Acima de tudo, Rodrigo TX foi um dos percursores do skate brasileiro no exterior. Além do mais, é um dos grandes exemplos nos skate nacional e internacional

A saber, Rodrigo de Arruda Teixeira nasceu na capital paulista no dia 19 de setembro de 1983. Assim, Rodrigo foi criado a pouco a poucos metros da Praça Roosevelt, um dos principais lugares no Brasil para a prática do skate street. Dessa forma, uma das grandes lembranças do skatista são seus rolês na famosa praça de São Paulo.

O primeiro campeonato de destaque de Rodrigo

De antemão, ainda no século passado, o skatista brasileiro  recebeu a oportunidade de competir na então WCS, World Cup Skateboarding, e venceu a competição. Em suma, eram 95 skatistas disputando o prêmio de cinco mil dólares. Além disso, despertou interesse em grandes marcas que estavam e ainda estão presentes no mercado do esporte.

Contudo, não foi a única lenda do skate que se destacou na competição. Juntamente com Rodrigo TX, mas em outra modalidade, Sandro Dias ficou em 4° lugar, na modalidade vertical, um half-pipe. Além do mais, Lincoln Ueda e Bob Burnquist também estavam presentes em Praga, na República Tcheca, mas não com tanto destaque quanto Rodrigo.

Primeiro patrocínio

Em seguida, após o campeonato, no início dos anos 2000 Rodrigo começou a receber mais destaque quando se juntou à marca de roupas LRG. Nesse sentido, o mundo do skate é cheio de patrocínios, e todos eles aparecem em revistas e vídeos importantes para os atletas da modalidade. Assim, chegou a um de seus principais patrocinadores, Flip Skateboards.

Então, no mundo do skate, para os americanos e estrangeiros o atleta só é considerado profissional após ter um shape com o nome, chamado de pro-model. Ou seja, modelo profissional. Contudo, no ano de 2010, TX deixou a marca norte-americana e se juntou à outra que tambpem fabricava shapes e roupas, a DGK.

newsHIT Interview: Rodrigo TX On DGK | Transworld SKATEboarding
Rodrigo TX sentado na escadaria da Lapa com camisa de seu novo patrocinador.

Contudo, o atleta tem vários patrocínios de peso como Venture, Mob, Bones, Matriz Skate Shop, Adidas, Wayward Wheels e Number Collection. Por fim, uma curiosidade é que o tênis que Rodrigo mais utilizou para andar de skate foi o Adidas Buzenitz, o modelo do skatista com o mesmo nome. Assim, a fornecedora de material esportivo criou para o atleta a própria cor do modelo, com seu nome na lateral.

Rodrigo TX e sua colorway do Busenitz - CemporcentoSKATE
Collorway de Rodrigo TX

Vídeos mais famosos do atleta

Foto destaque: Divulgação/ The Berrics