O Brasil conseguiu a classificação para a Olimpíada de Paris 2024 derrotando a Letônia na final do Pré-Olímpico. A vitória significou mais do que a classificação para um dos maiores torneios do mundo. Com várias estrelas no time, incluindo jogadores que estiveram na NBA em 2023, como Gui Santos e Mãozinha Pereira, o Brasil chega com moral em Paris.

O Esportelândia foi atrás de alguns dos personagens da classificação para o torneio. Tiago Splitter conversou sobre o significado da Olimpíada e como o Brasil deve se comportar parar medalhar. Por outro lado, Mãozinha Pereira foi mais emocional, explicou o motivo de acreditar numa medalha do Brasil na Olimpíada, a trajetória na NBA e muito mais em entrevista exclusiva.

Entrevista exclusiva com Mãozinha Pereira: jogador da Seleção Brasileira de basquete masculino

Após o Brasil derrotar o fantasma da Copa do Mundo de 2023, a Letônia, para chegar na Olimpíada de Paris, agora terá de enfrentar três dificílimas seleções no dito grupo da morte do basquete masculino nos Jogos Olímpicos.

O primeiro compromisso é contra a França, de Rudy Gobert e Victor Wembanyama, astros da NBA que Mãozinha já enfrentou. E mesmo a seleção do país-sede sendo uma potência, o brasileiro não encara de cabeça baixa: vão entregar tudo o que têm.

Se o máximo que a gente tiver que ganhar dos caras é de 20 [pontos], a gente vai entregar isso. O máximo que a gente tiver que perder é de 2 [pontos], vamos perder apenas disso. Mas sempre entregando o nosso máximo e tentando fazer o melhor jogo que pudermos.

Mãozinha sabe como quer contribuir para o Brasil na Olimpíada

O final da temporada do Memphis Grizzlies na NBA não foi o que a franquia e nem os fãs desejavam, mas foi o que o telespectador brasileiro gosta de ver: um compatriota brilhando no maior palco possível.

Agora, replicando um pouco do papel que teve nos Grizzlies, Mãozinha Pereira pode sair do banco para fazer a diferença.

Espero que na Olimpíada eu consiga ser essa “carta na manga” que os adversários não esperam nada, mas vai lá e mostra que não pode bobear com rebote de ataque, senão vai tomar um rebodunk na cabeça. Não pode bobear, senão vai tomar uma ponte aérea com falta e cesta. Não pode subir mole, senão vai tomar um toco.

[Exclusiva] Mãozinha Pereira manda recado sobre Seleção Brasileira em Paris 2024: "Vai ser bonito de ver"
Mãozinha aquecendo com a Seleção Brasileira (Divulgação/ @Mãozinha_45)

Em 2024, Mãozinha não tem contrato na NBA, mas espera voltar à maior liga de basquete do mundo

Os dois contratos assinados por Mãozinha foram temporários, mas isto não quer dizer que não possa retornar à NBA quando a oportunidade surgir.

Segundo o jogador, existiam algumas conversas com equipes para disputar a Summer League, torneio que jovens recém-draftados, promessas e jogadores estabelecidos na liga disputam antes dos treinamentos intensos para a temporada começarem.

No entanto, as negociações esfriaram com a campanha do Brasil no Pré-Olímpico, onde Mãozinha investiu todo seu tempo, fé e esforço físico.

É o que eu planejo [voltar à NBA]. Ainda não tenho nada fechado. Estou esperando confirmações. Hoje tem murmurinhos aqui e ali. Talvez eu fosse jogar a Summer League, se a gente não classificasse. Mas para mim nunca nem teve essa opção. Para mim era sempre: ‘Ah, a gente vai para o Pré-Olímpico? Então, a gente vai para Olimpíada’.

Na minha cabeça sempre foi assim. Quem está comigo sabe como eu sou, acreditei desde o início. As negociações com times da Summer League acabaram ficando um pouco mais para trás. Vamos ver como vai ser. Ainda não posso prometer nada, porque nem eu sei. Mas eu quero estar na NBA.

[Exclusiva] Mãozinha Pereira manda recado sobre Seleção Brasileira em Paris 2024: "Vai ser bonito de ver"
Mãozinha enterrando contra o Orlando Magic (Icon Sport)

Os 20 dias foram suficientes para Mãozinha mostrar seu talento na NBA

Com três atuações que levaram o brasileiro fã de basquete à loucura na NBA, Mãozinha acredita que conseguiu mostrar um pouco do seu estilo de jogo e que merece uma chance.

Contra o Philadelphia 76ers, foram 13 pontos e 11 rebotes – um duplo-duplo. Enfrentando o Orlando Magic, o brasileiro terminou a partida com sete pontos, oito rebotes, três tocos, 3/4 lances livres certos e 40% de aproveitamento em arremessos de quadra.

Por último, em sua melhor noite em pontos na NBA, contra o Detroit Pistons, Mãozinha Pereira fez 17 pontos, capitalizou nove rebotes, um roubo de bola e um toco.

Eu acredito que joguei bem o suficiente para mostrar um pouco do meu basquete, mostrar que eu tenho uma chance.

[Exclusiva] Mãozinha Pereira manda recado sobre Seleção Brasileira em Paris 2024: "Vai ser bonito de ver"
Mãozinha Pereira e Gui Santos no pós-jogo de Grizzlies x Warriors (Divulgação/NBA)

Mãozinha manda recado para o Brasil da estreia nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Como parte da entrevista, pedimos que Mãozinha deixasse uma mensagem para todos os brasileiros que irão acompanhar a Seleção Brasileira nos confrontos da fase de grupos nos Jogos Olímpicos.

Para o Brasil, queria dizer que a gente está sempre aqui batalhando o máximo que pudermos. Vamos ver como vai ser, mas pode ter certeza que a gente vai entregar tudo! E vai ser bonito de ver! Então, esperem grandes coisas da Seleção Brasileira.