Tackle, scrum, try e muito mais: confira o glossário completo do rugby, com explicações das mais importantes expressões do esporte

“Depois do half sair do scrum, ele sofreu um tackle e o ruck formado não foi eficiente, porque o time saiu dali para o try“. Fala a verdade: se você não está acostumado, é preciso um glossário do rugby para entender a frase anterior.

Como o rugby ainda não é parte do nosso dia como o futebol ou mesmo o basquete, os termos e expressões do esporte ainda são um tanto desconhecidos por aqui. Ainda mais que muitos deles vêm do inglês.

Mas fique tranquilo! Montamos abaixo um verdadeiro glossário do rugby, para que você não só entenda a frase lá em cima como qualquer outra dita em transmissões ou escrita em textos, como esse mesmo.

Glossário do Rugby

  • Scrum
  • Tackle
  • Abertura (Fly-half)
  • All Blacks
  • Asa aberto/cego
  • Centro (Centre)
  • Conversão
  • Drop Goal
  • Dummy
  • Free Kick
  • “H”
  • Haka
  • Half/Meio scrum (Scrum half)
  • Hooker (Talonador)
  • In-goal
  • Knock-on
  • Linha das 22
  • Linha dos 10
  • Line-out
  • Lions
  • Segunda linha
  • Oitavo (Number 8)
  • Penalidade
  • Pilar aberto/ fechado
  • Ponta
  • Ruck
  • Sin Bin
  • Springboks
  • Television Match Official (TMO)
  • Test
  • Tight 5
  • Try
  • Touch down
  • Touchline
  • Zagueiro (Fullback)

Scrum

O scrum é um dos mais específicos elementos e um dos mais famosos “verbetes” do glossário do rugby. Ele parece um snap de futebol americano, um choque físico estruturado entre os jogadores dos dois times.

No scrum, porém, além de ser feito por apenas 16 atletas (oito de cada e apenas da linha ofensiva), um atleta joga a bola no meio do bolo — chamado de túnel — e não recebe dele. A bola, por sua vez, que entra lateralmente nesse embate, só pode ser recuperada numa das pontas, isto é, por trás das pernas do último homem de cada time.

https://thumbs.gfycat.com/ArcticGivingFoxhound-size_restricted.gif

Tackle

O tackle, outro famoso termo do glossário do rugby, nada mais é que a derrubada. Ele é feito por um jogador de defesa, que atira seus ombros no adversário apenas da linha do peito para baixo e o principal: somente no portador da bola.

Rugby Tackle GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Abertura (Fly-half)

No glossário do rugby, o abertura ou fly-half refere-se à uma das 15 posições do rugby. E uma das mais importantes. Trata-se da posição número 10, cujos jogadores cumprem a função de serem espécies de armadores da linha de trás.

All Blacks

Quando você ver a expressão All Blacks, não tenha dúvida: estão falando da Seleção Neozelandesa de Rugby. Muitas das principais seleções do mundo contam com apelidos, cada um com uma explicação história bem interessante.

Você pode conferir a origem do apelido e toda a história dos All Blacks aqui!

Asa aberto/cego

Quando falamos de “Asa”, podemos nos referir à duas posições do rugby, o Asa Aberto ou o Asa Cego. São os jogadores números 6 e 7, respectivamente, que atuam pelas laterais e tem uma função mais defensiva. Estão entre os que mais executam tackles numa partida.

Centro (Centre)

Outra posição no glossário do rugby. Duas na verdade, o primeiro (12) e segundo centro (13). Fazem parte da linha de retaguarda, que neste esporte tem funções mais ofensivas, responsáveis principalmente por manter a aceleração de uma jogada.

Conversão

A conversão, por sua vez, nada mais é que o chute complementar que um time tem direito após marcar um try. Ele é desferido na reta de onde a bola foi encostada na in-goal, mas na distância que o chutador escolher. Se bem-sucedido, vale dois pontos.

Drop Kick/Goal

Expressões do rugby para dois diferentes chutes. O drop-kick se refere a um fundamento, em que o jogador solta a bola da mão e espera ela dar um quique no chão para imediatamente aplicar um chute.

Além de pontuar, o drop-kick é usado para iniciar a partida, seja no primeiro ou no segundo tempo, ou recolocar a bola em jogo após a marcação de um ponto.

drop-goal se utiliza do drop-kick, vale três pontos e pode ser feito em qualquer momento do chamado jogo corrido.

Analysis: The short kick-off | PlanetRugby

Dummy

No glossário do rugby, “Dummy” se refere a um dos mais básicos dribles do jogo, uma ameaça de passe seguida de mudança de direção. Mas bem plástico.

Free Kick

O Free Kick é um método de reinício do jogo após uma falta. O time que sofreu a falta pode escolher entre um drop-kick ou um scrum.

“H”

O “H” é o “gol” do rugby. É assim chamado porque de fato se parece com a letra, com duas hastes verticais e paralelas com uma haste horizontal conectando-as na metade de seus comprimentos.

Haka

Dentro do glossário do rugby, o haka é a dança ritualística feita pela Seleção Neozelandesa de Rugby antes de cada partida internacional. Confira o conteúdo completo que produzimos sobre ela:

O que é o haka dos All Blacks? História, tipos e significados

Half/Meio scrum (Scrum half)

Outra das posições do rugby, o jogador que é o Half ou Meio scrum, ou mesmo Scrum Half é aquele que posiciona a bola no túnel durante o scrum e o único que pode retomar a sua posse quando ele é bem-sucedido

Hooker (Talonador)

Mais uma das posições no glossário do rugby, com a curiosidade do termo em inglês ser mais usado. Até porque, convenhamos, o nome é mais maneiro. Número 2 das equipes, o hooker é o principal passador, o resposável por arremessar as bolas do line-out e conduzi-las com o pé durante o scrum

In-goal

Quando se fala em in-goal no rugby, se refere à marca do início da região semelhante à endzone do futebol americano. Ambas indicam onde que se pontua por via terrestre durante uma partida.

Knock-on

Expressão do rugby para um movimento faltoso de um jogador que faz com que a bola vá para frente, o que, se não for por um chute, é proibido.

Linha dos 10

Existem duas linhas dos 10 dentro do campo de rugby. Elas se dão 10 metros após o meio de campo e servem como referência para o chute inicial, que precisa obrigatoriamente ultrapassá-las.

Vá além do rugby! Confira outros conteúdos Esportelândia:

Line-out

O line-out é basicamente o lateral do rugby. Quando a bola sai dos limites do campo, o time que defendia arremessa a bola para o alto, mirando entre duas torres paralelas — formadas pelo “arremesso” dos jogadores para alto — de cada time.

https://media-exp1.licdn.com/dms/image/C4D12AQEaOHr7OPxqEg/article-inline_image-shrink_1000_1488/0/1570455858790?e=1622678400&v=beta&t=hDdRbA24gE0b0EHJnLdy2pgV_w1aZawJ0HZH7WZfGjU

Lions

Outro dos apelidos de fortes seleções internacionais de rugby. Nesse caso, a do Reino Unido, que combina os melhores jogadores de Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales.

Segunda linha

Posições número 4 e 5 do rugby. Atuam na linha de frente e tem uma das funções mais físicas do jogo, atuando bastante sem a bola. Também recebem as bolas altas nos line-outs e kick-offs.

Oitavo (Number 8)

Outra posição no nosso glossário do rugby. O oitavo é um dos jogadores mais técnicos de um time, conectando as linhas de frente e de retaguarda. Um armador, um atleta criativo dentro do jogo de contato.

Penalidade

Imagine um pênalti de futebol, só que no rugby. Cobrado como uma conversão, vale dois pontos se a bola passar corretamente pelo “H”.

Pilar aberto/ fechado

Os pilares são as posições número 1 e 3 do rugby e, como o nome indica, são parte essencial da estrutura da equipe. São essenciais para o scrum, fazendo a sustentação da formação.

Ponta

Os pontas são dois dos mais ofensivos jogadores de uma formação de rugby. O ponta esquerda é o número 11, enquanto o ponta direito é o número 14. São aqueles jogadores que aparecem sempre por último numa inversão de lado de uma jogada.

Ruck

Quando um jogador recebe um tackle e cai no chão, inicia-se o ruck. Nele, o jogador derrubado deve obrigatoriamente soltar a bola no chão. Lá, ela só pode retomada após um ruck, que é uma formação espontânea.

Quando ele começa, os adversário se empurram com o objetivo de passar o pé sobre a bola. Somente quando isso acontece que o time que passou pode retomar a posse com as mãos e seguir o jogo.

Defenseur GIFs - Get the best GIF on GIPHY

Sin Bin

No glossário do rugby, o Sin Bin é como se fosse o “cantinho do castigo”. A expressão se refere às exclusões temporárias de um jogador após receber um cartão amarelo.

Springboks

Se os All Blacks são a Seleção Neozelandesa, os Springbroks são a Seleção Sul-Africana de Rugby. Os dois protagonizam a grande rivalidade do esporte no mundo — até porque são os maiores campeões da Copa do Mundo de Rugby.

Television Match Official (TMO)

Desde bem antes do futebol, o rugby conta com o VAR, o árbitro de vídeo. Só que ele é chamado de Television Match Official (“Árbitro de Televisão”, numa  tradução mais precisa), ou TMO.

Test

Não, não se trata de um teste! No glossário do rugby, uma Test Match” nada mais é que uma partida entre quaisquer seleções nacionais — uma partida internacional, portanto.

Tight 5

Este é um termo mais específico de transmissões internacionais. No scrum, oito jogadores de cada time fazem a formação, mas os cinco primeiros, que formam duas linhas, são os jogadores que fazem mais força, que sustentam a estrutura. Eles são chamados de Tight 5, algo como a “unidade dos cinco”.

Try

O try é o “touchdown” do rugby. Ele acontece quando um time alcança a in-goal zone do campo adversário com a posse da bola e obrigatoriamente a encosta no chão. Vale cinco pontos.

New Zealand Worldrugby2019Gifstoremove GIF by World Rugby - Find & Share on GIPHY

Touch down

O try pode ser o touchdown do rugby, mas cuidado ao usar a palavra “touchdown” por aqui. Ela pode se referir a um “try contra”, quando um jogador encosta a bola no chão em sua própria defesa.

Mas não vale os pontos para o adversário: dá um scrum, se foi a própria defesa que levou a bola até ali. Se foi uma maneira de recuperar bola, então o jogo segue para o time de defesa.

Touchline

A touchline nada mais é que a linha lateral do campo de rugby. Quando a bola a ultrapassa, os times devem cobrar o line-out.

Zagueiro (Fullback)

Finalizamos nosso glossário do rugby da maneira mais justa, com o zagueiro, ou fullback.

Posição número 15 da formação dos times, é o último jogador da linha de retaguarda, o jogador mais próximo da in-goal de defesa, mas que atua muito ofensivamente como um homem surpresa.  Precisa ter uma excelente leitura de jogo, potência física e técnica apurada.

Agora que você está em dia com o glossário do rugby, que tal conferir outros conteúdos sobre o esporte? Acesse:

*Última atualização em 31 de maio de 2021

Salvar