Para quem busca compreender a origem desse gesto simbólico que se tornou uma tradição nos pódios esportivos, saiba que o criador é brasileiro. Veja aqui no Esportelândia a história da volta olímpica.
Adhemar Ferreira da Silva: o criador da volta olímpica
Adhemar Ferreira da Silva é um nome que ressoa nos corações dos amantes do esporte brasileiro e mundial. Não apenas o primeiro bicampeão olímpico do Brasil, mas também o pioneiro em superar a marca de 16 metros no salto triplo e, notavelmente, o criador da emblemática volta olímpica. Para quem busca compreender a origem desse gesto simbólico que se tornou uma tradição nos pódios esportivos, Adhemar Ferreira da Silva é a resposta.
Nascido em 29 de setembro de 1927, em São Paulo (SP), Adhemar começou sua jornada esportiva no São Paulo Futebol Clube em 1946. O interesse pelo atletismo foi despertado pela sonoridade da palavra “atleta”, levando-o a acompanhar um amigo ao clube, onde se apaixonou pela modalidade.
Ver essa foto no Instagram
Seu talento não foi imediato. Nas primeiras competições, Adhemar sempre ficava por último. No entanto, em 1947, ao conhecer o salto triplo, sua vida mudou. Na primeira tentativa, alcançou 12,8 metros, impressionando o treinador e conquistando o título paulista com 14,77 metros.
Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:
Em que ano surgiu a volta olímpica?
Sua primeira participação olímpica em Londres, em 1948, não foi brilhante, mas em Helsinki 1952, Adhemar escreveu seu nome na história ao quebrar o recorde mundial quatro vezes em uma tarde, saltando 16,05 m, 16,09 m, 16,12 m e 16,22 m. Em agradecimento ao público, realizou a icônica volta olímpica, tornando-se o primeiro a fazê-lo.
Em Melbourne 1956, conquistou seu segundo ouro olímpico com um salto impressionante de 16,35 metros. Além disso, estabeleceu outro recorde mundial nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, em 1955, ao saltar 16,56 metros.
Adhemar Ferreira da Silva não apenas brilhou nos Jogos Olímpicos, mas também deixou seu legado no esporte, sendo o precursor de um gesto que transcendeu fronteiras e modalidades. Sua contribuição para o atletismo e para o esporte em geral é lembrada anualmente no Troféu Adhemar Ferreira da Silva, evento que celebra sua grandiosa trajetória nos dias 05 a 07 de abril, em Bragança Paulista.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia:
- Lenda do UFC e Bellator, Cris Cyborg anuncia luta em outra arte marcial
- Esposa de Diego Ribas revela bastidor intenso da maior lesão do ex-craque do Flamengo
- Conheça David Ferreira: fisiculturista que bateu Ninja e Abomai para virar Pro no Arnold Brasil 2024
- Christian Horner confirma interesse de pilotos e dá veredito sobre situação de Verstappen
- [Exclusivo] Astro do Memphis Grizzlies, Mãozinha revela suas maiores inspirações na NBA
- Comentarista da WSL responde acusação de gesto obsceno contra Gabriel Medina
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.