Conheça todos os equipamentos de rugby: chuteiras, shoulder pads, scrum caps, mordedores e uma guia das melhores bolas de rugby

Da bola aos shoulder pads, os equipamentos de rugby podem não ser os mais famosos, mas certamente são essenciais ao jogo.

O rugby ganhou um certa fama por ser um esporte mais “bruto” e pelo suposto menor uso de materiais para a sua prática mas acredite, eles estão lá. É inconcebível, na verdade, um jogo de tamanha intensidade e complexidade não tê-los, como você pode conferir no texto a seguir.

Abaixo, mostramos todos os equipamentos de rugby e a sua importância dentro das partidas. Montamos também um pequeno guia sobre as bolas de rugby, para ajudar aqueles que pensam em começar no esporte.

Quais os equipamentos usados no rugby?

Confira os principais equipamentos de rugby
(Patrick Case/Pexels)

Os equipamentos de rugby, assim como todo esporte coletivo e de alto nível, são diversos. Uns servem à proteção dos jogadores, enquanto outros para melhor desenvolver o jogo. São eles:

  • Chuteira de rugby
  • Mordedor
  • Shoulder pad
  • Scrum cap
  • Bolas de rugby

Chuteira de rugby

Sim, a chuteira é um dos equipamentos de rugby. No jogo, afinal, são permitidos chutes na bola. Eles são inclusive muito importantes, já que representam a única maneira de lançar a bola para frente durante uma partida.

A chuteira de rugby é similar à de futebol. A diferença está no tamanho das travas, que são maiores no rugby, e na sua disposição no solado, com o objetivo de oferecer maior suporte para o atleta se manter de pé.

Mordedor

Para um esporte de muitos contatos e quedas, um mordedor é essencial a proteção bucal. Feito de plástico moldado, ele impede principalmente os sangrentos cortes nas gengiva.

Shoulder pad

https://cdn.shopify.com/s/files/1/0864/2452/products/ram-rugby-protec-shoulder-pads_1024x1024.jpg?v=1434537385

O shoulder pad é um dos equipamentos de rugby que nem todo mundo sabe que existe. De fato, ao olhar para um jogador só dá para notar, de primeira, sua forma bastante específica, com os ombros e braços largos.

Por baixo da camisa, porém, está o shoulder pad, espécie de colete, praticamente uma camiseta do tipo segunda pele com reforços almofadados nos ombros, peito, costelas, costas e bíceps.

Scrum cap

Capacete de Rugby Surlim Headguard Headgear para Futebol Scrum Cap Protetor de Cabeça Capacete Protetor Macio para Crianças Jovens, Azul, Small: Amazon.com.br: Esportes e Aventura

O mesmo material que protege os pontos-chave do shoulder pad — uma espuma fina de alta densidade — reveste também o scrum cap, uma espécie de capacete flexível.

O uso do scrum cap é opcional dentro de uma partida e é comumente adotado por jogadores da linha de frente que, como o próprio nome diz, protagonizam o scrum. O ex-goleiro de futebol Petr Cech ficou famoso por usá-los para proteger uma lesão no crânio.

Vá além do rugby! Acesse:

Bolas de rugby

As bolas de rugby são os mais famosos equipamentos de rugby
(Edgar Pimenta/Unsplash)

As bolas são, claro, os mais famosos equipamentos de rugby. Seu formato e tamanho diferenciados não são só facilmente reconhecidos como de fato preponderantes para a dinâmica do jogo.

Medindo entre 28cm e 30cm de comprimento e pesando entre 410g e 460g, as bolas de rugby têm um formato oval, mas com a ponta mais arredondada.

Se você já pegou uma na mão, deve ter percebido como é grande o seu porte e como não é exatamente simples o seu manejo — o passe feito com ela, garantimos, é menos ainda.

Para executá-lo, pelo menos da maneira básica, é preciso usar duas as duas mãos para aplicar uma rotação na bola, que a mantém estável durante a viagem até o seu companheiro de time.

Você pode saber mais sobre o passe e outros fundamentos do rugby aqui:

Como se joga rugby: posições, fundamentos e dicas para iniciantes

Bola de rugby ou de futebol americano

O passe e toda a lógica das bolas de rugby são bastante diferentes — ainda que a aparência seja bastante similar — às da bola de futebol americano. O esporte todo na verdade, o que faz sentido, já que têm a mesma origem.

Uma das diferenças fundamentais entre as bolas de rugby e de futebol americano é a ponta. No esporte estadunidense, elas são realmente pontudas, feitas para manter a estabilidade em lançamentos.

A costura proeminente também indica essa aptidão para passes longos, sendo um facilitador para quarterbacks posicionarem a mão da maneira correta.

No rugby, as bolas, além de ter a ponta arredondada, não são exatamente aerodinâmicas. Sua viagem é bem pouco regular, sendo necessário girá-la para manter um mínimo de estabilidade, ou chutá-la mesmo.

É por causa do chute, inclusive, que a ponta das bolas de rugby são mais arredondadas. Dentro de uma partida, os jogadores podem tentar pontuar a partir de um drop-kick, um lance em que é necessário esperar a bola quicar no chão para chutá-la. Do jeito que é, a ponta torna esse movimento um pouco mais previsível, controlável e exequível.

Os paralelos entre rugby e futebol americano não param por aí. Para os curiosos, produzimos um conteúdo especial sobre os dois esportes, que você pode conferir aqui:

Rugby e Futebol Americano: TODAS as diferenças e semelhanças

Tamanhos e preços

Dois pontos importantes para saber sobre as bolas de rugby antes de comprá-las: seus tamanhos e preços.

Já imaginou comprar pela internet, sem dar aquela atenção, e chega pelo correio um modelo infantil. Pois é, saiba que existem três tamanhos diferentes à venda, o 3, indicado para crianças de até 9 anos; o 4, para jogadores e jogadoras entre 9 e 15 anos e o 5, que é usado por atletas dos 15 anos para cima.

Cada tamanho, claro, tem um valor,  mas a faixa de preços mais comum para estes equipamentos de rugby é a entre R$ 50 e R$ 200.

Melhores bolas de rugby

Claro que não iríamos falar tudo isso sobre bolas de rugby sem depois dar uma indicação de alguns dos melhores modelos do mercado, né? Confira abaixo, então:

Bola de rugby da Penalty

Bola de rugby penalty

Não há erros com a bola da Penalty. Tradicional fabricante de equipamentos de rugby, produz o modelo Rugby Pro, que é costurada à maquina e com câmara patenteada Airbility, adequada para qualquer nível de jogo.

Gostou? Então clique aqui para comprar sua bola de rugby da Penalty!

Bola de rugby infantil

Bola de rugby infantil

Quer iniciar um pequeno no rugby mas sem muito compromisso? Experimente o modelo F028 da AX esportes. Com revestimento de neoprene e válvula de fácil enchimento, a bola tem um ótimo custo-benefício para quem está dando seus primeiros passes.

Para comprar sua bola de rugby infantil, clique aqui!

Bola de rugby profissional

Bola de rugby profissional

Se você é um amante do rugby, considere a bola profissional da Rhino. Pré arremessada, com tecnologia de equilíbrio duplo e com o revestimento misto de borracha natural e sintética, a bola garante um desempenho de alta qualidade para qualquer nível de jogo.

E aí? Vai encarar a bola de rugby profissional? Então clique aqui para comprar!

Agora que você conhece todos os equipamentos de rugby, que tal se aprofundar no esporte? Confira os conteúdos de rugby da Esportelândia:

*Última atualização em 23 de abril de 2021

Salvar