O futuro do boxe olímpico está sob ameaça. Durante uma coletiva de imprensa realizada na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lausanne, Suíça, o Diretor de Esportes do COI, Kit MacConnell, lançou uma bomba ao declarar que não poderá ter boxe no programa olímpico sem uma condição. Entenda o caso.

Boxe corre sério risco de ficar de fora da próxima Olimpíada

Divulgação
Divulgação

Kit MacConnell declarou que “não poderemos ter boxe no programa LA2028 sem um novo órgão trabalhando em parceria com o COI”.

Segundo MacConnell, falando após a reunião do Conselho Executivo do COI, a Associação Internacional de Boxe (AIBA) não terá qualquer participação caso a nobre arte seja incluída nos Jogos Olímpicos de LA28. A menos que um novo órgão de boxe esteja em colaboração com o COI, a presença do boxe em LA28 está comprometida.

Após o COI se retirar da governança da nobre arte em abril de 2023 devido ao não cumprimento das condições pela AIBA, o futuro do esporte nas Olimpíadas ficou em suspenso. Desde então, a nobre arte tem sido gerenciada por um órgão independente ligado ao COI.

Para os Jogos de Paris 2024, o boxe está no programa, mas os eventos classificatórios agora são responsabilidade do COI. No entanto, a AIBA recorreu da decisão do COI, com o caso em andamento no Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS).

Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:

  1. Surf
  2. Fisiculturismo
  3. Automobilismo
  4. Artes marciais
  5. Atletismo
  6. Basquete
  7. Tênis
  8. Vôlei

Futuro do boxe olímpico incerto após Jogos de Paris

Hebert Conceição foi campeão do peso médio de boxe nos Jogos de Tóquio
Hebert Conceição foi campeão do peso médio de boxe nos Jogos de Tóquio

A World Boxing busca o reconhecimento do COI para representar a nobre arte nas Olimpíadas. O futuro do boxe olímpico permanece incerto. Com Paris 2024 no horizonte, onde a nobre arte estará presente, a gestão das competições será realizada pelo COI. As decisões após os Jogos de Paris 2024 determinarão o destino da nobre arte nas Olimpíadas futuras.

Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia: