Com o encerramento da Liga das Nações 2024, algumas seleções do cenário mundial despontam como favoritas ao título e à medalha na Olimpíada de Paris 2024. Dessa forma, o Esportelândia traz para você as principais equipes nessa corrida.
O voleibol será disputado na South Paris Arena 1 e a estreia da modalidade está prevista para começar em 27 de julho, com os jogos da fase de grupos até o dia 4 de agosto. Na sequência, começa o mata-mata com as quartas de final. As semifinais estão previstas para os dias 7 e 8 de agosto.
A disputa pela medalha de bronze feminina será realizada em 10 de agosto. Por fim, a decisão pela medalha de ouro do torneio feminino acontece no dia 11 – o mesmo da Cerimônia de Encerramento.
As cinco seleções favoritas ao título na Olimpíada de Paris 2024
- Itália
- Brasil
- Sérvia
- Turquia
- Estados Unidos
Seleção Italiana
Comandada por Julio Velasco, a Azzura chega como a grande favorita ao ouro olímpico. Durante o atual ciclo olímpico, a equipe de Paola Egonu e companhia vem fazendo boas campanhas na Liga das Nações – resultando em um bicampeonato do torneio.
No entanto, o ponto de atenção fica para o baixo desempenho na história dos Jogos Olímpicos, sem nunca ter conquistado o ouro. Além disso, no última campeonato europeu, a seleção amargou o 4º lugar, ao ser superada pela Holanda na disputa da medalha de bronze.
Seleção Brasileira
Sob os ensinos do tricampeão olímpico José Roberto Guimarães, o Time Verde e Amarelo chega como uma das favoritas ao ouro. Com a experiência conquistada por suas principais jogadoras, como Gabi Guimarães, Carol, Ana Cristina, Roberta e outras, o Brasil está mais forte neste ciclo.
Além disso, o retorno da bicampeã olímpica Thaísa é um diferencial. Campeã na Olimpíada de Pequim 2008 e Londres 2012, a jogadora vai em busca de seu terceiro ouro olímpico.
Seleção Sérvia
Atual bicampeã mundial, a Sérvia está na lista de equipes favoritas à medalha de ouro. O time europeu vem protagonizando bons resultados nas última competições, entre eles a vitória diante da Seleção Brasileira na final do Campeonato Mundial de 2022.
Somado a isso, o time de Tijana Boskovic esteve no pódio das últimas duas edições olímpicas (prata no Rio 2016 e bronze em Tóquio 2020) e foi vice-campeã do Campeonato Europeu 2023.
Seleção Turca
Com um crescimento nos últimos quatro anos, a Turquia chega como uma das favoritas ao título nas Olimpíadas de Paris 2024. Ebrar Karakurt, Melissa Vargas, Eda Erdem, Zehra Gunes e Danielle Santarelli comandam a forte equipe turca.
Em 2023, a equipe conquistou o título da Liga das Nações, superando o Brasil na decisão, e o do Campeonato Europeu.
Estados Unidos
Apesar do ciclo olímpico com resultados adversos, os Estados Unidos seguem na lista de favoritos à medalha de ouro. Campeã na Olimpíada de Tóquio 2020, a Seleção Norte-americana defende o título e busca o bicampeonato.
Seleções que podem surpreender
- Polônia
- Japão
- China
Seleção Polonesa
Equipe comandada pelo italiano Stefano Lavarini, a Polônia vem surpreendendo o mundo do voleibol. Apesar de grande tradição na modalidade masculina, o vôlei feminino não era forte, até então.
O time é o atual 4º colocado na ranking da FIVB e soma bons resultados nas recentes edições da Liga das Nações, conquistando a medalha de bronze em 2023 e 2024, superando a Seleção Brasileira na última oportunidade. Vale ressaltar que, Lavarini foi responsável por levar a Coreia do Sul às semifinais dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Seleção Japonesa
Conhecido pelo volume de jogo, o Japão é mais um time que pode surpreender na Olimpíada de Paris 2024. A equipe eliminou o Brasil na semifinal da Liga das Nações neste ano e vem da conquista da medalha de prata na mesma competição.
Seleção Chinesa
Campeã olímpica nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, a China é a última seleção listada entre as possíveis surpresas para a Olimpíada de Paris.
Após chegar como favorita em Tóquio 2020 e ser eliminada ainda na fase de grupos, a equipe asiática passou por um período de reconstrução, especialmente com a chegada de um novo treinador (Bin Cai). O recente retorno das campeãs olímpicas Zhang e Ting Zhu também chama atenção.
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade:
- Assistente de Bernardinho, Helio Griner abre o jogo sobre Gabi Guimarães: “Ela talvez seja…”
- Luizomar de Moura recebe notícia devastadora sobre as Olimpíadas
Repórter do Esportelândia desde 2024. Formada em arbitragem pela Federação Paulista de Voleibol. Fundadora e administradora da página Passe Na Mão, uma das maiores referência de voleibol feminino do país.