De antemão, Tiago Lemos é um skatista brasileiro natural de Portugal. Nascido em Lisboa, Tiago começou a andar de skate ainda cedo, no interior de São Paulo, em Jaguariúna. Cidade onde cresceu.

A saber, seus pais não gostavam que ele praticasse o esporte, que até então era considerado por muitos como uma modalidade de marginal. Nesse sentido, a mãe de Tiago em um determinado momento chegou a quebrar o skate do filho, por ele estar faltando às atividades escolares para poder andar de skate. Seus pais tinham uma certa resistência quanto skateboarding.

Contudo, em um dia qualquer um funcionário que trabalhava na prefeitura da cidade no interior de São Paulo falou que Tiago seria profissional. Assim, o pai começou a liberá-lo para praticar o esporte.

O primeiro campeonato de destaque de Tiago

Antes de mais nada, uma pessoa muito importante para a carreira de Tiago Lemos foi um dos funcionários da DC Shoes no Brasil, Robson Reco. Com seu skate cada vez mais impressionante, em 2008 aconteceu o campeonato patrocinado pela marca de tênis, o “King of São Paulo”. Tiago acabou com a competição e foi convidado para fazer parte da equipe da DC.

“Eu acho que o Brasil produz talentos insanos, porque não temos muitos picos, o solo é ruim, há muitas pedras, é muito difícil praticar skate. Nós temos uma paixão no que fazemos, sempre amamos o que fazemos. Até hoje não consigo entender porque. É apenas muito louco para mim” – Disse o skatista brasileiro Rodrigo Petersen no mini documentário “Guerreiro – A história de Tiago Lemos”.

Dessa forma, Tiago conta com uma característica única dos brasileiros, mas não exclusiva, a força na hora de soltar uma manobra. Se analisarmos, a maioria dos skatistas produzidos no Brasil tem muita força no pop, fazendo com que o skate suba em alturas incríveis. Justamente pelas estruturas características das calçadas do país.

Primeiro patrocínio

Como é supracitado, o primeiro contato que teve com apoio no skateboarding foi com a marca americana DC Shoes, que já tinham outros bons nomes entrando na equipe como Nyjah Huston, Chris Cole, Mike Mo entre outras lendas. Além do mais, futuramente quando o atleta foi aos EUA, foi convidado para fazer parte de um dos maiores filmes de skate, do cinegrafista Ty Evans, entitulado de “We are Blood”. Em seguida, após as filmagens Tiago foi abordado pela marca de refrigerante esportivo Mountain Dew.

Por último, a marca  Boulevard foi o primeiro patrocínio de shape que Tiago teve, e ganhou seu primeiro pro model no dia de seu aniversário. Contudo, agora o atleta anda para outra marca, a Primitive. Assim como DC Shoes não tem mais acordo com o atleta, e sim a New Balance. Tendo modelos de tênis lançados pelas duas brands.

1° modelo de tênis de Tiago na DC Shoes. Foto em destaque: Divulgação/ Skateaholic.com

 

Vídeos mais famosos do atleta

 

Foto destaque: Divulgação/ The Boardr