Você sabe o que é o truck e qual a função dessa peça no skate?
O truck é, basicamente, o eixo em forma de ‘T’ que fica embaixo do shape, onde são fixados os rolamentos e as rodas.
Antes de comprar um truck, é preciso ter atenção especial às diferentes configurações que eles podem oferecer.
Fique com a gente para acabar com suas dúvidas sobre os trucks de skate e saiba como montá-los!
O que você vai conferir neste post:
Do que é feito o truck de skate
Os trucks de skate são fabricados em liga de alumínio. O que varia principalmente entre eles são as medidas.
A largura deve ser proporcional ao tamanho do shape, enquanto a altura determina o nível de estabilidade do skate.
Além de variações em tamanho, os trucks de skate têm diversos formatos e acabamentos.
Trucks de street e longboard
A principal diferença entre os trucks utilizados em street e longboard está no tamanho do ‘T’.
Os trucks maiores tendem a ser os mais indicados para long, enquanto os menores são os que oferecem a melhor configuração para street.
Além disso, o tamanho do truck é determinante para a estabilidade e a resistência do skate.
Truck invertido
Entre os skates de longboard, é comum encontrar trucks invertidos, em que os amortecedores ficam voltados para fora. Isso acontece para dar mais estabilidade.
Justamente por ser mais estável e, consequentemente, com melhor desempenho nas curvas, o truck invertido é recomendado para os skatistas de modalidades com mais velocidade.
Já para street, o truck com os amortecedores virados para dentro são os mais indicados, uma vez que deixam o skate mais maleável.
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Tamanho certo de truck para cada shape
Qual o melhor tamanho de truck para cada shape? Não há uma resposta exata para essa pergunta, mas há variações de medidas mais indicadas. Em geral, a largura dos trucks têm que ser proporcional à largura do shape.
É válido ressaltar que o tamanho do truck se refere à medida do ‘T’.
Confira, a seguir, uma tabela com as medidas ideais de cada truck em relação ao tamanho dos shapes tanto em street quanto em longboard.
Street
Largura do Shape (Polegadas) | Tamanho do Truck (Milímetros) |
7.0 a 7.75 | 129mm |
7.75 a 8.25 | 139mm |
8.25 a 8.75 | 149mm |
8.6 a 9.0 | 159mm |
9.0 a 10.0 | 169mm |
Longboard
Largura do Shape (Polegadas) | Tamanho do Truck (Milímetros) |
9.0 a 10.0 | 169mm |
Acima de 10.0 | 180mm |
Acima de 10.0 | 215mm |
Altura do truck de skate
A altura do skate não varia tanto quanto à largura, mas influencia na estabilidade do skate. Entenda melhor logo abaixo!
Truck baixo (Low)
O truck mais baixo é aquele que, consequentemente, deixa o skate mais perto do chão e mais estável. Com essa altura, os praticantes de street conseguem ter mais domínio sobre as manobras. Já em long, o truck mais baixo é o que oferece mais velocidade.
As rodinhas que se encaixam melhor em trucks dessa altura são as de 49 a 51mm.
Truck médio (Mid)
Os trucks de altura média são indicados tanto para street quanto para o long.
As rodinhas de skate médias (53 a 55mm) se encaixam melhor em trucks dessa altura.
Truck alto (High)
O truck mais alto e que, portanto, deixa o skate mais distante do chão é o mais indicado para fazer curvas. Em contrapartida, há perda de estabilidade.
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Como montar truck de skate
Um truck de skate é formado por 9 peças, que se encaixam para que ele seja montado:
- Base do truck
- Parafuso central
- Amortecedor inferior
- Prisioneiro
- Arruelas
- Porca do prisioneiro
- Amortecedor superior
- Arruela do amortecedor
- Porca do parafuso central
Amortecedores do truck
Os amortecedores são responsáveis pelo movimento do truck, virando tanto para a esquerda quanto para a direita.
Ao escolher os amortecedores, observe a dureza e o formato. Eles possuem variações de dureza, medida entre 80A e 100A. Quanto maior o número, mais firme é o truck.
Amortecedores mais moles favorecem as curvas e são indicados para manobras de street e cruising. São fabricados em formato de cones.
Já os mais firmes proporcionam a estabilidade do skate e são melhores para downhill slide e speed. Esses são feitos em formatos de barril.
No longboard, para deixar as curvas mais rápidas, são usados também trucks com amortecedores duplos.
Parafusos do truck
O truck de skate tem dois tipos de parafusos: o central e os de base. Ambos têm papel importante na montagem do skate.
O parafuso central liga o ‘T’ à borracha do amortecedor e deve ser feito de aço carbono oxidado, para não enferrujar.
Já os parafusos de base vêm em jogos de 4 ou 6 unidades e ligam base do truck ao shape. As espessuras variam entre 8 e 10 milímetros, sendo que os maiores oferecem maior fixação.
A maioria das marcas vendem esses parafusos com porcas de pressão e chave, que pode ser Allen ou Phillips.
As porcas e as arruelas, por sua vez, servem para prender as rodas e rolamentos nos trucks.
Os trucks novos vêm com parafusos, porcas e arruelas do tamanho ideal. Com o desgaste ao longo do tempo, ao comprar peças novas, é recomendável buscar aquelas que tenham as mesmas características das originais.
Pads
Os pads são as placas de plástico, borracha ou silicone que podem ser encaixadas entre a base do truck e o shape. Essas peças são opcionais.
A função dos pads é deixar o skate mais alto, evitando que o shape raspe nas rodinhas. Além disso, eles reduzem o impacto e a vibração no truck.
Para cruiser e longboard, há pads angulares que mudam o ângulo do truck e a forma de andar no skate.
Antes de escolher o truck para seu skate, lembre-se de avaliar todos os critérios que falamos por aqui, principalmente o tamanho.
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Gustavo Andrade é jornalista, com MBAs em Comunicação e Marketing Digital e Gestão de Negócios. Foi repórter do UOL Esporte e do Superesportes, portal dos Diários Associados. Cobriu a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Fanático por esportes, acredita que informação é fundamental até para um bom debate de boteco!