Nyjah Huston é considerado o melhor skatista de todos os tempos. Além de ser famoso devido ao skate, Nyjah também é conhecido pelo seu estilo de vida: festas, carros e casas luxuosas.

O maior medalhista de ouro na história dos X-Games chegou na Olimpíada de Paris como o favorito para vencer. No entanto, enfrentou dois dos melhores skatistas do mundo, Yuto Horigome e Jagger Eaton. O japonês acabou conquistando a medalha de ouro na última chance de acertar uma manobra que pontuasse o suficiente para tomar o 1 º lugar.

Nyjah, por sua vez, ficou em 3º e com a medalha de bronze, uma cor que não está acostumado a ter no peito. Seu compatriota, Jagger Eaton, ficou com a prata. Polêmicas cercaram o resultado, e Huston foi o mais atingido por isto.

O que aconteceu na final da Olimpíada de Paris 2024?

Nyjah Huston foi roubado em Paris 2024? A polêmica do GOAT do skate street
Na foto, os três skatistas que fizeram o pódio: Yuto, Jagger e Nyjah – (IconSport)

Nyjah Huston e Jagger Eaton estavam uma batalha à parte da final. Os dois skatistas haviam se distanciado dos demais competidores e parecia que a briga pelo ouro seria entre dois dos melhores skatistas do mundo. Mas, assim que ambos erraram suas tentativas de manobra na reta final, Yuto Horigome ressurgiu na disputa.

O japonês aproveitou os erros de ambos e foi para a maior nota na história do skate na Olimpíada (97,14) e o suficiente para desbancar Jagger Eaton, que estava em 1º no momento da manobra. Consequentemente, Nyjah Huston foi empurrado para o 3º lugar.

A pontuação chamou atenção. Muitos fãs julgaram que a nota foi muito alta, outros conspiraram falando que os juízes favoreceram à Yuto. O mais afetado foi Nyjah, que além de perder o 1º lugar para Jagger minutos antes, acabou na posição mais baixa do pódio.

Como Nyjah Huston se tornou o melhor skatista de todos os tempos?

Nyjah Huston foi roubado em Paris 2024? A polêmica do GOAT do skate street
Nyjah Huston competido na Olimpíada em Paris 2024 – (IconSport)

Nyjah Huston nasceu em Davis, Califórnia. Criado em um estilo de vida rastafári rigoroso por seu pai, Adeyemi Huston, o jovem skatista e seus irmãos eram veganos e foram educados em casa por sua mãe, Kelle.

Em 2004, seus pais compraram um parque de skate indoor em Woodland, na Califórnia, onde Nyjah passava todo o seu tempo praticando.

Dois anos depois, seu pai decidiu abruptamente se mudar para Porto Rico com a família, o que causou problemas com o patrocinador de Nyjah, a Element Skateboards, pois ele não podia participar de vídeos e eventos com o restante da equipe.

Enquanto estavam em Porto Rico, os pais se separaram e sua mãe voltou para a Califórnia com seus irmãos. Como Adeyemi era seu gerente e filmaker na época, Nyjah ficou com o pai e não viu sua mãe por um ano.

Nyjah volta a ter relação com os patrocinadores e se torna um fenômeno

Nyjah Huston, ao retornar para a Califórnia depois de Kelle Huston conseguir a custódia do filho, começou a participar de campeonatos e vídeos. Em 2012, participou da primeira edição de Street League (SLS) e desde então ganhou inúmeros prêmios e campeonatos da entidade esportiva, incluindo o campeonato mundial nomeado de Super Crown World Championship em 2010, 2012, 2014 e 2017.

Nyjah em 2024, além de competir na Olimpíada e conquistar a medalha de bronze, se tornou o maior medalhista de ouro na história dos X-Games, com 15 medalhas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por JAH (@nyjah)

Siga no mundo do skate e confira nossos outros conteúdos sobre a modalidade.