E as notícias vão ganhando ares de novela! Desde que a PanAm Sports informou que a cidade de Barranquilla, na Colômbia, não iria mais receber os Jogos Pan 2027, outras candidatas iniciaram uma corrida contra o tempo para conseguir sediar o evento.
Se preparando para uma candidatura para a edição de 2031, São Paulo decidiu adiantar as suas tarefas para tentar ficar com o evento já em 2027. No entanto, recebeu a companhia de outras duas cidades na corrida pelos Jogos Pan-Americanos.
São Paulo quer receber Pan 2027 após saída de Barranquilla
SEME define prazo para enviar a candidatura ao Pan 2027
Depois que São Paulo demonstrou interesse em receber os Jogos Pan-Americanos 2027, outras duas cidades entraram na disputa. É o caso de Assunção, no Paraguai, e Lima, no Peru.
Acontece que a cidade paraguaia vai sediar o Pan Júnior de 2025, enquanto a peruana sediou o Pan 2019, sendo assim, ambas saem na frente da cidade brasileira por terem estruturas prontas para receber um evento às pressas.
Diante deste cenário, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) decidiu tomar uma atitude nessa disputa, já definindo o prazo para enviar a seu projeto de candidatura e concorrer à vaga.
Questionada pelo Esportelândia sobre o interesse em sediar o Pan 2027, a entidade respondeu em nota oficial que está adiantando a candidatura que seria de 2031 e que pretende enviar o projeto até junho para análise do Comitê Olímpico do Brasil.
Leia a nota completa da SEME
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) informa que um Grupo de Trabalho já atua no planejamento da candidatura de São Paulo para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, conforme divulgado em 04/01/2024. Com a perda do direito de Barranquilla de sediar o evento em 2027, a gestão municipal intensificou os estudos e avalia a possibilidade de antecipar a participação da Capital Paulista para organizar a próxima edição dos jogos. Um projeto deverá ser encaminhado até junho para análise do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- São Paulo ganha concorrência de mais duas cidades para sediar o Pan 2027
- Paris 2024 vai tomar medidas drásticas em relação à cerimônia de abertura no Rio Sena
- Olimpíada de Inverno da Juventude 2024 pode ter primeira atleta refugiada da história
- Brasil bate recorde de atletas para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude 2024
- Incentivo ao esporte! Comitê Brasileiro de Clubes triplica número de atletas em 2023
- Atleta brasileiro é pego no doping e perde medalha de ouro do Pan 2023
- Ginástica Artística: história, regras, movimentos e aparelhos
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.