Pioneiro da patinação no gelo no país e grande nome da modalidade, Gabriel Ohnmatch faleceu neste sábado (3), aos 23 anos anos de idade na Suíça.
De acordo com informações blog especializado em esportes de inverno “Brasil Zero Grau”, o principal nome da patinação de velocidade brasileira foi encontrado sem vida, pela sua mãe, em sua residência, em Schaffhausen, na Suíça.
Em entrevista exclusiva ao GE, Fátima, mãe de Gabriel, falou sobre o pioneirismo de Gabriel Ohnmatch na patinação de gelo do país.
“Gabriel iniciou na patinação de gelo para o Brasil. Representou o Brasil com muito orgulho. Deixou de representar a Alemanha, porque o coração sempre bateu pelo Brasil.”
🚨⚠️ LUTO
Gabriel Ohnmatch, pioneiro da patinação no gelo do Brasil morre aos 23 anos na Suíça.
O patinador foi encontrado sem vida pela mãe em apartamento.
🗞 Globo Esporte
📸 Divulgação/CBDG pic.twitter.com/0QVe30FXV3— Esportudo – O esporte acontece aqui! (@EsportudoBR) February 3, 2024
Luto na patinação! Veja a trajetória de Gabriel Ohnmatch no esporte
Nascido na Alemanha, Gabriel Ohnmatch é filho de mãe brasileira e pai alemão. Optando por defender o Brasil, com apenas 15 anos de idade, o atleta se tornou um dos primeiros patinadores de gelo no país.
Ajudando o Brasil recuperar a filiação junto à União Internacional de Patinação, Gabriel Ohnmatch participou de competições de patinação no gelo entre 2015 e 2017. No entanto, nos últimos anos, o ex-atleta optou por se afastar do esporte, ingressando na faculdade de química.
Ainda durante o contato com o GE, Fátima falou sobre a relação do pioneiro da patinação no gelo com o esporte. Inclusive, a mãe de Gabriel Ohnmatch chegou a revelar sobre uma possível volta do atleta a competir na modalidade.
“O Gabriel guardava os uniformes do Brasil em uma gaveta. Ele me dizia: “Quero voltar, nem que seja pra treinar crianças.” O amor dele pelo esporte foi muito grande e o meu também, sempre junto, levando-o para todos os lugares. Sempre me dizia que voltaria, não voltaria como alto rendimento, mas tinha muitos projetos. Tinha muitos planos, infelizmente ele se foi. É uma perda muito grande.”