Conheça as estratégias de Poker, as técnicas e táticas que ajudam a ter mais lucro nas mesas tanto em torneios online quanto ao vivo

No Poker, não basta ter boas cartas para vencer. É preciso dominar tudo o que envolve o jogo, estabelecer e executar boas estratégias.

Você sabe definir uma estratégia de Poker que te deixe mais perto da vitória?

Saber ler os adversários e como agir em cada situação de um jogo é fundamental.

Fique com a gente para conhecer tudo o que precisa para construir uma boa estratégia no Poker!

Estratégias de Poker

Jogador profissional de Poker

Para entender quais são as melhores estratégias de Poker, é importante compreender alguns conceitos que dizem respeito aos perfis dos jogadores. Essa compreensão é fundamental para que um jogador saiba como se comportar na mesa e, principalmente, de que forma deve reagir diante de seus adversários.

No mundo do Poker, os perfis de jogadores e suas táticas são divididas entre:

Tight x Loose

Tight

Um jogador com estilo tight é aquele que é mais cauteloso na seleção de mãos. Ele filtra mais em quais situações colocará suas fichas.

Loose

Ao contrário do tight, o estilo loose é o de jogadores que participam de mais mãos. 

Ser tight ou loose não necessariamente se refere a como alguém joga sua mão, mas apenas a seleção de mãos que ele joga.

É importante ressaltar que tight não é mesmo que passivo, tampouco loose é o mesmo que agressivo. Um jogador do estilo tight pode sim ser agressivo nas poucas mãos em que participa, pressionando seus adversários.

Passivo x Agressivo

A passividade ou agressividade de um jogador no Poker está atrelada à sua tolerância ao risco.

Passivo

Jogadores de poker passivos tendem a evitar confrontos e jogar com medo de perder.

Agressivo

Jogadores de poker agressivos aumentam mais do que pagam e não têm medo de colocar as fichas em risco.

Você ama outros esportes além do Poker? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Estratégias de Poker: como enfrentar os diferentes perfis de jogadores

Estratégias de Poker mesa final

Ao observar seus adversários numa mesa, você poderá categorizá-los. Cada jogador de Poker têm algum grau de tight ou loose, passivo ou agressivo em sua personalidade. 

O primeiro passo é determinar se os oponentes são tight ou loose. 

Se um jogador desistir da maioria das mãos, marque-o como tight. Já se ele tende a jogar muitas mãos, defina-o como loose. 

O próximo fator a determinar é se os adversários são passivos ou agressivos. 

Eles pagam com mais frequência do que aumentam e apostam? Nesse caso, podem ser categorizados como passivos. 

Se eles apostarem e aumentarem muito, você pode classificá-los como agressivos.

Os quatro estilos básicos de jogar pôquer

Ao avaliar esses fatores, você normalmente vê quatro combinações gerais de estilos de jogo:

  • Tight Passive
  • Loose Passive
  • Tight Aggressive
  • Loose Aggressive

Conhecer as características de seus adversários ajudará a entender quais ações cada jogador toma em um mão. Por exemplo, se um loose aggressive aposta e aumenta, é menos provável que ele tenha boas cartas do que se a mesma atitude é tomada por um tight passive.

Tight Passive

Um jogador tight-passive joga poucas mãos e, geralmente, paga no pré-flop somente se tem uma mão que gosta. Como consequência da força das cartas com que costuma jogar, quando ele aposta, é comum que todos os adversários desistam da mão.

Além disso, por jogar com medo de perder, esse tipo de jogador não tende a “pagar para ver” em prováveis situações de blefes de seus adversários.

Assim, o perfil tight-passive têm mais dificuldades para conquistar muitas fichas em poucas mãos.

Perfis agressivos tendem a pressionar jogadores tight-passive.

Loose passive

Jogadores loose passive participam de muitas mãos e aumentam para ver o flop. Caso tenham uma mão um pouca promissora, costumam permanecer no jogo. Contudo, raramente se tornam agressivos em suas jogadas.

A abordagem de um jogador loose passive envolve assistir e deixar que os outros jogadores se arrisquem. 

Como esses jogadores tendem a pagar, não é recomendável blefar contra eles. Porém, caso tenha uma boa mão, apostar alto pode ser um bom caminho.

Tight aggressive

Jogadores de perfil tight aggressive são pacientes e seletivos, mas não têm medo de apostar. 

Esse perfil costuma assustar os adversários, principalmente porque não jogam muitas mãos e tendem a apostar somente quando a probabilidade de vitória é maior.

Loose aggressive

Um jogador de Poker com o perfil loose aggressive tende a aumentar e dar “re-aumentar” em uma grande variedade de mãos no flop e mesmo antes dele.

Justamente por jogar uma grande variedade de mãos, esse jogador blefa com frequência e é difícil de ler. Por muitas vezes, no no-limit, ele usa as fichas para pressionar os adversários. 

Em situações mais extremas, um jogador com esse perfil aposta mesmo se as mãos são ruins. Assim, em longo prazo, tendem a perder mais do que ganhar.

Desde o tight passive até o loose aggressive, não há um perfil ideal para o jogo de Poker. O importante é saber identificar em quais momentos é necessário ser mais agressivo e em que circunstâncias é preciso ter mais cautela.

Adaptar o estilo de jogo de acordo com as mãos e os adversários tende a ser uma estratégia de Poker mais bem-sucedida em longo prazo.

Vá além do mundo do Poker! Confira também nossos outros conteúdos:

Estratégias de poker: técnicas para ganhar dinheiro

No Poker, não há uma receita que garanta que um jogador ganhará dinheiro. Afinal, há diferentes perfis de jogadores e o resultado de uma mão ainda dependerá das cartas. Porém, há algumas técnicas e ações que tendem a aumentar os lucros em longo prazo.

Portanto, tenha atenção especial às seguintes técnicas de Poker:

Não jogue todas as mãos

Ainda que tenha ansiedade e goste de participar mais ativamente do jogo, evite participar de todas as mãos. Ser seletivo e filtrar as melhores oportunidades é um bom caminho para evitar perdas indesejáveis e aumentar o lucro em longo prazo.

Respeite seus limites financeiros

Essa dica é primordial até para jogadores profissionais de Poker. Antes de partir para o jogo, estabeleça um valor destinado às suas apostas e respeite esse limite. Essa atitude, conhecida como estratégia de bankroll, é imprescindível para garantir que você não perca mesmo aquilo que já ganhou.

Saiba quando parar de jogar

Mesmo quando as melhores decisões são tomadas, é possível que as cartas não ajudem e um jogador passe a acumular muitas perdas. Nesses momentos em que não está sendo bem-sucedido, é importante reconhecer que é necessário dar uma pausa, para recomeçar em um outro momento.

Para ser um jogador de Poker vitorioso, é preciso ter autoconhecimento e estudar muito para corrigir os pontos fracos. Não é possível vencer com frequência se não houver preparo e um entendimento cada vez maior sobre tudo o que envolve o jogo.

Agora que você já sabe tudo sobre as estratégias de Poker, aproveite para dominar ainda mais o jogo com outros conteúdos:

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin