Afastar
Na prática do remo, implica mover os remos na água para que a embarcação retroceda. Essa ação é comumente utilizada em manobras para reposicionar o barco ou evitar obstáculos.
Alemão
É o termo que descreve a remada na qual os remadores do mesmo lado alternam seus movimentos em relação ao lado oposto, resultando em um avanço suave e estável da embarcação.
Alinhar
Refere-se ao ato de posicionar corretamente a embarcação na linha de largada, alinhada com os outros competidores, antes do início da prova.
Balancim
É um mecanismo que possibilita o ajuste preciso da altura dos remos em relação ao nível da água. Essencial para garantir a eficácia e o conforto da remada.
Balanço
É o movimento natural do barco para frente e para trás durante a remada. Uma boa oscilação é fundamental para manter o ritmo e a estabilidade.
Banco
É a estrutura móvel na qual o remador se posiciona. Ele desliza ao longo de trilhos, permitindo que o remador utilize as pernas para impulsionar a remada.
Batalha
É a fase da competição na qual as embarcações estão mais próximas umas das outras, frequentemente ocorrendo na parte final da prova.
Birreco
É uma embarcação na qual cada remador segura dois remos, um em cada mão. Essa configuração permite uma remada mais simétrica e equilibrada.
Bordo
Se refere ao lado da embarcação, conhecido também como “bombordo” ou “estibordo”. No remo, é crucial identificar o bordo para coordenar os movimentos dos remadores.
Calona
É o espaço entre o fim do percurso do assento móvel e a parte dianteira do barco, onde o remador estende completamente as pernas antes de iniciar a remada.
Carro-chefe
É o barco líder de uma equipe ou clube, geralmente composto pelos melhores remadores. Representa a equipe em competições importantes.
Cavado
Descreve a posição na qual o remador inclina o corpo para trás durante a remada, maximizando o alcance do remo na água.
Correr
Refere-se ao movimento rápido e eficiente do barco na água, geralmente após a fase de propulsão.
Descer
É o termo usado para descrever o movimento de abaixar o remo na água para iniciar a fase de propulsão. Essencial para garantir a eficiência da remada.
Duplo
É a categoria de barco que inclui dois remadores, os quais podem usar remos pareados ou duplos. A coordenação entre ambos é crucial.
Encavalamento
Ocorre quando os remos de diferentes remadores se entrelaçam, resultando na perda de ritmo e velocidade. Deve ser evitada a todo custo.
Estabilizador
É um dispositivo ou técnica usada para aumentar a estabilidade do barco, especialmente útil para iniciantes e em águas agitadas.
Esticar
É o ato de alongar completamente as pernas durante a fase final da remada, maximizando a força aplicada.
Fase de propulsão
Parte do ciclo de remada na qual os remos estão na água e o remador aplica força para mover o barco para frente.
Folgar
É o ato de relaxar os músculos entre as remadas, permitindo uma recuperação parcial e preparação para a próxima remada.
Largada
É o momento inicial da prova, quando os remadores aplicam toda sua força para obter uma boa posição desde o início.
Levar
Designa o ato de retirar os remos da água após a fase de propulsão, preparando-se para a próxima remada.
Palamenta
Refere-se ao conjunto de remos usados por todos os remadores de um barco, adaptados ao estilo e força de cada um.
Pegada
É o processo de inserir o remo na água no início da fase de propulsão. Uma pegada eficiente é crucial para uma remada poderosa e eficaz
Proa
É a parte dianteira do barco, aquela que corta a água durante a remada. Uma proeminência bem projetada é crucial para a velocidade e estabilidade do barco.
Remada
O “movimento de remada” é a sequência completa de movimentos feitos por um remador, desde a inserção do remo na água até a preparação para a próxima inserção.
Remos em paralelo
Remos em paralelo é o arranjo no qual cada remador usa um único remo, e os remos de cada lado do barco são emparelhados para manter o equilíbrio e a sincronização.
Scull
É a técnica na qual cada remador utiliza dois remos. Essa modalidade permite maior controle e precisão na direção e velocidade do barco.
Slide
Slide é o sistema em que o assento móvel desliza, permitindo que o remador utilize as pernas para impulsionar a remada.
Voga
Voga é a ação de praticar o remo, geralmente usada para descrever a remada em si. No entanto, também pode se referir ao comando “vogar”, dado pelo timoneiro para iniciar a remada.
Volante
O volante é o remador posicionado na parte dianteira do barco, responsável por ditar o ritmo da remada e, às vezes, por orientar a direção.