Atualmente, os Jogos Olímpicos são o maior evento esportivo do mundo. Na Era Moderna, sua primeira edição aconteceu em 1896. Mas a sua real origem é datada de 776 a.C.
Em homenagem ao deus Zeus, as Olimpíadas da Antiguidade eram os mais importantes da Grécia Antiga, só que não eram os únicos. Existiam quatro torneios, sendo os outros: os Jogos Píticos, para Apolo, Jogos Nemeus, para Zeus e Herácles, e Jogos Ístmicos, para Poseidon.
Da mesma forma como é hoje, os quatro Jogos aconteciam em um ciclo de quatro anos, conhecido como Olimpíada. O maior e mais famoso deles é os Jogos Olímpicos.
Origem das Olimpíadas da Antiguidade
Naquela época, os Jogos se tratavam de festivais religiosos e atléticos. Era sempre realizado no templo de Olímpia. Como tudo da Grécia Antiga, o torneio havia ligações na mitologia grega.
Segundo a lenda, Reia, mãe de Zeus, teria o deixado sob os cuidados dos dáctilos, que eram cinco irmãos de Ida. Para entreter o bebê, os cinco fizeram uma corrida, com Héracles, o mais velho, sendo o vencedor, chegando na cidade de Olímpia primeiro.
Na comemoração, ele foi coroado com um ramo de oliveira, o que se tornou um símbolo olímpico. Desde então, a cada quinto ano, já que eram cinco irmãos, os Jogos foram disputados.
Há outros mitos que falam sobre a origem das Olimpíadas. Um deles, que é atribuído ao poeta grego Píndaro, fala que Héracles, esse sendo filho de Zeus, é o fundador dos Jogos Olímpicos. Ele é mais conhecido por Hércules, o nome latim dado pelos antigos romanos.
O deus grego teria sido desafiado pela deusa Hera a cumprir 12 trabalhos. O problema é que eles eram considerados irrealizáveis. Ao os completar, Héracles fez um festival para honrar seu pai, o que marcaria o início dos Jogos.
Não há um consenso entre os historiadores sobre a origem do festival, com outras lendas existindo sobre o assunto. O certo, no entanto, é que era uma homenagem para Zeus, acontecendo a cada quatro anos em Olímpia.
História das Olimpíadas da Antiguidade
Os registros mais antigos já encontrados sobre as Olimpíadas da Antiguidade são de 776 a.C. Apesar disso, há indícios de sua criação séculos antes, mas sem ser algo confirmado por historiadores.
Assim como sobre a origem, não um consenso de quando, de fato, se iniciou os Jogos Olímpicos. Não é possível afirmar a data certa para a primeira edição do torneio antigo.
Eventos esportivos do tipo não são uma exclusividade grega. É possível encontrar vestígios de festivais semelhantes no Egito Antigo, por exemplo. No entanto, as Olimpíadas da Antiguidade se tornaram o mais famoso, além de manter uma regularidade.
Foi Aristóteles quem calculou a data de 776 a.C., o que é aceitou pela maioria dos historiadores antigos. Achados arqueológicos confirmam que é um ano aproximado para o começo das Olimpíadas da Antiguidade.
É possível que os primeiros eventos do torneio aconteceram por volta de 700 a.C., mas não exatamente em 776 a.C.
O conceito de “trégua olímpica” também vem dessa época. Nesse período, a Grécia estaria sempre em guerra e a trégua permitiria que o local dos Jogos Olímpicos não fosse atacado.
Primeiros anos das Olimpíadas da Antiguidade
No começo, por cerca de 200 anos, a importância religiosa era apenas regional. Somente os gregos mais próximos de Olímpia competiam nos Jogos Olímpicos. Mas sempre com um grande prestígio envolvido.
Diferente do que acontece hoje em dia, o local era sempre o mesmo. Se atualmente há uma “disputa” para ser a cidade-sede das Olimpíadas, no passado diferentes grupos brigavam pelo controle do santuário de Olímpia.
Com o tempo, o reconhecimento foi aumentando e se espalhando pela Grécia. No século IV a.C., entre 600 e 501 a.C., foram criados os outros três Jogos que compõem os Jogos Pan-Helénicos: os Jogos Píticos, os Jogos Nemeus e os Jogos Ístmicos.
Mas as Olimpíadas da Antiguidade eram os de maior prestígio.
Grécia romana
A partir de 168 a.C., os romanos começaram a invadir e conquistar a Grécia. Isso resultou em um declínio na popularidades dos Jogos. Acredita-se que, nesse período, o festival pode ter sido negligenciado, mas continuou acontecendo.
Em 86 a.C., o general romano Sula saqueou o Áltis, um bosque sagrado que era considerado o núcleo de Olímpia. Era nesse local onde ficava uma enorme estátua de Zeus, de 12 a 15 metros de altura, feita por Fídias. A peça era uma das sete maravilhas do mundo antigo.
O intuito do saqueamento era para financiar uma guerra. Sula foi o único romano a cometer violência contra Olímpia. Em 80 a.C., para comemorar o sucesso na guerra, o general transferiu os Jogos para Roma. Com sua morte, dois anos depois, o evento voltou para Olímpia.
Últimos anos das Olimpíadas da Antiguidade
Mesmo com os problemas enfrentados, os Jogos Olímpicos continuaram acontecendo. E, no ano 67, sob o comando de Nero, o imperador foi declarado vitorioso em todas as provas que disputou, apenas de não ter vencido de fato.
O evento era para ter ocorrido em 65, mas foi adiado por vontade de Nero. Depois de seu assassinato, os juízes olímpicos precisaram devolver o valor do suborno feito pelo imperador e os Jogos daquele ano foram declarados nulos.
Após um período de sucesso no século II, houve um novo declínio no século III. Segundo a lista de vitoriosos das Olimpíadas da Antiguidade, feita por fontes modernas disponíveis, o festival continuou até o ano de 277.
No entanto, sem ter a mesma importância do passado, há muitas informações falhas ou perdidas do século III. A lista volta somente em 369, com o último que se tem informações tendo acontecido em 393, sob o imperador Teodósio I.
Naquele mesmo ano, o imperador proibiu a continuação dos Jogos Olímpicos. Cristão, seu argumento é de que se tratava de manifestações pagãs.
Participantes das Olimpíadas da Antiguidade
Sendo festivais gregos, havia a proibição de estrangeiros, também chamados de bárbaros, escravos e mulheres. Acredita-se que apenas a sacerdotisa de Deméter, deusa da colheita e da agricultura, tinha a permissão para estar no altar do estádio.
Assim como em muitas obras de artes antigas dos gregos, os participantes das Olimpíadas da Antiguidade ficavam nus. Orsippus, vencedor de uma corrida em 720 a.C., teria sido o primeiro corredor a ficar nu.
O fato dos atletas de atletismo e de luta estarem nus é visto como um dos motivos da proibição feminina na competição. No entanto, nos eventos equestres, os cavaleiros ou condutores de carruagens não precisavam ficar pelados.
Nesses casos, as mulheres poderiam participar, mas apenas para substituir os donos dos cavalos e das carruagens. Isso por que os campeões eram os donos e não os condutores. Ou seja, elas não participavam de fato da disputa nos locais.
As mulheres que infringisse a regra eram atiradas do alto do Monte Tipéon.
Foi criada uma competição exclusivamente feminina, os Jogos Heraea, dedicados à Hera, esposa de Zeus. Só que Pausânias, viajante grego do século II, conta a história de uma mulher, Calipatira, que usou roupas masculinas para entrar no ginásio.
Em 404 a.C., ela se disfarçou de treinador para poder ver seu filho, Psídoro de Túrio, lutar. Ao ver o filho vencer, acabou deixando o seu disfarce cair. Calipatira foi absolvida, por vir de uma família de campeões. Mas, desde então, os treinadores também precisaram ficar nus.
Meninos também podiam participar dos Jogos. A idade não é confirmada, mas estima-se que sejam jovens de 12 a 17 anos.
Competições das Olimpíadas da Antiguidade
As Olimpíadas da Antiguidade possuíam modalidades bem diferentes das atuais. Elas são separadas por corridas pedestres, corridas equestres, lutas, lançamento de disco, salto em distância e o pentatlo.
Corridas pedestres
Haviam quatro tipos de corridas: o estádio, o diaulo ou duplo estádio, o dólico e o hoplitódromo.
- Estádio: stadio em grego, é a prova mais antiga dos Jogos Olímpicos, e também a de maior prestígio. Se tratava de uma corrida de 192 metros rasos, o tamanho do estádio, de onde vem o nome. Seria a atual prova de 200 metros rasos;
- Diaulo: diaulos em grego, tem o dobro de distância da prova estádio, 384 metros. Atualmente, a prova mais semelhante é a de 400 metros rasos;
- Dólico: dolichos em grego, não há um consenso sobre a sua distância, mas seria uma corrida longa, sendo o equivalente de sete a 24 estádios;
- Hoplitódromo: era uma corrida com armas, com os atletas vestidos com o escudo, elmo e cnêmides (proteção para canelas e topo do joelho). Após 450 a.C., cnêmides não eram mais usados. A distância era de dois estádios.
Corridas equestres
Essas corridas eram de bigas, quadrigas ou de cavalos de sela. As bigas eram carroças de duas rodas, com dois cavalos a movendo. Já a quadriga se trata de uma carroça de quatro cavalos.
As corridas de carroças eram de 12 voltas no hipódromo, enquanto a de cavalo era de apenas uma. As provas eram:
- Keles: corrida para cavalos adultos;
- Kalpe: corrida com éguas;
- Corrida para cavalos mais novos, chamados de potros;
- Anabates: o cavaleiro corria ao lado do cavalo;
- Apene: corrida de carroças puxadas por mulas;
- Corridas de bigas;
- Corridas de quadrigas.
Lutas
Antigamente, na luta grega, o atleta precisava derrubar o adversário três vezes para ser o vencedor. O conceito de queda, na época, era de encostar as costas, ombros, quadril ou peito no chão, não há certeza sobre os joelhos.
Não havia uma limitação de tempo e era permitido partir os dedos do oponente. No entanto, os lutadores não podiam atacar os genitais do adversário ou realizar mordidas. Essa prova era chamada de pale.
No pugilato, o que seria o boxe grego antigo, os ataques eram apenas com os punhos. Os atletas enrolavam seus dedos com tiras de couro e a luta só terminava quando o oponente estava inconsciente ou levantava um dedo, para mostrar sua desistência.
Por último, o pancrácio era uma mistura entre a luta e o pugilato. As únicas exceções no combate era: enfiar os olhos nos dedos, atacar as genitais, arranhar ou morder. Só acabava quando um lutador desistia ou não tinha mais condições de continuar.
Nas três modalidades, havia provas para adultos e para os mais jovens.
Lançamento de disco
Semelhanto ao lançamento de disco atual, discos de pedra e metal já foram encontrados. O mais comum, no entanto, parece ser o de bronze. Não está claro se havia algum padrão, mas o peso mais encontrado é de 2 kg.
Lançamento de dardo
Também presente nas Olimpíadas da Antiguidade, o lançamento de dardo não é como atualmente. O dardo tinha a semelhança com uma lança, also que era muito usado na época. Mas a sua principal diferença para a atualidade é que havia uma tira de couro no centro. Os atletas prendiam dois dedos nessa tira, o lançando.
Salto em distância
Há uma clara diferença para o salto em distância atual: os atletas balançavam pesos, o que ajudava na distância alcançada. Há um debate se os saltos eram realizados com os atletas parados ou faziam uma corrida antes.
Pentatlo
O pentatlo moderno não é o mesmo do passado. Nas Olimpíadas da Antiguidade, os cinco eventos eram: corrida de estádio (quase 200 metros), salto em distância, lançamento de disco, lançamento de dardo e luta.
Não se sabe como eram decididos os vencedores do pentatlo. Todas as cinco provas eram feitas no mesmo dia, com a luta sendo a última. No entanto, também não há confirmação da ordem das outras quatro.
Principais perguntas sobre as Olimpíadas da Antiguidade
Como era o atletismo nas Olimpíadas da Grécia Antiga?
Com algumas provas bem semelhantes a atuais, como as corridas rasas, a diferença para essas modalidades é apenas a distância. No entanto, disputas como salto também já existiam, mas com uma execução diferente.
Lançamento de disco e de dardo estavam presentes nas Olimpíadas e faziam parte do pentatlo.
Quais as modalidades nas Olimpíadas da Antiguidade?
Corridas a pé e com cavalos eram disputadas, havia algumas modalidades de lutas, o lançamento de disco, de dardo, salto em distância e o pentatlo.
Qual a origem das Olimpíadas da Grécia Antiga?
Não é possível determinar a real origem, já que há várias lendas ligadas às Olimpíadas. Mas todas possuem ligações com os deuses gregos e é estimado que a primeira edição aconteceu nos anos 700 a.C. O ano mais aceito é de 776 a.C.
Como já aprendeu tudo sobre as Olimpíadas da Antiguidade, veja mais sobre os Jogos Olímpicos atuais:
- Saiba tudo sobre as Olimpíadas de Atenas 1896
- Carlo Airoldi: maratonista BOM DEMAIS impedido de disputar as Olimpíadas
- Saiba tudo sobre os Jogos Olímpicos Intercalares de 1906
- Vôlei nas Olimpíadas: Maiores campeões, recordes e história
- Saiba tudo sobre o Breaking, nova modalidade das Olimpíadas de Paris 2024