O Rugby Sevens nas Olimpíadas é recente, tendo acontecido pela primeira vez em 2016, no Rio de Janeiro e posteriormente nas Olimpíadas de Tóquio 2020. O esporte passou a integrar o programa olímpico, após uma decisão tomada em 2009, em Copenhagen.

O Rugby tradicional participou das Olimpíadas em 1900, 1908, 1920 e 1924. A diferença primordial entre o Rugby Sevens e o tradicional é a quantidade de jogadores em campo, no primeiro são sete atletas, enquanto no segundo, são 15 jogadores em campo.

Quer saber mais sobre a história do Rugby Sevens nas Olimpíadas? Venha com a gente que vamos te contar tudo que você precisa saber.

Quais são os medalhistas do Rugby Sevens nas Olimpíadas?

Com apenas duas edições disputadas em Jogos Olímpicos, o Rugby Sevens tem poucos países com medalhas. Os países da Oceania se destacam, tendo conquistado as medalhas de ouro tanto no masculino como também no feminino.

Masculino

Fiji conquistou a medalha de Ouro tanto em 2016 no Rio de Janeiro como em 2020 em Tóquio. No Brasil, a Grã-Bretanha ficou com a medalha de prata e a África do Sul com o bronze, ao vencer o Japão na disputa pelo terceiro lugar.

Já na competição seguinte, disputada no Japão, a Nova Zelândia foi quem ficou com a prata e a Argentina conquistou o bronze, ao vencer a Grã-Bretanha na disputa pelo terceiro lugar.

Rugby Sevens nas Olimpíadas: história e todos os pódios
Icon Sport

Feminino

Na competição feminina, em 2016, no Rio de Janeiro, quem conseguiu a conquista da medalha de ouro foi a Austrália, que venceu a Nova Zelândia na decisão, com essa equipe ficando com a prata e o bronze indo para Canadá, que venceu a Grã-Bretanha.

Já em 2020, a disputa pelo ouro em Tóquio ficou entre Nova Zelândia e França, com o país da Oceania ficando com o primeiro lugar e as europeias ficando com a prata. Fiji conquistou o bronze ao vencer a Grã-Bretanha na disputa pelo terceiro lugar.

Você ama outros esportes além do Rugby Sevens? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Qual o quadro completo de medalhas do Rugby Sevens nas Olimpíadas?

Veja abaixo o quadro completo de medalhas do Rugby Sevens nas Olimpíadas, unindo masculino e feminino. Observando que o critério de desempate são mais medalhas de ouro, depois de prata e por último de bronze.

Posição País Ouro Prata Bronze Totald de medalhas
1 Fiji 2 1 3
2 Nova Zelândia 1 2 3
3 Austrália 1 1
4 França 1 1
Grã-Bretanha 1 1
5 África do Sul 1 1
Argentina 1 1
Canadá 1 1
TOTAL 4 4 4 12
Rugby Sevens nas Olimpíadas: história e todos os pódios
Icon Sport

Maiores campeões do Rugby Sevens no masculino

Fiji desponta como grande país no Rugby Sevens masculino, tendo conquistado dois ouros. Confira todas as conquistas da modalidade entre os homens.

País Ouro Prata Bronze Total
Fiji 2 0 0 2
Grã-Bretanha 0 1 0 1
Nova Zelândia 0 1 0 1
África do Sul 0 0 1 1
Argentina 0 0 1 1

Maiores campeões do Rugby Sevens no feminino

A Nova Zelândia desponta como principal vencedora entre as mulheres, tendo conquistado um ouro e uma prata. Confira todas as medalhas do feminino.

País Ouro Prata Bronze Total
Nova Zelândia 1 1 0 2
Austrália 1 0 0 1
França 0 1 0 1
Canadá 0 0 1 1
Fiji 0 0 1 1

Como foram as participações do Brasil no Rugby Sevens nas Olimpíadas?

Nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, o Brasil disputou tanto no masculino como também no feminino, mas acabou ficando na fase de grupos em ambas modalidades.

Masculino

No grupo que contava com Fiji, Argentina e Estados Unidos, o Brasil entrou em campo três vezes e acabou perdendo os três jogos, sendo eliminado ainda na primeira fase da competição.

  • Fiji 40 x 12 Brasil
  • Estados Unidos 26 x 0 Brasil
  • Argentina 31 x 0 Brasil

Feminino

As mulheres brasileiras tiveram uma campanha um pouco melhor, mas ainda assim ficando de fora ainda na fase de grupos. Foram duas derrotas e uma vitória para as brasileiras.

  • Grã-Bretanha 29 x 3 Brasil
  • Canadá 38 x 0 Brasil
  • Brasil 26 x 10 Japão

Já nas Olimpíadas de Tóquio em 2020, apenas o Feminino do Brasil conseguiu classificação para a competição. A participação também ficou na fase de grupos e terminou sem vitórias dessa vez.

  • Canadá 33 x 0 Brasil
  • França 40 x 5 Brasil
  • Fiji 41 x 5 Brasil

Rugby Sevens nas Olimpíadas de Paris

Para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, mais uma vez, apenas as mulheres brasileiras vão disputar a competição, enquanto os homens não conseguiram classificação novamente.

As chances das brasileiras não são altas, mas elas viajarão com o sonho de fazer uma campanha melhor do que nas últimas e tentar fazer frente às gigantes durante o torneio.

Agora que você sabe tudo sobre o Rugby Sevens brasileiro nas olimpíadas, aproveite para se aprofundar ainda mais no tema com nossos outros conteúdos: