tipos:

  • Bola de squash ponto azul
  • Bola de squash ponto vermelho
  • Bola de squash ponto amarelo
  • Bolas de squash especiais

Bola de squash de ponto azul

A bola de squash de ponto azul é a que o pessoal de vendas chama de modelo de entrada. Também chamada de Intro, é uma bola indicada para a primeira introdução ao esporte.

Isso porque ela é maior (40,5mm e 25g) que todas as outras, sendo mais facilmente acertada e principalmente porque o seu quique é mais prolongado, entre 15% e 40% a mais que as demais, para ser preciso.

Só que essa diferença é tão grande que o modelo é indicado somente para uma introdução, ou mesmo para crianças.

Bola de squash de ponto vermelho

A bola de squash de ponto vermelho é a intermediária, já com as dimensões oficiais (6,1cm e 23g) mas ainda com o quique prolongado — cerca de 10% e 20% a mais que os modelos oficiais.

A configuração desta bola a faz ideal para jogos recreativos, já que apresenta um certo grau de dificuldade mas que não necessita de aquecimento.

Bola de squash de ponto amarelo

A bola de squash de ponto amarelo é a adequada para jogadores avançados. É a usada por profissionais e em competições oficiais. Na verdade, existem duas bolas deste tipo, a de um ponto amarelo e a de dois pontos amarelos.

As duas são iguais em tamanho, peso e na necessidade de aquecimento, mas com a diferença que a de apenas um ponto tem um pingo 10% mais prolongado.

A bola de dois pontos, introduzida em 2000, substituiu a de um ponto em torneios e partidas oficiais. É a mais densa, a que menos, pinga, e a mais usada, enfim.

Bolas de squash especiais

Existem duas bolas de squash especiais, feitas para condições bastante específicas: a bola branca e a de ponto verde.

Muito usada na Inglaterra, o modelo branco é usado em quadras de vidro escuro. Ele tem um impacto mais suave e pode ser melhor visualizado nessa configuração de jogo.

Já as bolas de squash de ponto verde são feitas para jogos em grandes níveis de altitude. São mais densas e pesadas, já que nesses locais a menor quantidade de oxigênio diminui a resistência do ar e aumenta a velocidade dos modelos.

Vá além do squash! Confira outros conteúdos Esportelândia:

Como escolher bola de squash

Como escolher bola de squash
(Alexandre Loureiro/ COB)

Saber como escolher uma bola de squash é importantíssimo para o seu jogo. O ponto de interesse aqui é usar o modelo adequado para o seu uso, aquele com o qual você pode desenvolver o seu jogo da melhor maneira.

Sem esse “encaixe”, você pode ter um jogo quadrado, que pode ir além ou ser aquém das suas habilidades e assim prejudicar a sua evolução no esporte. Mas fique tranquilo, basta seguir alguns critérios para dominar a maneira como escolher uma bola de squash.

  • Nível
  • Uso
  • Aquecimento
  • Marca

Nível

As bolas de squash são classificadas de acordo com os níveis de prática, entre iniciante, intermediário, avançado e profissional. Cada uma é identificada por pontos de cores diferentes. Basta escolher o modelo que seja adequado ao seu nível.

Uso

Assim como o nível de prática, o uso dado à bola também facilita o processo de escolha. Para brincar, por exemplo, vale uma bola de iniciante; já para treinar, vale ter uma ou duas variedades; para competir, há modelos oficiais. Até para quadras de vidro ou na altitude há uma bola específica.

Aquecimento

Um elemento que pode fazer toda a diferença e mesmo assim passar desapercebido é o aquecimento da bola de squash.

Para quem não sabe, as bolinhas brancas, de ponto verde e ponto amarelo precisam ser aquecidas, isto é, golpeadas com força repetidamente, para literalmente aumentar a temperatura interna, diminuir a densidade e pingar mais.

Uma bola mal aquecida não pinga direito e pode atrapalhar um jogo. Pense nesse aspecto antes de adquirir seu conjunto.

Marca

Por fim, além da adequação da bola ao seu nível de jogo e ao uso pretendido, é importante notar a marca. Um fabricante com tradição, afinal, garante que o modelo não seja somente certo, mas também de qualidade.

A marca queridinha do squash é a Dunlop. É a usada em basicamente todas as partidas e competições oficiais. É também a mais cara, claro. Para quem quer economizar um pouco, recomendamos a Artengo, ainda que seja provável que, com o tempo, você também “se entregue” à Dunlop.

Melhores bolas de squash

Como você pôde ver, saber como escolher uma bola de squash pode não ser difícil, mas também não é algo que pode ser feito de qualquer jeito. De qualquer maneira, selecionamos abaixo alguns dos bons modelos do mercado, para dar aquela força na hora da compra.

Bola de squash Powertihttps://m.media-amazon.com/images/I/41ijPT7ocmL._SL250_.jpg

Ideal para jogadores intermediários, a bola da Powerti é uma boa pedida para quem busca um modelo de qualidade, mas também economia.

Clique aqui para garantir sua bola de squash da Powerti!

Bola de squash Dunlop

Bola de Squash Dunlop Revelation Pro - Amarelo 2 Pontos

 

A campeã de vendas. As bolas de squash da Dunlop são daquelas para ser compradas de olhos fechados. Essas, no caso, para jogadores de nível intermediário, ou para quem bater aquela bola só por diversão.

Garanta sua bola de squash da Dunlop agora mesmo. Clique aqui!

Agora que você sabe exatamente como escolher bola de squash, que tal dar uma olhada em outros conteúdos sobre o esporte? Acesse:

*Última atualização em 15 de abril de 2021

Salvar