Como montar o truck, colocar a lixa e escolher as peças do skate… Tudo que você precisa saber para montar um skate completo!

Na hora de comprar um skate, você tem suas possibilidades: ou compra um skate pronto e já pode partir para as manobras ou compra as peças separadamente, monta o seu próprio skate e fica com um personalizado.

Se você quer montar seu próprio skate, mas tem dúvidas de como fazer, não se preocupe. Nós vamos ajudar a entender, passo a passo, de tudo que deve ser feito nessa montagem!

Venha com a gente e aprenda todos os detalhes, começando pelas peças que você precisará para montar seu skate! 

Peças necessárias para montar um skate

  • Shape
  • Lixa
  • Trucks
  • Rodas
  • Rolamentos
  • Espaçadores
  • Parafusos

Além dessas peças, o skatista pode optar por usar rise pads, que ficam entre o truck e o shape para elevar a altura e amortecer o impacto.

A seguir, vamos detalhar o que precisa ser observado sobre cada uma dessas peças na hora de montar o skate. Não perca tempo e confira o passo a passo!

Como montar um skate passo a passo

Passo 1: como escolher o shape

Shape de skate
Escolha do shape de acordo com a modalidade é o primeiro passo

O primeiro passo para montar um skate é a escolha do shape. Há algumas características de shapes de skate que devem ser levadas em consideração ao escolher o ideal para você. 

É importante observar o material com que o shape é produzido, mas o principal é ter atenção especial ao tamanho, já que ele influenciará diretamente em como você anda e dá o seu rolê.

Os shapes têm largura entre 7,5 e 9 polegadas. É muito importante prestar atenção a essas medidas, pois elas influenciam, e muito, em como o skatista vai andar e quais manobras conseguirá executar. 

  • Shapes entre 7,5 e 8 polegadas: indicado para skatistas de street e que fazem manobras técnicas;
  • Shapes entre 8 e 8,25 polegadas: recomendado para skatistas que andam em minirampas, bowls e skateparks;
  • Shapes com 8,25 ou mais polegadas: para quem anda em half pipes (vertical) e bowls.

Se ainda tiver alguma dúvida, confira o Guia para escolha do shape de skate!

Passo 2: como colocar lixa no skate

Como colocar lixa de skate
A lixa proporciona aderência e estabilidade ao skatista

Depois de escolher o shape e decidir qual modalidade é sua preferida e em quais pistas de skate quer andar, é a hora de colar a lixa sobre o shape.

É a lixa que proporcionará aderência e estabilidade aos pés do skatista para fazer as manobras. 

Há lixas que são emborrachadas e resistem melhor à água, enquanto outras têm microporos que evitam a formação de bolhas de ar.

A lixa já vem com cola, o que facilita a colocação. Ao colocá-la é importante que seja centralizada sobre o shape, evitando que algum ponto fique descoberto. 

Com as mãos, o skatista deve fazer um movimento do centro até o noise e o tail, para garantir que a lixa fique bem colada e não surjam bolhas.

Na sequência, pode ser usada uma chave de fenda para marcar as laterais da lixa no shape e, assim, ficar delimitado onde deve ser cortado o excesso.

Para cortar o excesso da lixa, pode ser usado um estilete. Em um movimento contínuo, é feito um corte rente à extremidade do shape.

Vá além do mundo do Skate! Confira também nossos outros conteúdos:

Passo 3: como montar o truck de skate

Truck de skate
Montagem correta do truck é imprescindível para bom skate

Depois que a lixa foi colocada no shape, o próximo passo para montar um skate é a colocação do truck.

Qual o melhor tamanho de truck para cada shape? Não há uma resposta exata para essa pergunta, mas há variações de medidas mais indicadas. Em geral, a largura dos trucks têm que ser proporcional à largura do shape.

Confira, a seguir, uma tabela com as medidas ideais de cada truck em relação ao tamanho dos shapes tanto em street quanto em longboard.

Truck de Street

Largura do Shape (Polegadas) Tamanho do Truck (Milímetros) 
7.0 a 7.75129mm
7.75 a 8.25139mm
8.25 a 8.75149mm
8.6 a 9.0159mm
9.0 a 10.0169mm

Truck de Longboard

Largura do Shape (Polegadas)Tamanho do Truck (Milímetros)
9.0 a 10.0169mm
Acima de 10.0180mm
Acima de 10.0215mm

Ficou alguma dúvida? Confira o Guia do truck de skate e saiba como escolher e montar o seu!

Na montagem do skate, com a chave Allen, devem ser feitos os furos na lixa nos buracos de entrada dos parafusos. É importante tomar cuidado para não estragar a lixa nesse momento. 

Na sequência, é hora de posicionar os parafusos para a montagem do truck. Normalmente, os parafusos são vendidos em conjunto de 8 peças com cabeça Phillips ou Allen.

No momento de montar o truck, lembre-se de deixar o ‘T’ virado para o noise ou tail, enquanto o parafuso central do truck fica direcionado para dentro do shape.

É recomendável usar uma chave universal, para facilitar a colocação das porcas nos parafusos que fixam o truck no shape.

Uma dica importante é que o segundo parafuso a ser fixado fique na diagonal do primeiro — não coloque dois parafusos que estejam do mesmo lado em sequência. Assim, evita-se que o truck fique mal posicionado. 

Passo 4: como montar os rolamentos e as rodas do skate

Rodas de skate
Rodas de skate variam em tamanho e dureza, sendo apropriadas para diferentes tipos de superfície

Com os trucks montados, resta apenas colocar os rolamentos e as rodas, para finalizar a montagem do skate.

Ao comprar as rodas, é importante observar a dureza das rodas. 

A dureza da roda de skate é medida pelas classificações A ou B, sendo que a classificação A é a mais comum. Elas vão de 75A até 102A — quanto maior for a numeração do A, mais dura é a roda.

A escala B foi criada pela marca Bones, com o objetivo de abranger uma variedade de dureza maior. 

A escala da Bones usa 20 números a menos que a escala A. Ou seja, uma roda 102A, por exemplo, equivale a 82B.

Resumidamente, a dureza das rodas de skate pode ser definida da seguinte forma:

  • 78A a 87A são rodas macias apropriadas para superfícies irregulares, como calçadas e outras superfícies com pedras e rachaduras, porque proporcionam uma condução mais suave e melhor aderência. Os longboards ou street boards normalmente têm rodas macias.
  • 88A a 95A têm um pouco menos de aderência, mas ainda aderem bem, sendo rodas adequadas para superfícies ásperas e street. Elas são um pouco mais duras e rápidas.
  • 96A a 99A são boas rodas para uso geral. Elas oferecem um equilíbrio entre aderência e velocidade, sendo uma boa opção para iniciantes no street e em superfícies lisas, como parques e rampas.
  • 101A são rodas profissionais. Elas são as mais rápidas e as mais duras, com o mínimo de aderência, e são usadas apenas em superfícies lisas.

Em caso de dúvidas sobre como comprar, consulte o Guia de como escolher rodas de skate!

Na montagem do skate, são usados dois rolamentos para cada roda. Entre eles, são usados os espaçadores, para dar “aperto” sem que haja folga da rodinha no eixo.

O primeiro rolamento deve ser posicionado no truck. Na sequência, deve ser colocada a roda. Para que o rolamento fique encaixado dentro da roda, deve ser feita pressão sobre a roda, assegurando o encaixe perfeito. 

O mesmo deve ser feito com dois rolamentos em cada uma das quatro rodas, usando um espaçador entre os rolamentos.

Os trucks vêm com duas arruelas. Uma delas deve ficar entre a roda e o truck, enquanto a outra fica na extremidade da roda. 

Por último, resta colocar a porca que firmará a roda no truck. A porca e o parafuso devem ficar alinhados, não apertando muito a roda nem deixando que ela fique solta. 

O importante é deixar com que a roda fique firme, mas que ela não trave e possa rodar normalmente.

Depois de colocar as rodas, a montagem do skate estará completa. É hora de pegar o skate novo, dar o seu rolê e tentar aprender alguma novas manobras de skate!

Agora que você já sabe como montar seu skate, aproveite para conferir mais conteúdos sobre o esporte:

Ficha Técnica
Título
Guia de como montar um skate completo passo a passo
Resumo
Como montar o truck, colocar a lixa e escolher as peças do skate… Tudo que você precisa saber para montar um skate completo!
Autor

Comentários

Salvar