Skates completos, rodas, shapes, tênis e até cursos: confira as melhores dicas de presentes para skatistas e escolha o seu

Você quer dar um presente para skatista, mas não sabe o que escolher? Não se precoupe. Estamos aqui para te ajudar!

Preparamos uma lista com 10 ideias de presentes para skatistas. Você vai encontrar desde skates completos até as peças para ajudar o skatista a montar o seu próprio skate.

Também relacionamos os principais equipamentos de proteção, tênis e até cursos para quem gostaria de aprender as lições básicas do esporte.

Então não perca mais tempo e acerte na escolha dos presentes para quem ama skate!

Presentes para skatistas

  • Skate completo
  • Rodas de skate
  • Shape de skate
  • Truck de skate
  • Capacete
  • Cotoveleria
  • Joelheira
  • Luvas de skate
  • Tênis
  • Curso de skate

Skate completo

Skate completo

Uma opção de presente para quem anda de skate é comprar as peças separadas e deixar com que o próprio skatista monte o seu skate. Mas, você também pode comprar um skate completo e pronto para o presenteado fazer as suas manobras preferidas.

Porém, antes de comprar tenha atenção a um ponto muito importante. Existem diversas modalidades de skate e os modelos são fabricados especialmente para cada uma delas.

Assim, quem curte vertical, como Bob Burnquist, não andará com o mesmo modelo de skatistas que preferem o street, como Letícia Bufoni

Rodas de skate

rodas leticia bufoni

As rodas de skate influenciam no peso, nos movimentos e nas manobras que o skatista vai mandar. 

Atualmente, a maiorias delas é feita de poliuretano (PU), material que proporciona mais desempenho. As melhores rodas são fabricadas com PUs fundidos. 

Apesar de o material ser o mesmo para a grande maioria das rodas disponíveis no mercado, há diferenciação entre a dureza das rodas e, é claro, o tamanho.

Assim, para analisar qual roda comprar, é importante ter atenção a esses critérios. 

Rodas de vertical

No vertical, as pistas têm pisos duros, que exigem bastante das rodas. Assim, é recomendável que sejam escolhidas aquelas que têm classificação próxima de 97A.

Já em relação ao tamanho, uma vez que os trucks em vertical são maiores, as rodas devem ter diâmetro mediano, entre 55 e 65 milímetros.

As mesmas configurações de dureza e tamanho podem ser consideradas para rampas de madeira.

Rodas de street

Para o street, é preciso avaliar se o skatista vai andar nas ruas ou em pistas de cimento. No caso das ruas, a roda 97A é uma boa opção. Já em pistas que exigem mais rigidez, é recomendável buscar rodas mais duras, entre 99A e 102A.

Em relação ao tamanho, não há dúvidas que as rodas ideais para o street são aquelas com menor diâmetro. Assim, entre 50 e 55 milímetros são as mais indicadas.

Rodas de cruiser e longboard

Para quem anda de cruiser e longboard, o ideal é escolher rodas mais macias e largas. Assim, haverá mais aderência com o solo e também mais velocidade.

Para o longboard e o cruiser, rodas com dureza entre 75A e 85A são as mais indicadas. No caso de dúvidas, o ideal é optar pela 78A.

Como as rodas devem ser maiores, é recomendável escolher rodas com diâmetro entre 64 e 75 milímetros.

Shapes de Skate

Shape de skate de maple canadense

Há algumas características de shapes de skate que devem ser levadas em consideração ao escolher o ideal para você. 

É importante observar o material com que o shape é produzido, mas o principal é ter atenção especial ao tamanho, já que ele influenciará diretamente em como o skatista anda.

Além disso, ao escolher qual shape de skate comprar, é preciso analisar qual modalidade será praticada. Dessa forma, fica mais fácil identificar as medidas do shape para fazer a escolha certa.

Shapes de street

Os shapes de street são facilmente encontrados. Eles são os menores e mais leves, já que devem facilitar a execução de manobras mais rápidas.

Geralmente, os shapes usados em street variam entre 7,5 e 8 polegadas.

Shapes de vertical

Skatistas de vertical voam em rampas, half pipes e bowls. Por isso, o shape precisa ser forte, garantindo o impulso para o saltos nas manobras.

Os shapes usados em vertical são um pouco mais pesados e largos do que aqueles utilizados em street. Geralmente, têm entre 8 e 8,25 polegadas.

Shapes de longboard

Shapes de longboard são um pouco diferentes dos usados em street ou vertical. 

Para a modalidade de downhill, eles precisam ser preparados para a descida de ladeiras em alta velocidade. Assim, ele se caracteriza por um design aerodinâmico, que proporciona mais aceleração e estabilidade.

No longboard tradicional, por sua vez, o comprimento é a principal característica do shape, além da mobilidade para a execução das curvas.

Truck de skate

Truck de skate

O truck é, basicamente, o eixo em forma de ‘T’ que fica embaixo do shape, onde são fixados os rolamentos e as rodas.

Antes de comprar um truck, é preciso ter atenção especial às diferentes configurações que eles podem oferecer.

Qual o melhor tamanho de truck para cada shape? Não há uma resposta exata para essa pergunta, mas há variações de medidas mais indicadas. Em geral, a largura dos trucks têm que ser proporcional à largura do shape.

É válido ressaltar que o tamanho do truck se refere à medida do ‘T’.

Confira, a seguir, uma tabela com as medidas ideais de cada truck em relação ao tamanho dos shapes tanto em street quanto em longboard.

Street

Largura do Shape (Polegadas)  Tamanho do Truck (Milímetros) 
7.0 a 7.75 129mm
7.75 a 8.25 139mm
8.25 a 8.75 149mm
8.6 a 9.0 159mm
9.0 a 10.0 169mm

Longboard

Largura do Shape (Polegadas) Tamanho do Truck (Milímetros)
9.0 a 10.0 169mm
Acima de 10.0 180mm
Acima de 10.0 215mm

Capacete

Capacete de skate

O capacete é o principal equipamento de segurança do skate e é obrigatório em competições. Ele protege os skatistas contra possíveis lesões cranianas que podem ser causadas em quedas.

Cotoveleira

Cotoveleira skate

Além de proteger a cabeça, os skatistas devem ter atenção especial aos cotovelos. Afinal, eles são uma das articulações que mais sofrem com as quedas.

Para se proteger e evitar até possíveis fraturas, o skatista deve sempre usar cotoveleiras.

Joelheira

Joelheira skate

Assim como a cotoveleira, a joelheira protege uma das articulações que costumam sofrer ralados e cortes em quedas.

A joelheira também é muito importante na prática do skate em rampas, pois os skatistas podem deslizar de joelhos quando se desequilibram.

Luvas

Luvas para skatistas

Nem todos os skatistas usam luvas, mas, em algumas modalidades, como downhill, elas são fundamentais para evitar machucados e escoriações no contato com o chão. 

Tênis

Tênis de skate

Os tênis fazem parte da cultura dos skatistas. Além disso, são acessórios que gastam bastante e precisam ser trocados com frequência. 

Há inúmeras marcas especializadas em fornecer tênis para skatistas. O modelo e as cores ficam a critério de quem curte andar de skate. Por isso, antes de escolher o presente, é importante conhecer o estilo do skatista. 

Cursos de skate

Como remar no skate

Quer ajudar um skatista a aprender todas as manobras ou até mesmo as primeiras lições no esporte? Eis sua chance! 

O curso Como Andar de Skate ensina tudo o que um fã de skate precisa saber para conseguir andar e fazer suas primeiras manobras.

Agora que você já conferiu as dicas de presentes para skatistas, basta escolher qual acha que é o ideal e fazer feliz mais uma pessoa que ama surf!

Quer aumentar seu conhecimento sobre o mundo do skate? Aproveite para conferir também:

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin