A história do vôlei de praia nas Olimpíadas é relativamente recente, mas já repleta de grandes conquistas para o Brasil. Esse esporte foi o palco das primeiras medalhas femininas do país nos Jogos Olímpicos, com um ouro e uma prata conquistados em Atlanta 1996.

Desde a estreia do vôlei de praia nas Olimpíadas, o Brasil sempre garantiu uma medalha em cada edição, com pelo menos uma dupla brasileira no pódio. Essa sequência de sucesso foi interrompida em Tóquio 2020, quando o Brasil não conquistou nenhuma medalha, tanto no masculino quanto no feminino.

Embora seja sabido que o Brasil é uma das maiores potências no vôlei de praia, você conhece os medalhistas e como essa história começou nas Olimpíadas? Continue conosco para descobrir todos os detalhes!

Quando e onde o vôlei de praia se tornou um esporte olímpico?

O vôlei de praia fez sua estreia nos Jogos Olímpicos em 1996, em Atlanta. Na edição anterior, em 1992, em Barcelona, houve um torneio de exibição, que não foi considerado parte dos resultados oficiais.

A primeira edição do vôlei de praia nas Olimpíadas, em 1996, é lembrada com carinho pelos torcedores brasileiros, pois o país conquistou duas medalhas no torneio feminino. Jacqueline Silva e Sandra Pires levaram o ouro, enquanto Adriana Samuel e Mônica ficaram com a prata.

As medalhas das duas duplas femininas de vôlei praia em 1996 foram as primeiras conquistadas por mulheres brasileiras em toda a história das Olimpíadas.

Jacqueline Silva e Sandra

Depois do ouro com Jackie Silva e Sandra Pires, o Brasil voltou a conquistar três medalhas de ouro no vôlei de praia em Jogos Olímpicos, duas com duplas masculinas e uma com as mulheres.

Em Atenas, em 2004, Ricardo e Emanuel conquistaram o primeiro ouro do Brasil no vôlei de praia masculino. Já em 2016, no Rio de Janeiro, foi a vez de Alison Cerutti e Bruno Schmidt chegarem ao lugar mais alto do pódio.

Após 28 anos de espera, Ana Patrícia e Duda voltaram a colocar o Brasil no topo do pódio em Paris 2024. As jogadoras terminaram a competição de maneira invicta.

Quais países são os maiores campeões olímpicos de vôlei de praia?

O Brasil é o país com mais medalhas na história do vôlei de praia em Olimpíadas. As duplas brasileiras, tanto masculinas quanto femininas, somam 14 medalhas, duas a mais que os Estados Unidos.

Porém, as duplas norte-americanas levam vantagem no número de ouros, com sete, contra quatro de representantes do Brasil, e, por isso, aparecem no topo do quadro de medalhas do esporte.

Ao todo, 14 países já conquistaram medalhas olímpicas no vôlei de praia. Veja quem são eles e quantas vezes foram premiados!

Maiores campeões do vôlei de praia em Olimpíadas (masculino + feminino)

  1. Estados Unidos – 11 medalhas (7 de ouro)
  2. Brasil – 14 medalhas (4 de ouro)
  3. Alemanha – 4 medalhas (2 de ouro)
  4. Austrália – 3 medalhas (1 de ouro)
  5. Noruega – 2 medalha (1 de ouro)
  6. Suécia – 1 medalha (1 de ouro)
  7. China – 2 medalhas (0 de ouro)
  8. Espanha – 1 medalha (0 de ouro)
  9. Itália – 1 medalha (0 de ouro)
  10. ROC – 1 medalha (0 de ouro)
  11. Suíça – 3 medalhas (0 de ouro)
  12. Canadá – 2 medalha (0 de ouro)
  13. Letônia – 1 medalha (0 de ouro)
  14. Holanda – 1 medalha (0 de ouro)
  15. Catar – 1 medalha (0 de ouro)

Todos os pódios

Pódios masculinos

Olimpíadas Ouro Prata Bronze
Atlanta 1996 Karch Kiraly e Kent Steffes (Estados Unidos) Michael Dodd e Mike Whitmarsh (Estados Unidos) John Child e Mark Heese (Canadá)
Sydney 2000 Dain Blanton e Eric Fonoimoana (Estados Unidos) José Marco Melo e Ricardo Santos (Brasil) Axil Hager e Jörg Ahmann (Alemanha)
Atenas 2004 Ricardo Santos e Emanuel Rego (Brasil) Javier Bosma e Pablo Herrera (Espanha) Stefan Kobel e Patrick Heuscher (Suíça)
Pequim 2008 Todd Rogers e Phil Dalhausser (Estados Unidos) Márcio Araújo e Fábio Luiz Magalhães (Brasil) Ricardo Santos e Emanuel Rego (Brasil)
Rio 2016 Alison Cerutti e Bruno Schmidt (Brasil) Daniele Lupo e Paolo Nicolai (Itália) Alexander Brouwer e Robert Meeuwsen (Holanda)
Tóquio 2020 Anders Mol e Christian Sorum (Noruega) Viacheslav Krasilnikov e Oleg Stoyanovskiy (ROC) Cherif Younousse e Ahmed Tijan (Catar)
Paris 2024 David Ahman e Jonatan Hellvig (Suécia) Nils Ehlers e Clemens Wickler (Alemanha) Christian Sorum e Anders Mol (Noruega)

Pódios femininos

Olimpíadas Ouro Prata Bronze
Atlanta 1996 Jaqueline Silva e Sandra Pires (Brasil) Mônica Rodrigues e Adriana Samuel (Brasil) Natalie Cook e Kerri Pottharst (Austrália)
Sydney 2000 Natalie Cook e Kerri Pottharst (Austrália) Adriana Behar e Shelda Bedê (Brasil) Adriana Samuel e Sandra Pires (Brasil)
Atenas 2004 Kerri Walsh e Misty May (Estados Unidos) Adriana Behar e Shelda Bedê (Brasil) Holly McPeak e Elaine Youngs (Estados Unidos)
Pequim 2008 Kerri Walsh e Misty May (Estados Unidos) Tian Jia e Wang Jie (China) Xue Chen e Zhang Xi (China)
Londres 2012 Kerri Walsh e Misty May (Estados Unidos) Jennifer Kessy e April Ross (Estados Unidos) Juliana Silva e Larissa França (Brasil)
Rio 2016 Laura Ludwig e Kira Walkenhorst (Alemanha) Ágatha Bednarczuk e Bárbara Seixas (Brasil) April Ross e Kerri Walsh (Estados Unidos)
Tóquio 2020 April Ross e Alexandra Klineman (Estados Unidos) Taliqua Clancy e Mariafe Artacho del Solar (Austrália) Joana Heidrich e Anouk Vergé-Dépré (Suíça)
Paris 2024 Duda e Ana Patrícia (Brasil) Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson (Canadá) Nina Brunner e Tanja Hüberli (Suíça)

Quais duplas brasileiras conquistaram medalhas no vôlei de praia nas Olimpíadas?

Desde que o vôlei de praia se tornou um esporte olímpico, o Brasil jamais passou alguma edição dos Jogos Olímpicos sem conquistar medalhas no esporte.

Confira, a seguir, quais duplas que representaram o país foram premiadas e de quem foram as medalhas do vôlei de praia masculino e feminino brasileiro nas Olimpíadas.

Medalha de Ouro

  • Jacqueline Silva e Sandra Pires em Atlanta, em 1996
  • Ricardo e Emanuel em Atenas, em 2004
  • Alison e Bruno Schmidt no Rio de Janeiro, em 2016
  • Duda e Ana Patrícia em Paris, em 2024

Medalha de Prata

  • Adriana Samuel e Mônica Rodrigues, em Atlanta, em 1996
  • Zé Marco e Ricardo em Sydney, em 2000
  • Adriana Behar e Shelda em Sydney, em 2000
  • Adriana Behar e Shelda em Atenas, em 2004
  • Márcio Araújo e Fábio Luiz em Pequim, em 2008
  • Alison e Emanuel em Londres, em 2012
  • Ágatha e Bárbara Seixas no Rio de Janeiro, em 2016

Medalha de Bronze

  • Adriana Samuel e Sandra Pires em Sydney, em 2000
  • Ricardo e Emanuel, em Pequim, em 2008
  • Juliana e Larissa em Londres, em 2012

Vôlei de praia na Olimpíada de Paris 2024

O Brasil classificou duas duplas no masculino e duas duplas no feminino para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. No masculino, a dupla André Stein e George Wanderley foi 3ª colocada no Grupo D e avançou com uma vitória em três jogos. Entretanto, caíram nas oitavas de final para a dupla alemã, Ehlers e Wickler.

Também brasileiros, Arthur Lanci e Evandro Jr., fizeram uma primeira fase perfeita, sem perder sets e com três vitórias. Venceram nas oitavas de final, mas caíram nas quartas de final para a dupla sueca Ahman e Hellvig.

No feminino, Bárbara Seixas e Carol Solberg caíram nas oitavas de final após estarem invictas na fase de grupos. Elas perderam para a dupla australiana, Mariafe e Clancy.

Por fim, Duda Lisboa e Ana Patrícia fizeram uma fase de grupos perfeita, sem perder nenhum set, 100% de aproveitamento. Seguiu assim nas oitavas e quartas de final. A dupla passou nas semifinais pelas australianas Mariafe e Clancy.

Elas conquistaram a medalha de ouro ao vencer as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson na decisão da medalha de ouro.

Agora que você conhece toda a história do Vôlei de Praia nas Olimpíadas, aproveite para se aprofundar ainda mais no tema com nossos outros conteúdos: