O Evento Internacional de Tênis de Mesa, que aconteceu no período de 7 a 9 de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), obteve uma atuação notável em toda sua operação.

Com três dias de duração, o evento reuniu grandes atletas paralímpicos brasileiros e internacionais, inaugurando a volta dos desafios internacionais oficiais ao país. Já que o último torneio da Federação Internacional disputado em solo brasileiro aconteceu em 2017, no Aberto Olímpico, também realizado na capital paulista.

Aberto internacional paralímpico do Brasil retoma com grandes feitos
Centro Paralímpico Brasileiro – Foto: Laura Borges

A competição fator 20 contou com o destaque da delegação brasileira que, ao todo, foram 62 mesatenistas, com 44 homens e 18 mulheres em ação na disputa. E mais 37 atletas de outros 11 países como: Argentina, Holanda, Peru, França, Reino Unido, Panamá, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Chile e Equador. Das 22 classes paralímpicas, apenas três não tiveram inscritos.

As duas primeiras medalhas de ouro das disputas de duplas foram conquistadas pelo Brasil, Joyce Oliveira foi campeã duas vezes, em duplas mistas e duplas femininas, ao lado de Lucas Arabian e Thais Severo, respectivamente.

Pode ser uma imagem de 10 pessoas e área interna
Joyce Oliveira e Lucas Arabian : Foto: Laura Borges

Desempenho de atletas brasileiros no Aberto internacional paralímpico

Joyce Oliveira e Lucas Arabian tiveram um desempenho espetacular, sendo três vitórias em sete diretos no grupo único e o máximo de pontos que sofreram em um único sete foi oito.

Incrível, peguei minha primeira medalha de ouro em campeonatos internacionais ontem e agora a segunda. Estou muito feliz por isso ser aqui, no Brasil. Treinamos diariamente juntos aqui no CPB. Estamos evoluindo bem e formando uma dupla muito forte”, disse Arabian. “Sou classe 4 e o Lucas é classe 5, então a gente está bem forte. Temos que continuar treinando, acho que estamos bem preparados para o Mundial, o nosso objetivo. Com certeza, temos grandes chances de conseguir um bom resultadoanalisou Joyce.

O evento teve como patrocinador oficial as Loterias Caixa e seu programa de patrocínio individual que beneficia 91 atletas.

Próximos eventos

Outros dois eventos do Circuito Mundial de Tênis de Mesa serão sediados no Brasil em 2023, o WTT Youth Contender e o WTT Contender, ambos olímpicos e acontecerão na Arena Carioca I, no Rio de Janeiro-RJ. Bem como serão realizados entre os meses de junho e agosto do mesmo ano.

Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e ao ar livre
Centro Paralímpico Brasileiro – Imprensa CPB – Foto: Laura Borges

A volta de um calendário de eventos internacionais de tênis de mesa sediados no Brasil tem importância técnica, com a oportunidade de mais atletas brasileiros poderem buscar pontos no ranking mundial e se conectar com atletas e treinadores de todo o mundo, e de visibilidade e divulgação da nossa modalidade. É fundamental que os principais ídolos do tênis de mesa tenham uma rotina de proximidade com os fãs brasileiros”, disse o diretor da CBTM, Geraldo Campestrini.

Foto destaque: Laura Borges