O Brasil nunca esteve tão bem representando no skate. Já falamos por aqui de Pedro Barros, Letícia Bufoni e outros craques do esporte. Agora, chegou a vez de Luiz Francisco!
Luizinho, como é também conhecido por fãs e amigos, desponta como um dos principais craques da modalidade park. Não à toa, foi vice-campeão mundial em 2019. Segue o fio!
Quem é Luiz Francisco?
Luiz Francisco Canettieri Nunes Mariano, o Luizinho, é um skatista brasileiro especialista na modalidade park. Ele nasceu em Lorena, São Paulo, no dia 24 de julho de 2000.
O atleta é um dos principais nomes do esporte na atualidade. Conquistou campeonatos amadores no país e o Vans Park Series em 2017. Já em 2019, foi vice-campeão mundial de park. Só ficou atrás do rival Heimana Reynolds.
O paulista de Lorena conseguiu vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio e obteve um quarto lugar em sua categoria.
Biografia de Luiz Francisco
Luiz Francisco começou a praticar skate com apenas cinco anos de idade, pois viu seu primo treinando e ficou interessado pelo esporte.
No início, a mãe de Luizinho não queria que ele se tornasse skatista. A tarefa de dar o primeiro skate, portanto, ficou nas mãos de sua avó.
Os anos se passaram e o pequeno atleta finalmente conseguiu o apoio de Enilda, que passou a acompanhá-lo nas competições brasileiras. Aos 10, já participava dos principais torneios de street do sudeste brasileiro.
Muitos amigos de Luizinho treinavam no vert e no bowl. O paulista ficou admirado com a possibilidade de “voar alto”, deu uma chance para o park e a paixão bateu à primeira vista. Desde então, começou a se especializar na categoria.
Veja mais conteúdos sobre skate:
- Kelvin Hoefler: biografia, principais títulos e curiosidades
- Street League Skateboarding: campeões e como funciona a SLS
- A história de Pamela Rosa: títulos, prêmios e curiosidades
- Skate nos X Games: história, campeões e os momentos marcantes
- Tudo sobre Tony Hawk: biografia, títulos e curiosidades
História de Luiz Francisco
Luiz Francisco se mostrou ao mundo, de fato, em 2017. O atleta conquistou dois Campeonatos Brasileiros Amadores – modalidades Bowl e Skate Park – e finalmente ganhou a chance de disputar seus primeiro eventos internacionais.
No mesmo ano, Luizinho faturou o título do Vans Park Series Brasil, se classificando para a etapa americana. Ele também chegou às finais, mas, desta vez, ficou com o segundo lugar.
Em 2018, o skatista mandou bem em vários campeonatos, sempre terminando entre os dez primeiros. Seus maiores destaques foram um terceiro lugar no X Games Minneapolis Am Park e um segundo lugar no Oi Park Jam.
Já em 2019, Luiz Francisco alcançou o resultado mais expressivo de sua carreira até então: o vice-campeonato do Mundial de skate park. Ele só ficou atrás do norte-americano Heimana Reynolds, terminando o ano em segundo lugar no ranking da modalidade.
Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Luizinho apresentou uma performance impressionante, destacando-se na estreia da modalidade. Contudo, o brasileiro não obteve uma medalha, ficando em 4º lugar.
Durante o ciclo para as Olimpíadas de Paris, Luiz Francisco viveu um momento complicado na carreira. Em 2022, o skatista brasileiro rompeu o ligamento do joelho direito, ficando nove meses parado.
Títulos de Luiz Francisco
- 2017 – Vans Park Series Brasil (São Paulo)
- 2017 – Campeonato Brasileiro Amador Bowl
- 2017 – Campeonato Brasileiro Amador Skate Park
- 2017 – VPS Brazil National Championships
Curiosidades sobre Luiz Francisco
- Tem um irmão mais novo, também skatista, chamado André
- Luiz e André vivem, treinam e competem juntos
- Foi ajudado por Gabriel Machado, Carlos Niggli e Gustavo Sorriso no começo do park
- Sua maior referência no skate é Murilo Peres
- Suas manobras de segurança são heelflip e indy boneless
- Maior sonho: ser campeão mundial
- Patrocinadores: Monster Energy, SNICKERS BR, Volcom Brasil, Cavepool Skateboards, G-Shock Brasil, Grizzly Griptape Brasil e Evoke
Ver essa foto no Instagram
Agora que você sabe tudo sobre o skatista Luiz Francisco, que tal dar ampliar o seu conhecimento em outras áreas do esporte? Leia:
- Melhores pilotos da MotoGP: conheça o top 10 da história!
- Melhores jogadores do Campeonato Italiano: veja o top 10
- Melhores jogadores do Campeonato Espanhol: veja o top 10
- 10 camisas mais bonitas do Los Angeles Lakers na história
- Tudo sobre MIBR: história, títulos e principais jogadores
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.