A estreia da seleção brasileira masculina de vôlei nas Olimpíadas de Paris trouxe frustração ao técnico Bernardinho, além de toda a nação verde-e-amarela que estava ansiosa para o jogo, após a derrota para a Itália.

Em entrevista após o jogo, Bernardinho comentou sobre sua decepção com as oportunidades perdidas, especialmente nos dois primeiros sets, que terminaram com placares apertados (25 a 23 e 27 a 25 a favor dos italianos).

O técnico ressaltou que a falta de confiança pode ter prejudicado a equipe, além de algumas escolhas erradas que, consequentemente, resultaram na vitória da Itália logo na estreia.

Bernardinho
Jogada realizada durante a estreia do Brasil em Paris 2024 (Reprodução/ volleyballworld)

Após derrota contra Itália, Bernardinho não esconde insatisfação

O técnico Bernardinho afirmou que o time teve chances no primeiro set e deixou escapar. No segundo set, abriram vantagem, mas não conseguiram manter a liderança no final.

Segundo o técnico, faltou acreditar mais. Ele se mostrou frustrado por não conseguir colocar a equipe em situações que permitissem uma briga que pudesse colocar o time de volta ao jogo.

Faltou acreditar um pouquinho mais. Fico eu mesmo frustrado por não conseguir colocar nos caras situações em que temos plenas condições de brigar.

Apesar de alguns saques adversários bem-sucedidos e um erro da arbitragem que afetou o segundo set, o jogo foi equilibrado. Porém, infelizmente, no final do quarto set, a equipe brasileira não conseguiu se recuperar.

Bernardinho ainda comentou que nas Olimpíadas é crucial não se abater diante das dificuldades e que os torcedores devem ainda ter esperança na equipe brasileira para os próximos desafios.

A questão é entender que Olimpíadas são isso. Não pode você, na dificuldade, baixar um pouquinho.

Bernardinho faz exigência após derrota frustrante em Brasil x Itália
Bernardinho e Bruninho durante o jogo em Paris (Reprodução/ Volleyball World | FIVB)

Mais detalhes sobre a derrota ao comando de Bernardinho

O erro da arbitragem mencionado por Bernardinho ocorreu no segundo set. Darlan atacou, foi bloqueado, e a bola saiu.

O árbitro principal indicou que houve um toque do jogador brasileiro, concedendo ponto para a Itália.

Os brasileiros contestaram a decisão, mas as imagens da transmissão foram inconclusivas. Não há possibilidade de pedir desafio para esse tipo de jogada.

Com a vitória da Itália por 3 sets a 1, o Brasil precisa focar no próximo desafio do Grupo B. Vale dizer, para quem não está acostumado, que o torneio olímpico conta com três grupos de quatro times.

Assim, os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão às quartas de final, junto com os dois melhores terceiros colocados.

O horário do jogo contra a Polônia, 9h da manhã pelo horário francês (4h no fuso de Brasília), é um ponto a ser trabalhado na preparação da seleção brasileira. Caso a vitória venha, ainda teremos esperança para conquistar uma medalha no vôlei masculino.

Veja mais assuntos sobre o vôlei e Bernardinho: