Com o encerramento da Liga das Nações 2024, algumas seleções do cenário mundial despontam como favoritas ao título e à medalha na Olimpíada de Paris 2024. Dessa forma, o Esportelândia traz para você as principais equipes nessa corrida.

O voleibol será disputado na South Paris Arena 1 e a estreia da modalidade está prevista para começar em 27 de julho, com os jogos da fase de grupos até o dia 4 de agosto. Na sequência, começa o mata-mata com as quartas de final. As semifinais estão previstas para os dias 7 e 8 de agosto.

A disputa pela medalha de bronze feminina será realizada em 10 de agosto. Por fim, a decisão pela medalha de ouro do torneio feminino acontece no dia 11 –  o mesmo da Cerimônia de Encerramento.

As cinco seleções favoritas ao título na Olimpíada de Paris 2024

volei
Volleyball World
  • Itália
  • Brasil
  • Sérvia
  • Turquia
  • Estados Unidos

Seleção Italiana

italia
VNL

Comandada por Julio Velasco, a Azzura chega como a grande favorita ao ouro olímpico. Durante o atual ciclo olímpico, a equipe de Paola Egonu e companhia vem fazendo boas campanhas na Liga das Nações – resultando em um bicampeonato do torneio.

No entanto, o ponto de atenção fica para o baixo desempenho na história dos Jogos Olímpicos, sem nunca ter conquistado o ouro. Além disso, no última campeonato europeu, a seleção amargou o 4º lugar, ao ser superada pela Holanda na disputa da medalha de bronze.

Seleção Brasileira

Pri Daroit, Natinha, Kisy ou Tainara… Quem deve ser cortada das Olimpíadas?
VNL

Sob os ensinos do tricampeão olímpico José Roberto Guimarães, o Time Verde e Amarelo chega como uma das favoritas ao ouro. Com a experiência conquistada por suas principais jogadoras, como Gabi Guimarães, Carol, Ana Cristina, Roberta e outras, o Brasil está mais forte neste ciclo.

Além disso, o retorno da bicampeã olímpica Thaísa é um diferencial. Campeã na Olimpíada de Pequim 2008 e Londres 2012, a jogadora vai em busca de seu terceiro ouro olímpico.

Seleção Sérvia

Sérvia
VNL

Atual bicampeã mundial, a Sérvia está na lista de equipes favoritas à medalha de ouro. O time europeu vem protagonizando bons resultados nas última competições, entre eles a vitória diante da Seleção Brasileira na final do Campeonato Mundial de 2022.

Somado a isso, o time de Tijana Boskovic esteve no pódio das últimas duas edições olímpicas (prata no Rio 2016 e bronze em Tóquio 2020) e foi vice-campeã do Campeonato Europeu 2023.

Seleção Turca

Turquia
VNL

Com um crescimento nos últimos quatro anos, a Turquia chega como uma das favoritas ao título nas Olimpíadas de Paris 2024. Ebrar Karakurt, Melissa Vargas, Eda Erdem, Zehra Gunes e Danielle Santarelli comandam a forte equipe turca.

Em 2023, a equipe conquistou o título da Liga das Nações, superando o Brasil na decisão, e o do Campeonato Europeu.

Estados Unidos

EUA
VNL

Apesar do ciclo olímpico com resultados adversos, os Estados Unidos seguem na lista de favoritos à medalha de ouro. Campeã na Olimpíada de Tóquio 2020, a Seleção Norte-americana defende o título e busca o bicampeonato.

Seleções que podem surpreender

  • Polônia
  • Japão
  • China

Seleção Polonesa

Polônia
VNL

Equipe comandada pelo italiano Stefano Lavarini, a Polônia vem surpreendendo o mundo do voleibol. Apesar de grande tradição na modalidade masculina, o vôlei feminino não era forte, até então.

O time é o atual 4º colocado na ranking da FIVB e soma bons resultados nas recentes edições da Liga das Nações, conquistando a medalha de bronze em 2023 e 2024, superando a Seleção Brasileira na última oportunidade. Vale ressaltar que, Lavarini foi responsável por levar a Coreia do Sul às semifinais dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Seleção Japonesa

Japão
VNL

Conhecido pelo volume de jogo, o Japão é mais um time que pode surpreender na Olimpíada de Paris 2024. A equipe eliminou o Brasil na semifinal da Liga das Nações neste ano e vem da conquista da medalha de prata na mesma competição.

Seleção Chinesa

China
VNL

Campeã olímpica nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a China é a última seleção listada entre as possíveis surpresas para a Olimpíada de Paris.

Após chegar como favorita em Tóquio 2020 e ser eliminada ainda na fase de grupos, a equipe asiática passou por um período de reconstrução, especialmente com a chegada de um novo treinador (Bin Cai). O recente retorno das campeãs olímpicas Zhang e Ting Zhu também chama atenção.

Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade: