Quem é o nadador mais rápido do mundo? A resposta está na natação, um dos esportes mais prestigiados das Olimpíadas e um verdadeiro palco de conquistas épicas.

A competição nas piscinas não apenas destaca atletas como Michael Phelps, recordista de medalhas olímpicas, mas também inspira nadadores de todas as idades a buscarem seu lugar ao sol no esporte.

Se você está curioso para conhecer mais sobre a natação, fique conosco. Vamos explorar a rica história do esporte, detalhar os quatro estilos principais e apresentar as competições mais importantes, incluindo todas as provas disputadas nas Olimpíadas.

História da Natação

Saiba tudo sobre natação: história, estilos, regras e provas
A natação é um dos esportes olímpicos de maior destaque atualmente – (IconSport)

As primeiras competições de natação tiveram início na Europa por volta de 1800. O esporte ganhou uma nova perspectiva em 1873, quando o nadador inglês John Arthur Trudgen introduziu uma técnica similar ao crawl.

Para desenvolver essa técnica, Trudgen se inspirou nos movimentos dos nativos americanos que observou durante uma viagem ao continente.

A técnica de Trudgen foi aprimorada pelo australiano Richard Cavill, considerado o criador do nado crawl.

Em 1896, a natação fez parte da primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Desde então, os quatro estilos e o medley foram desenvolvidos e evoluíram para as técnicas conhecidas hoje.

Responsável por gerir o esporte mundialmente, a Federação Internacional de Natação (Fina) foi fundada em 1908, durante os Jogos Olímpicos de Londres.

Curiosamente, a natação influenciou a popularidade de outros esportes. Em 1912, o campeão olímpico Duke Paoa Kahanamoku afirmou que sua medalha de ouro foi resultado dos treinos de surf, aumentando assim o reconhecimento dessa prática pelo mundo.

Outras modalidades esportivas relacionadas à natação e à água incluem natação em águas abertas, nado sincronizado, pólo aquático, saltos ornamentais, triatlo e pentatlo moderno.

Como a Natação chegou ao Brasil

Saiba tudo sobre natação: história, estilos, regras e provas
Cesar Cielo, o brasileiro que ditou o ritmo da natação no país por anos – (IconSport)

Oficialmente, a natação começou a ser praticada no Brasil em 31 de julho de 1987, com a fundação da União de Regatas Fluminense.

No ano seguinte, o Clube de Natação e Regatas organizou o primeiro Campeonato Brasileiro, que consistia em uma prova de 1.500 metros, entre a Fortaleza de Villegaignon e a praia de Santa Luzia, no Rio de Janeiro.

Ao longo da história, a natação se tornou um dos esportes mais importantes para o Brasil nos Jogos Olímpicos.

Até a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, o Brasil conquistou 14 medalhas na natação: uma de ouro, quatro de prata e nove de bronze.

Entre os principais nadadores brasileiros em Olimpíadas, destacam-se Ricardo Prado, Gustavo Borges, Fernando Scherer e César Cielo, o único campeão olímpico do país na natação.

Outro nadador histórico do Brasil é Thiago Pereira, que conquistou uma medalha de prata na Olimpíada de Londres em 2012, além de ser o maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos, com 23 pódios, sendo 15 de ouro.

Vá além da Natação! Confira conteúdos sobre outros esportes:

Regras da Natação

Regras da natação
Árbitros checam se nadadores tocaram na parede em todas as viradas

As competições de natação são disputadas em piscinas de 25 ou 50 metros de comprimento. Contudo, nos Jogos Olímpicos, as piscinas devem ter 50 metros de comprimento e, no mínimo, 3 metros de profundidade. A temperatura da água deve permanecer entre 25ºC e 27ºC.

Nas Olimpíadas, as provas de 50m, 100m e 200m têm eliminatórias, semifinais e final. Já as demais disputas têm somente as eliminatórias e a final.

Caso um atleta “queime a largada” e salte antes do tiro, ele será desclassificado.

Durante as provas, os nadadores devem respeitar os movimentos de cada estilo, sob risco de serem eliminados pelos árbitros.

Confira, a seguir, quais são os estilos de natação e as diferenças entre eles!

Estilos de natação

  • Livre
  • Peito
  • Costas
  • Borboleta

Há quatro estilos de natação, além do medley, que combina todos os quatro. Entenda, a seguir, quais são os movimentos e técnicas usados em cada um deles.

Estilo livre

Nado livre

Conhecido popularmente como crawl, o estilo livre é o mais veloz entre os quatro estilos de natação. Não é permitido nadar completamente submerso, exigindo que uma parte do corpo do nadador esteja sempre fora da água.

O estilo livre é utilizado em provas de 50, 100, 200, 400, 800 e 1.500 metros, além dos revezamentos 4x100m e 4x200m.

Peito

Nado peito

O estilo peito é o mais lento entre os quatro estilos de natação. Nessa técnica, os movimentos das pernas e dos braços devem ser feitos simultaneamente na horizontal.

Durante a virada ou ao tocar na borda, o nadador deve tocar a parede com ambas as mãos.

Nas Olimpíadas, as provas de peito são disputadas nas distâncias de 100 e 200 metros.

Costas

Nado costas

O estilo costas é o único em que os nadadores largam já dentro d’água, segurando o cabo da baliza. 

O corpo só pode estar submerso nos primeiros 15 metros após as viradas e a largada.

Em Jogos Olímpicos, há provas de costas de 100 e 200 metros.

Borboleta

Nado Borboleta

O estilo borboleta é caracterizado por movimentos simultâneos e simétricos dos braços e pernas. As pernas devem realizar movimentos de ondulação, enquanto os braços se movem em um arco sobre a superfície da água.

Nas competições olímpicas, as provas de borboleta são disputadas nas distâncias de 100 e 200 metros.

Medley

As provas de medley combinam os quatro estilos da natação.

Elas podem ser disputadas em distâncias de 200 metros (50 metros de cada estilo) ou 400 metros (100 metros de cada estilo). Também existe o revezamento 4×100, onde cada nadador da equipe nada um estilo diferente.

Principais competições de Natação

Competições de natação
Principais nadadores do mundo lutam por medalhas nas Olimpíadas a cada 4 anos – (IconSport)

As duas principais competições de natação a nível mundial são os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que também incluem eventos de polo aquático, nado sincronizado e saltos ornamentais.

Os Jogos Olímpicos ocorrem a cada quatro anos, enquanto o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos é realizado a cada dois anos, sempre em anos ímpares.

Ambos os eventos utilizam piscinas de 50 metros de comprimento, conhecidas como “piscinas longas”.

Outra competição significativa no calendário global de natação é o Campeonato Mundial de Natação em Piscina Curta, onde as provas são realizadas em piscinas de 25 metros de comprimento.

Esse Mundial em Piscina Curta ocorre a cada dois anos, sempre em anos pares, e inclui provas que não estão presentes nos Jogos Olímpicos, como os 50 metros em peito, costas e borboleta.

As provas realizadas no Mundial de Natação de Piscina Curta são:

  • 50 m (todos os estilos exceto o medley)
  • 100 m (todos os estilos)
  • 200 m (todos os estilos)
  • 400 m (livre e medley)
  • 800 m (livre)
  • 1500 m (livre)
  • 4 × 100 m (livre e medley)
  • 4 × 200 m (livre)

Quer saber quais são as provas de natação disputadas nas Olimpíadas? A gente te conta logo abaixo!

Provas olímpicas da natação

  • 50 metros livre
  • 100 metros livre
  • 200 metros livre
  • 400 metros livre
  • 800 metros livre
  • 1500 metros livre
  • 100 metros costas
  • 200 metros costas
  • 100 metros peito
  • 200 metros peito
  • 100 metros borboleta
  • 200 metros borboleta
  • 200 metros medley
  • 400 metros medley
  • 4 x 100 metros livre
  • 4 x 200 metros livre
  • 4 x 100 metros medley
  • 4 x 100 metros medley misto
  • Maratona 10 km

Depois do atletismo, a natação é o esporte que mais distribui medalhas nas Olimpíadas. Não é surpreendente que o nadador Michael Phelps, com 28 medalhas, seja o atleta mais premiado da história dos Jogos Olímpicos.

Phelps também detém o recorde de mais medalhas de ouro conquistadas em uma única edição dos Jogos. Na Olimpíada de Pequim em 2008, ele ganhou 8 ouros, superando o recorde anterior de 7 medalhas de ouro do nadador americano Mark Spitz, nos Jogos de Munique em 1972.

Ao longo da história olímpica, o calendário das provas de natação passou por diversas mudanças.

Até os Jogos do Rio de Janeiro em 2016, os 800 metros eram exclusivos para mulheres, enquanto os 1.500 metros eram disputados apenas pelos homens. A partir dos Jogos de Tóquio em 2020, ambas as distâncias passaram a ser disputadas por nadadores de ambos os sexos.

Outra novidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio foi a introdução do revezamento 4×100 medley misto, permitindo que homens e mulheres competissem juntos na mesma prova de natação pela primeira vez.

Natação paralímpica e suas modalidades

Aida sobre natação, é importante mencionar todos os detalhes que envolvem sua prática para deficientes nas Paraolimpíadas.

Dentro da natação paralímpica há uma série de modalidades de nado diferentes, fazendo com que a disputa seja ainda mais disputada entre os atletas.

A modalidade inclui provas de:

  • Nado livre (crawl);
  • Costas;
  • Peito;
  • Borboleta;
  • Medley (combinando os quatro estilos).

Isso faz com que acabe permitindo a participação de atletas com diferentes tipos de deficiência: física, visual e intelectual.

Para garantir uma competição justa, os atletas são classificados em diferentes classes funcionais, de acordo com o grau de comprometimento físico ou visual, ou o tipo de deficiência intelectual.

Diferenças de atletas na natação paralímpica

Nadadores com limitações físicas mais severas podem iniciar as provas já dentro da água, em vez de saltar do bloco de partida.

Esses atletas também podem receber assistência de um staff, que os ajuda a se posicionar na plataforma ou a manter o equilíbrio antes da largada.

No entanto, qualquer tipo de impulso durante essa assistência é proibido, para garantir a equidade da competição.

Para os nadadores com deficiência visual, há um recurso especial chamado “tapper”, que consiste em um bastão com uma ponta de espuma.

O tapper é utilizado para avisar o atleta sobre a proximidade das bordas da piscina, permitindo que ele execute as viradas ou complete a prova de forma segura.

Assim como no caso dos atletas com deficiência física severa, esses nadadores também podem optar por uma largada dentro da água, dependendo da sua classe funcional.

Natação paralímpica regras, medalhas e Paris 2024
Nadadora Maiara Barreto (Reprodução/Rede social)

Classificação de atletas na natação paralímpica

A natação paralímpica é aberta aos atletas com deficiências físico-motoras, visuais e intelectuais, e suas classes esportivas são indicadas por letras e números.

A letra “S” é usada para nados livre, costas e borboleta; “SB” para nado peito; e “SM” para medley.

O número associado indica o grau de comprometimento, sendo que classes mais baixas correspondem a maiores limitações físicas ou visuais.

Por exemplo, atletas nas classes S1 a S10 possuem deficiências físico-motoras, enquanto as classes S11 a S13 são destinadas a atletas com deficiência visual, e a classe S14 é reservada para aqueles com deficiência intelectual. Entenda mais na imagem abaixo.

Natação paralímpica regras, medalhas e Paris 2024
(Reprodução/CPB)

Benefícios da Natação

Além de ser um dos esportes com mais audiência em Jogos Olímpicos, a natação atrai muitos praticantes por causa dos diversos benefícios para saúde que a sua prática oferece.

Entre os principais benefícios da natação, podemos listar:

  1. Estimula a perda de peso; 
  2. Aprimora o sistema respiratório;
  3. Fortalece as articulações;
  4. Desenvolve os músculos;
  5. Reduz o risco de diabetes tipo 2;
  6. Diminui a incidência de doenças cardiovasculares;
  7. Promove a circulação;
  8. Diminui o estresse.

Saber nadar é essencial não apenas para reduzir os riscos de acidentes em piscinas, no mar, em rios e em outros locais com água, mas também para começar a praticar outros esportes. Por exemplo, a natação é o primeiro passo para aprender a surfar.

Agora que você já conhece tudo sobre a natação, aproveite para conhecer mais sobre a história e todos os detalhes de outros esportes: