As Olimpíadas acontecem a cada quatro anos, com a primeira da era moderna acontecendo em Atenas 1896. Nos anos seguintes, aconteceram também os Jogos Olímpicos de Paris 1900 e St. Louis 1904.

Só que essas duas edições foram consideradas um fracasso. Ambas foram realizadas durante meses e ocorreram nas exposições mundiais que aconteceram nas cidades nesse ano.

Para tentar um novo sucesso, como em Atenas 1896, foi criado os Jogos Olímpicos Intercalares de 1906. Venha entender mais sobre isso.

Jogos Olímpicos Intercalares de 1906

undefined
Poster dos Jogos Olímpicos Intercalares de 1906. Reprodução

Na época, o evento era chamado de Segundo Jogos Olímpicos Internacional em Atenas. A ideia é que esse torneio acontecesse de forma intercalada com todas as Olimpíadas, sempre na capital grega, mas a ideia não seguiu em frente.

O plano foi feito em 1901, já após Paris 1900, onde a organização não foi boa. Além disso, o público foi baixo, dividindo as atenções com a exposição mundial. Para piorar, em St. Louis 1904, o mesmo aconteceu.

Mas os Jogos Olímpicos Intercalares de 1906 seriam em Atenas e o povo grego sempre mostrou muita animação com o torneio. A ideia dessa competição, aliás, surgiu deles, com Pierre de Coubertin, idealizar das Olimpíadas modernas, sendo contra.

Só que com os Jogos de Paris não tendo o mesmo sucesso, o Comitê Olímpico Internacional (COI) permitiu a realização dos Jogos Intercalares. Diferente dos dois antes, o torneio foi um sucesso de público, ocorrendo entre 22 de abril e 2 de maio.

Salvação do movimento olímpico

Não havia uma grande experiência com a organização de eventos esportivos tão grandes. Isso já fez com que confusões com o calendário acontecesse em Atenas 1896. Na época, a Grécia usava o calendário juliano e não o gregoriano, causando confusão na data de início dos Jogos.

Para Paris 1900, a organização também esteve longe daquilo que é esperado do COI atualmente. Com o mesmo acontecendo em St. Louis 1904. Isso fez com que o movimento olímpico passasse por um péssimo momento.

Após os torneio terem sido considerados fracassos, o COI resolveu apoiar completamente a realização dos Jogos Olímpicos Intercalares de 1906. E o evento foi um grande sucesso.

Atraindo um grande interesse do público, é considerado um evento que marca o início das Olimpíadas como a conhecemos hoje. No entanto, o torneio não é reconhecido pelo COI como Jogos Olímpicos de Verão, sendo tratado apenas como uma edição extraordinária.

Mesmo que a ideia de manter os Jogos Intercalares não tenha dado certo, o seu sucesso foi usado nas próximas edições. O torneio aconteceu em poucos dias, sem se arrastar por meses, como havia acontecido em Paris 1900 e St. Louis 1904.

Londres 1908 ainda aconteceu no espaço de meses, mas isso mudou de vez em Estocolmo 1912. A partir de então, as Olimpíadas continuam acontecendo apenas em um período de cerca de duas semanas.

Esportes dos Jogos Olímpicos Intercalares de 1906

Saiba tudo sobre os Jogos Olímpicos Intercalares de 1906
O final da maratona no Estádio Panathinaiko. Reprodução

Apesar de ter uma organização diferente, os esportes disputados eram os mesmos das Olimpíadas. Com exceção de cabo de guerra, todos os outros ainda estão presentes no programa olímpico atual.

Com 78 eventos, os esportes disputados foram:

Participantes dos Jogos Olímpicos Intercalares de 1906

undefined
A esgrima foi disputada no edifício Zappeion. Reprodução

Se na primeira edição das Olimpíadas apenas homens puderam competir de forma oficial, houve a permissão para mulheres em um esporte nos Jogos Olímpicos de 1906.

Entre os 13 esportes, apenas o tênis tinha um evento feminino. Só que também tinha a disputa em duplas mistas, fazendo com que duas mulheres fossem campeãs. Todos os outros eventos, eram apenas para homens.

O resultado era uma diferença absurda entre a quantidade de atletas femininas e atletas masculinos. Foram 854 ao todo, 848 sendo homens e apenas seis mulheres, cindo de 20 países.

Países participantes dos Jogos Olímpicos Intercalares de 1906

Naquela época, não era tão fácil viajar como hoje em dia. Por isso, a maioria dos atletas são da Grécia, com 321. Nenhum outro país conseguiu levar mais de 100 competidores.

  • Alemanha
  • Austrália
  • Áustria
  • Bélgica
  • Canadá
  • Dinamarca
  • Egito
  • Estados Unidos
  • Finlândia
  • França
  • Grã-Bretanha
  • Grécia
  • Holanda
  • Hungria
  • Itália
  • Noruega
  • Suécia
  • Suíça
  • Turquia
  • Reino da Boêmia

A história mais interessante dos Jogos Olímpicos Intercalares de 1906

Peter O\'Connor competing in the 1906 Olympics.
Peter O'Connor nos Jogos Olímpicos Intercalares de 1906. Divulgação/Arquivo Nacional Irlandês

A Grã-Bretanha disputa com atletas da Inglaterra, Escócia, País de Gales, Guernsey, Jersey, Ilha de Man e Irlanda do Norte. No entanto, no passado, a Irlanda também fazia parte desse grupo.

Em 1906, Peter O'Connor, irlandês, foi colocado no time da Grã-Bretanha. Mas ele havia sido inscrito para competir pela Irlanda. Com uma mudanças nas regras, permitindo apenas países com um Comitê Olímpico, isso não foi possível. Por conta disso, foi colocado como membro da Grã-Bretanha.

O atleta venceu uma medalha de ouro e uma de prata, ambas no atletismo. Como protesto, ele escalou o mastro e içou a bandeira irlandesa. Durante o seu protesto, outros atletas o apoiaram, ficando ao redor do mastro e não permitindo que sua ação fosse impedida.

Personagens interessantes dos Jogos Olímpicos Intercalares de 1906

  • Paul Pilgrim, o atleta venceu os 400 e 800 metros rasos, o que só seria repetido anos depois, em Montreal 1976, por Alberto Juantorena;
  • Billy Sherring, para disputar a maratona, o canadense morou na Grécia por dois meses, para se acostumar com as condições locais, vencendo a prova mais tarde;
  • Verner Järvinen, não apenas o primeiro finlandês nas Olimpíadas, mas também o primeiro medalhista de ouro do país.

Quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos Intercalares de 1906

GREECE: Athens 1906 Olympic Games, ...
Medalha dos Jogos de 1906. Reprodução

Seguindo como uma Olimpíada, os Jogos Olímpicos Intercalares de 1906 distribuiu medalhas. Elas, no entanto, não são mais reconhecidas pelo COI.

País Ouro Prata Bronze Total
França 15 9 16 20
Estados Unidos 12 6 6 24
Grécia 8 13 13 34
Grã-Bretanha 8 11 5 24
Itália 7 6 3 16
Alemanha 4 6 5 15
Suíça 4 3 1 8
Áustria 3 3 3 9
Dinamarca 3 2 1 6
Suécia 2 5 7 14
Hungria 2 5 3 10
Bélgica 2 1 3 6
Finlândia 2 1 1 4
Canadá 1 1 0 2
Noruega 1 1 0 2
Equipe mista 0 2 0 2
Holanda 0 1 2 3
Austrália 0 0 3 3
Reino da Boêmia 0 0 2 2

Já que aprendeu mais sobre os Jogos Olímpicos Intercalares de 1906, que tal conhecer outros de nossos conteúdos sobre as Olimpíadas: