Luan Oliveira é aquelas figuras do esporte predestinada que servem de exemplo de superação e que mostram que tudo é possível para quem sonha e corre atrás dos seus objetivos.

Tanto é que se tornou um dos skatistas mais bem sucedidos e fez história marcando presença em campeonatos históricos como Mellof Money Cup Street League e Tampa Pro. Vem com a gente e conheça um pouco sobre a história do atleta gaúcho.

Exemplo de dedicação e superação

Um skate de plástico que ganhou de presente do avó aos 9 anos, fez com que o rumo de sua vida mudasse totalmente e deixando para trás a favela de Porto Alegre, as dificuldades sociais e emocionais para brilhar no mundo street.

Luan Oliveira ignorou as facilidades que a criminalidade oferece e fez dos obstáculos da um trampolim para o sucesso. E quem diria que um vídeo postado na web seria o pontapé inicial de um dos fenômenos da modalidade.

Na época, ficou conhecido como ‘Neymar do skate', devido sua habilidade com as quatro rodas agarrou a oportunidade, fez as malas e foi se aventurar nos Estados Unidos, onde se tornou referência e ganhou vários prêmios.

Luan Oliveira e os primeiros campeonatos

Sua trajetória esportiva começou a tomar novos rumos em 2013, quando estreou no circuito da Street League Skateboarding (SLS). De antemão, conseguiu um segundo lugar na etapa de Portland, já que Nyjah Huston ainda dominava o cenário da competição, sendo o maior vencedor de todos os tempos.

Por outro lado, dois anos depois, em 2015 sagrou-se como o grande vencedor de duas etapas importantes no calendário da modalidade esportiva, em New Jersey e Los Angeles.

Além disso, Luan participava de outros campeonatos como Tampa Pro, um dos mais tradicionais que acontece na cidade de Tampa, na Flórida. Luan Oliveira também conquistou a competição em 2013 e 2015, no mesmo ano que venceu a Street League.

Por último, outras de suas conquistas giram em torno de um campeonato que atualmente extinto, mas que tinha grande importância para os skatistas, o Meloff Money Cup, que tinha como sede a África do Sul.

Luan Oliveira: história, conquistas e vídeos do 'Neymar do Skate'
Foto: Reprodução/Instagram

O gaúcho é bicampeão do Copenhague Pro, realizado na Dinamarca, medalhista de bronze nos X-Games. E sua última grande conquista no cenário skateboard foi o campeonato de game of skate, Battle at The Berrics em 2018.

Primeiro patrocínio

Ainda em Porto Alegre, Luan quando foi presenteado pelo avó começou a praticar skate todos os dias na calçada de casa. Nesse sentido, não demorou muito para que começasse a frequentar o IAPI, uma das maiores pistas de skate do Brasil.

Logo, passava pouco menos de uma hora andando para chegar na pista, e muitas vezes sem comer nada ele passava o dia inteiro lá, já que os avós não tinham condições de dar dinheiro para ele lanchar.

A medida que ia se destacando nas competições, uma loja local decidiu apoiá-lo,  a Matriz Skate Shop. Dessa forma, começou a receber apoio de materiais como shape, rodinhas, camisas, e em algumas ocasiões chegava a vender os prêmios das competições que vencia para ajudar sua família.

Entretanto, no ano de 2005, Luan Oliveira perdeu a avó, e em seguida seu avô, o que incentivou ainda mais o atleta a conquistar campeonatos e correr todos que podia. Posteriormente, Luan se tornaria profissional ao ganhar um shape com seu nome escrito.

Boletim do Skate: shape luan de oliveira extremely sorry.
Luan Oliveira após receber seu primeiro pro model e ser considerado profissional. Foto em destaque: Divulgação/ Boletim do Skate

Vídeos mais famosos do atleta