Cursos, softwares, tabelas de range e mais: aprenda como estudar poker através de 8 estratégias incríveis e aumente suas vitórias!

Como estudar poker? Como melhorar no jogo?

Se você está atrás de respostas para essas perguntas, tenho uma ótima notícia: aqui é o local certo! Reunimos oito métodos incríveis para adquirir conhecimento.

Poker não é mais considerado jogo de azar. É preciso traçar estratégias, linhas de raciocínio e executar cálculos matemáticos básicos para se dar bem nas partidas. Portanto, torna-se imprescindível estudar suas regras, cenários mais comuns e probabilidades.

Seja você um jogador novato ou experiente, vai querer dar uma olhada nas dicas que separamos! Continue com a gente e segue o fio.

Como estudar poker

  • Decore todas as regras e expressões
  • Foque nos cenários mais recorrentes
  • Leia livros especializados
  • Assista a vídeos e streams
  • Boom Replayer do PokerStars
  • Faça cursos
  • Reveja mãos em softwares
  • Use as tabelas de range

Decore todas as regras e expressões

cursos de poker
Veja como estudar poker

Começamos o nosso guia de como estudar poker com um conselho valioso para iniciantes: entender as regras e expressões do jogo. É algo trivial, mas que faz toda a diferença se aplicado corretamente. Isso servirá de base para as lições subsequentes.

Saber tudo de cor e salteado é o primeiro passo para maximizar seus estudos. Muitos livros, guias, tutoriais e e-books utilizam gírias e termos do poker. Portanto, caso tenha feito este dever de casa, vai conseguir absorver o aprendizado com mais facilidade.

All-in, big blind, flush e fold são apenas alguns dos jargões utilizados nas partidas. Se você ainda não conhece o significado das palavras, é só dar uma olhadinha no dicionário que produzimos aqui no blog. Você vai encontrar tudo lá!

Para iniciantes que querem estudar poker pela primeira vez, recomendamos este resumão com o básico do básico: regulamento, sequências de cartas, limites de aposta e muito mais.

Foque nos cenários mais recorrentes

aprender poker
Estude os principais cenários

Com vários assuntos e bibliografias disponíveis tanto na internet quanto nas livrarias, fica difícil escolher o que focar nos seus estudos de poker. Portanto, é hora de te dar uma dica essencial para não ficar perdido: dê prioridade às situações mais recorrentes.

A equipe do blog Flow, site brasileiro especializado em poker, separou as mãos mais comuns que rolam nas partidas. Concentre recursos nesses cenários, pois ele vão aparecer com muita frequência. Sua taxa de vitória certamente aumentará! Se liga na lista:

  • MATEMÁTICA (todas)
  • CBET IP (em posição)
  • CBET OOP (fora de posição)
  • CBET vs BB
  • DEFESA DE BIG BLIND (vs EP, MP e LP)
  • BLIND WAR (Quais mãos ir de limp/call? limp/shove? limp/raise?)
  • SIZES (Quando betar blind, ⅓, ⅔, ¾, pot, overpot)
  • CHECK-RAISE (vs C-bet de ⅓ e vs c-bet de ⅔)
  • FLAT CALL (vs todas posições)
  • 3BET POT (vs todas posições)

Estudar e treinar essas situações te darão vantagem na mesa. Uma vez masterizados, você estará pronto para aprofundar em conceitos ainda mais complexos.

Banner Cursos de Poker

Leia livros especializados

melhor maneira de estudar poker
Livros de poker são ótimas fontes de conhecimento

Se você quer estudar poker com eficiência, é aconselhável separar uma graninha no final do mês e investir em livros. Existem diversas excelentes produções disponíveis no mercado. Aí é só escolher entre uma cópia digital ou física. O que for melhor para o seu dia a dia!

Livros são fontes inestimáveis de conhecimento. E isso se aplica ao mundo das cartas. Há obras escritas por teóricos, jogadores, professores e diversos atores pertencentes ao universo do poker. Aqui neste texto nós reunimos os 15 melhores livros da história.

Quer aprender o básico? Ou técnicas avançadas? Talvez estratégias de profissionais para usar em campeonatos? Tem assunto pra todos os tipos de jogadores. Faça sua listinha e mergulhe na leitura. Certamente vai te ajudar a melhorar!

Assista a vídeos e streams

Como estudar Poker
Aprender poker assistindo vídeos e lives é sempre bem-vindo

Se você é uma daquelas pessoas que não tem paciência para ler livros, não se preocupe. Continuamos nosso guia de como estudar poker com os vídeos no YouTube e as lives na Twitch. As plataformas são gratuitas e reúnem conteúdos realmente muito bons!

Transmitir conhecimento através do audiovisual é tão efetivo quanto debruçar-se em cima de 100 páginas de papel. No YouTube, você pode se dar ao luxo de procurar o tema que quiser e assistir na hora que preferir. Já na Twitch, é preciso acompanhar na hora.

Tutoriais passo a passo, disputas de torneios, dicas, guias e soluções de dúvidas são apenas alguns tipos de formatos que você pode encontrar nesses dois sites. Caso tenha interessado por essa metodologia, temos este texto para lhe ajudar: compilamos oito personalidades (gringas e brasileiras) para assistir na internet.

Banner Cursos de Poker

Leia mais sobre poker!

Boom Replayer do PokerStars

boom replayer
Utilize o Boom Replayer para estudar

Esse método é super indicado para usuários do PokerStars! Na plataforma é possível utilizar uma ferramenta que se chama Boom Replayer. Dentro da sessão, você consegue ver vídeos de partidas na perspectiva individual dos jogadores.

A comunidade é bastante ativa e costuma upar vários replays – e aí estão inclusos os profissionais, o que deixa essa estratégia de estudo tão interessante. Você praticamente entra na pele do atleta e vê as estratégias as quais ele utilizou.

O negócio é analisar as mãos, debater com os amigos e entender as tomadas de decisão em cenários como hero calls, hero folds, blefes e por aí vai. Compreender o raciocínio dos craques te fará ter uma visão mais ampla do jogo.

Faça cursos

melhores cursos poker
Cursos de poker podem te ajudar a evoluir

Akkari, Mojave e Decano: caso acompanhe o cenário competitivo de poker, você com certeza já deve ter ouvido falar desses nomes. E sabe o que eles têm em comum? Todos oferecerem cursos bem completos.

Existem estratégias, táticas e métodos que só profissionais conhecem – e só profissionais conseguem ensinar. Portanto, se é sua ideia levar o esporte a sério, não pense duas vezes em fazer aulas com professores gabaritados.

Como estamos aqui para te ajudar, fizemos questão de reunir os sete melhores cursos de poker existentes no mercado brasileiro. Para conferir a lista, basta clicar aqui. Não perca tempo, devore as lições e ganhe dinheiro jogando!

Reveja mãos em softwares

softwares poker
ICMizer em funcionamento

Profissionais e jogadores casuais costumam utilizar softwares especiais para colher dados, analisar mãos e interpretar informações. Um exemplo clássico: entender quando é aconselhável pagar um all-in pré-flop.

ICMizer, SnapShove, PioSolver e Equilab são programas maneiros para colocar em prática esse tipo de treinamento baseado em estatísticas.

Banner Cursos de Poker

Use as tabelas de range

tabela de range poker
Exemplo de tabela do Ramon Sfalsin

Poker é muitas vezes matemático. Isso significa que, dependendo da sua mão, já dá pra prever algumas linhas de raciocínio que podem te levar à vitória ou à desistência. É com essa dica que terminamos nosso guia de como estudar poker.

O renomado atleta Ramon Sfalsin criou tabelas de range muito confiáveis para esse tipo de estudo. Elas dependem da posição na mesa e te mostram as melhores mãos para fazer o open raise. Claro que não há 100% de eficácia, mas vai te ajudar pra caramba.

Com muito treinamento e memorização, fica natural entender quais situações são mais favoráveis e quais são passíveis de fold. Para conferir as tabelas, clique aqui.

É isso! Agora você aprendeu as melhores formas de estudar poker. Mas continue por aqui! Te aconselhamos outras leituras. Falamos sobre vários outros esportes:

*Última atualização feita em 7 de dezembro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin