Entre as diversas conquistas das mulheres do Brasil no futebol, poucos momentos são tão emblemáticos quanto suas participações nas Olimpíadas. De fato, algumas das melhores jogadoras da Seleção Brasileira da história deixaram suas marcas indeléveis.
Marta, Cristiane, Formiga e Pretinha são nomes que se destacam não apenas por seus feitos individuais, mas também por moldarem o caminho do esporte feminino brasileiro em competições de alcance global.
Conheça as melhores jogadoras da Seleção Brasileira
Marta
Marta conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2003 e 2007, com a Seleção Brasileira, liderando a artilharia com 12 gols neste último. Além disso, ganhou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008, anotando três tentos em cada edição.
Em 27 de setembro de 2007, durante a semifinal da Copa do Mundo de Futebol Feminino, na China, contra os EUA, a atleta marcou o gol mais bonito da competição, considerado por muitos o mais belo da história do torneio.
Esse gol ajudou o Brasil a chegar pela primeira vez à final da Copa, onde a equipe ficou em 2º lugar. Marta foi escolhida a melhor jogadora do torneio, recebendo o prêmio Bola de Ouro, além de ser a artilheira com 7 gols.
Em 2015, se tornou a maior artilheira da história da Copa do Mundo de Futebol Feminino, com 15 gols, e também a maior artilheira da Seleção Brasileira, com 117 tentos, superando Pelé, que tem 95 marcados.
No Mundial de 2019, na França, Marta superou a marca de Miroslav Klose, tornando-se a maior goleadora em Copas do Mundo, tanto masculinas quanto femininas, com 17 gols, uma marca jamais alcançada por outro jogador.
Em abril de 2024, Marta anunciou que aquele seria seu último ano defendendo a Seleção, com a aposentadoria prevista para 2025, mas ainda disputaria as Olimpíadas de Paris, seu último torneio pelo país.
Marta é a maior artilheira de todas as Copas do Mundo femininas, com 17 gols, dos quais 16 foram com a perna esquerda. No total, são 10 gols com a bola rolando e sete de pênalti.
Nos Jogos Olímpicos, Marta, que é uma das melhores jogadoras da Seleção Brasileira, marcou três gols em 2004, três em 2008, dois em 2012, dois em 2016 e três em 2020.
Cristiane
Cristiane aparece na lista das melhores jogadoras da Seleção Brasileira e tem uma longa história com a camisa verde e amarela. Convocada pela primeira vez aos 15 anos, em 2001, participou de várias competições importantes.
Nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, conquistou a medalha de prata e marcou cinco gols, sendo artilheira da competição. Em 2007, foi vice-campeã na Copa do Mundo e ganhou ouro nos Jogos Pan-Americanos, no Rio.
Nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, novamente levou prata e marcou cinco gols, repetindo a artilharia. Em 2011, foi eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, marcando apenas dois gols.
Três anos depois, participou do Mundial, no Canadá, e ganhou ouro nos Jogos Pan-Americanos. Nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, tornou-se a maior artilheira da história do torneio, com dois gols na competição.
Em 2019, na Copa do Mundo na França, seu gol foi eleito o mais bonito do campeonato. Sob a gestão da treinadora Pia Sundhage, Cristiane foi deixada de fora dos Jogos Olímpicos de 2020 e da Copa do Mundo de 2023.
Com a saída de Pia, voltou a ser convocada pelo técnico Arthur Elias.
Formiga
Formiga, ou Miraildes Maciel Mota, teve uma carreira notável na Seleção Brasileira de Futebol Feminino, destacando-se especialmente nos Jogos Olímpicos.
Estreando na Seleção principal em 1995, tornou-se a única jogadora a participar de sete edições consecutivas das Olimpíadas, de Atlanta 1996 a Tóquio 2020.
Nos Jogos Olímpicos de 1996 e 2000, Formiga ajudou o Brasil a alcançar o 4º lugar. Em Atenas 2004, a seleção conquistou a prata, com Formiga marcando dois gols.
Repetiram a façanha em Pequim 2008, ganhando outra prata, com Formiga contribuindo com um gol.
Em Londres 2012, a Seleção foi eliminada nas quartas de final, mas a atleta manteve-se como peça central na equipe. Nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio, o Brasil terminou em 4º quarto lugar.
Finalmente, em Tóquio 2020, fez história como a jogadora com mais participações olímpicas, mas o Brasil foi eliminado nas quartas de final.
Além dos sucessos olímpicos, Formiga, que é uma das melhores jogadoras da Seleção Brasileira, participou de sete Copas do Mundo, estabelecendo recordes e mostrando uma longevidade impressionante.
Anunciou sua aposentadoria da seleção em 2021, deixando um legado significativo e sendo amplamente reconhecida como uma das maiores jogadoras da história do futebol feminino.
Pretinha
Com apenas 16 anos, Pretinha se destacou em um jogo treino da Seleção Brasileira em 1991, o que lhe garantiu um lugar na equipe para a primeira Copa do Mundo da FIFA, na China, marcando sua primeira viagem fora do estado do Rio de Janeiro.
Sendo uma das melhores jogadoras da Seleção Brasileira, teve uma carreira notável no futebol feminino, jogando de 1991 a 2014, participando de quatro Copas do Mundo e quatro Olimpíadas, incluindo campanhas que resultaram em medalhas de prata em 2004 e 2008.
Em 2003, uma lesão no joelho a afastou da Copa do Mundo daquele ano. Pretinha foi vice-campeã olímpica e artilheira em Atenas 2004. Nos Mundiais, marcou um gol em 1995, três em 1999 e um em 2007, contribuindo para o vice-campeonato.
Convocada pela última vez em 2014, encerrou sua carreira em 2015 como a segunda maior artilheira em Jogos Olímpicos.
Ao longo de sua carreira, Pretinha foi fundamental nas campanhas olímpicas e na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2003.
Nos Jogos Olímpicos, marcou quatro gols em 1996, sendo a artilheira da competição, um em 2000 e três em 2004. Sua história entre as melhores jogadoras da Seleção Brasileira e a dedicação no dia a dia abriram portas para futuras gerações de jogadoras.
Agora que você já conhece as melhores jogadoras da Seleção Brasileira na história das Olimpíadas, aproveita para se aprofundar em nossos outros conteúdos:
- Olimpíadas: história, curiosidades, edições e medalhas
- Olimpíadas da Antiguidade: história e modalidades disputadas
- Maiores medalhistas das Olimpíadas na história [2024]
- Maiores cestinhas das Olimpíadas na história
- Os 8 melhores filmes e séries de esportes da Netflix para assistir em ano de Olimpíadas
Ver essa foto no Instagram
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.