O Brasil nunca esteve tão bem representando no skate. Já falamos por aqui de Pedro Barros, Letícia Bufoni e outros craques do esporte. Agora, chegou a vez de Luiz Francisco!

Luizinho, como é também conhecido por fãs e amigos, desponta como um dos principais craques da modalidade park. Não à toa, foi vice-campeão mundial em 2019. Segue o fio!

Quem é Luiz Francisco?

luizinho skate
Luizinho em ação

Luiz Francisco Canettieri Nunes Mariano, o Luizinho, é um skatista brasileiro especialista na modalidade park. Ele nasceu em Lorena, São Paulo, no dia 24 de julho de 2000.

O atleta é um dos principais nomes do esporte na atualidade. Conquistou campeonatos amadores no país e o Vans Park Series em 2017. Já em 2019, foi vice-campeão mundial de park. Só ficou atrás do rival Heimana Reynolds.

O paulista de Lorena conseguiu vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio e obteve um quarto lugar em sua categoria.

Biografia de Luiz Francisco

luiz francisco skate
Paulista começou a andar de skate com cinco anos de idade

Luiz Francisco começou a praticar skate com apenas cinco anos de idade, pois viu seu primo treinando e ficou interessado pelo esporte.

No início, a mãe de Luizinho não queria que ele se tornasse skatista. A tarefa de dar o primeiro skate, portanto, ficou nas mãos de sua avó.

Os anos se passaram e o pequeno atleta finalmente conseguiu o apoio de Enilda, que passou a acompanhá-lo nas competições brasileiras. Aos 10, já participava dos principais torneios de street do sudeste brasileiro.

Muitos amigos de Luizinho treinavam no vert e no bowl. O paulista ficou admirado com a possibilidade de “voar alto”, deu uma chance para o park e a paixão bateu à primeira vista. Desde então, começou a se especializar na categoria.

Veja mais conteúdos sobre skate:

História de Luiz Francisco

luiz mariano skate park
Luiz Francisco é atual vice-campeão de skate park

Luiz Francisco se mostrou ao mundo, de fato, em 2017. O atleta conquistou dois Campeonatos Brasileiros Amadores – modalidades Bowl e Skate Park – e finalmente ganhou a chance de disputar seus primeiro eventos internacionais.

No mesmo ano, Luizinho faturou o título do Vans Park Series Brasil, se classificando para a etapa americana. Ele também chegou às finais, mas, desta vez, ficou com o segundo lugar.

Em 2018, o skatista mandou bem em vários campeonatos, sempre terminando entre os dez primeiros. Seus maiores destaques foram um terceiro lugar no X Games Minneapolis Am Park e um segundo lugar no Oi Park Jam.

Já em 2019, Luiz Francisco alcançou o resultado mais expressivo de sua carreira até então: o vice-campeonato do Mundial de skate park. Ele só ficou atrás do norte-americano Heimana Reynolds, terminando o ano em segundo lugar no ranking da modalidade.

Também em 2019, foi chamado para fazer parte da primeira seleção brasileira de skate.

Títulos de Luiz Francisco

  • 2017 – Vans Park Series Brasil (São Paulo)
  • 2017 – Campeonato Brasileiro Amador Bowl
  • 2017 – Campeonato Brasileiro Amador Skate Park
  • 2017 – VPS Brazil National Championships

Curiosidades sobre Luiz Francisco

campeonato mundial skate park
Luizinho junto dos rivais Heimana Reynolds e Pedro Quintas
  • Tem um irmão mais novo, também skatista, chamado André
  • Luiz e André vivem, treinam e competem juntos
  • Foi ajudado por Gabriel Machado, Carlos Niggli e Gustavo Sorriso no começo do park
  • Sua maior referência no skate é Murilo Peres
  • Suas manobras de segurança são heelflip e indy boneless
  • Maior sonho: ser campeão mundial
  • Patrocinadores: DC Shoes, Volcom, Cavepool, G-Shock, Santa Cruz Skateboards, B.You
  • Posição no ranking mundial de skate: 38º
  • Posição no ranking de park: 16º

Agora que você sabe tudo sobre o skatista Luiz Francisco, que tal dar ampliar o seu conhecimento em outras áreas do esporte? Leia:

*Última atualização em 30 de junho de 2023