Já parou para se perguntar quais são as melhores nadadoras do mundo na história? Tarefa difícil, né? Mas não se preocupa que a gente tá aqui pra te ajudar.
Escolhemos as dez esportistas (em ordem alfabética) que mais fizeram bonito nas piscinas ao longo da história. Reunimos informações gerais, conquistas, recordes e curiosidades!
Para a comparação ficar justa, listamos apenas as medalhas faturadas em Jogos Olímpicos e nos torneios internacionais mais importantes do calendário: Mundial de Esportes Aquáticos e Mundial de Natação. Bora ver como ficou?
Melhores nadadoras da história
- Amy Van Dyken
- Dara Torres
- Inge de Bruijn
- Janet Evans
- Jenny Thompson
- Katie Ledecky
- Katinka Hosszú
- Kristin Otto
- Krisztina Egerszegi
- Natalie Coughlin
Amy Van Dyken
- País: Estados Unidos
- Medalhas olímpicas: 6 (6 ouros)
- Medalhas mundiais: 6 (3 ouros, 2 pratas e 1 bronze)
Abrimos a lista de melhores nadadoras do mundo na história com Amy Van Dyken. Quando criança, a norte-americana foi diagnosticada com asma e foi para as piscinas como forma de tratamento. O que era pra ser “remédio”, entretanto, se tornou profissão.
Amy trilhou carreira bem-sucedida com seis ouros em Olimpíadas (quatro deles foram conquistados em Atlanta, 1996). Até então, nenhuma mulher dos Estados Unidos havia realizado esse feito na história. Sua especialidade era o revezamento 4x100m.
Dara Torres
- País: Estados Unidos
- Medalhas olímpicas: 12 (4 ouros, 4 pratas e 4 bronzes)
- Medalhas mundiais: 1 (1 prata)
Dara Torres entrou para o seleto grupo de atletas que disputaram (e ganharam medalhas) em cinco edições de Jogos Olímpicos (Los Angeles, Seul, Barcelona, Sydney e Pequim). A nadadora tem no currículo quatro ouros, quatro pratas e quatro bronzes.
A norte-americana disputou sua última Olimpíada com 41 anos de idade e se tornou a nadadora mais velha a defender os Estados Unidos na competição. Foi recordista mundial seis vezes na carreira em três provas (50m livre, 4x100m livre e 4x100m medley).
Inge de Bruijn
- País: Holanda
- Medalhas olímpicas: 8 (4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes)
- Medalhas mundiais: 9 (6 ouros, 1 prata e 2 bronzes)
Inge de Bruijn também foi uma das melhores nadadoras da história. A esportista brilhou no começo dos anos 2000 faturando oito medalhas nas Olimpíadas de Sydney e Atenas. Foi nesse período que ela quebrou recordes em provas de nado livre e borboleta.
Levando em conta apenas eventos individuais, Inge é a holandesa mais vitoriosa dos Jogos Olímpicos de Verão. Além disso, empilhou nove medalhas em Mundiais e foi eleita melhor nadadora do ano em duas oportunidades (2000 e 2001).
Janet Evans
- País: Estados Unidos
- Medalhas olímpicas: 5 (4 ouros e 1 prata)
- Medalhas mundiais: 5 (3 ouros, 1 prata e 1 bronze)
Janet Evans é certamente uma das melhores nadadoras de todos os tempos. Especialista em provas de longa distância, como 400m e 800m livre, a norte-americana se destacou nas Olimpíadas de Seul e Barcelona com quatro ouros acumulados.
Na Coreia do Sul (1988), Evans quebrou três recordes mundiais que permaneceram intactos durante anos. Nos 400m livre, por exemplo, seus números só foram batidos em 2006 por Laure Manaudou. Seu apelido era “Miss Perpetual Motion”.
Jenny Thompson
- País: Estados Unidos
- Medalhas olímpicas: 12 (8 ouros, 3 pratas e 1 bronze)
- Medalhas mundiais: 32 (18 ouros, 10 pratas e 4 bronzes)
Empatada com Dara Torres e Natalie Coughlin, Jenny Thompson é a nadadora que mais acumulou medalhas na história das Olimpíadas (12). Foram oito ouros, três pratas e um bronze nas edições de Atlanta, Barcelona, Sydney e Atenas.
Jenny arrasava nas provas de nado livre, medley e borboleta. Tanto é que estabeleceu recordes nos 50m e 100m. Já nos Mundiais, colocou no currículo a incrível quantia de 32 medalhas! Uma das atletas mais vitoriosas de todos os tempos.
Leia mais sobre natação:
- Bruno Fratus: biografia, medalhas e recordes na natação
- Ruiter Silva: história, medalhas e trajetória do nadador
- Ana Marcela Cunha: biografia, medalhas, recordes e prêmios
- Quiz: Os brasileiros medalhistas olímpicos da natação
- Melhores nadadores do mundo: confira o top 10 da história
Katie Ledecky
- País: Estados Unidos
- Medalhas olímpicas: 6 (5 ouros e 1 prata)
- Medalhas mundiais: 18 (15 ouros e 3 pratas)
- Recordes olímpicos vigentes: 2
- Recordes mundiais vigentes: 5
Katie Ledecky é uma das grandes nadadoras da nova geração. A norte-americana só tem 23 anos, mas já pode ser considerada uma das melhores da história! E a gente te explica o porquê. Primeiro: é a mulher com mais ouros na história do Mundial de Natação.
Segundo: faturou seu primeiro ouro com apenas 15 anos de idade na Olimpíada de Londres. Terceiro: foi a atleta feminina mais bem-sucedida da Olimpíada do Rio com cinco medalhas acumuladas. Por último: é a atual dona de sete recordes (cinco individuais, dois coletivos).
Katinka Hosszú
- País: Hungria
- Medalhas olímpicas: 4 (3 ouros e 1 prata)
- Medalhas mundiais: 42 (26 ouros, 9 pratas e 7 bronzes)
- Recordes olímpicos vigentes: 2
- Recordes mundiais vigentes: 5
Katinka Hosszú é uma das melhores nadadoras da atualidade ainda em atividade. A húngara de 31 anos não conquistou tantas medalhas em Jogos Olímpicos (três ouros e uma prata), mas se destacou mesmo foi nos campeonatos mundiais.
Se juntarmos o Mundial de Natação e o Mundial de Esportes Aquáticos, Hosszú acumulou 42 medalhas distribuídas em 26 ouros, nove pratas e sete bronzes. É coisa pra caramba, hein? De quebra, ainda é dona de sete recordes ainda em vigência.
Kristin Otto
- País: Alemanha
- Medalhas olímpicas: 6 (6 ouros)
- Medalhas mundiais: 9 (7 ouros e 2 pratas)
Kristin Otto também está no hall de melhores nadadoras do mundo na história. A alemã brilhou nas décadas de 80 e 90, com destaque para a Olimpíada de 1988. Na Coreia, ela acumulou nada mais nada menos que seis ouros – a primeira mulher a realizar esse feito.
Durante a carreira, Kristin foi dona dos recordes mundiais dos 100m e 200m livre. Ambos duraram mais de dois anos! Além disso, foi eleita melhor nadadora do planeta em três temporadas (1984, 1986 e 1988). Se aposentou em 1989 para trabalhar na TV alemã.
Krisztina Egerszegi
- País: Hungria
- Medalhas olímpicas: 7 (5 ouros, 1 prata e 1 bronze)
- Medalhas mundiais: 3 (2 ouros e 1 prata)
Com apenas 14 anos e 41 anos de idade, Krisztina Egerszegi se tornou, na Olimpíada de Seul, a mulher mais jovem a conquistar um ouro na competição. O recorde foi batido em 1992 pela japonesa Kyoko Iwasaki, mas isso não ofusca o seu feito histórico.
A húngara também está no seleto grupo de atletas que venceu uma mesma prova de natação em três Jogos Olímpicos seguidos, junto de Dawn Fraser e Michael Phelps. Por fim, foi recordista mundial dos 200m costas durante 17 anos! Tinha pra ninguém.
Natalie Coughlin
- País: Estados Unidos
- Medalhas olímpicas: 12 (3 ouros, 4 pratas e 5 bronzes)
- Medalhas mundiais: 28 (10 ouros, 12 pratas e 6 bronzes)
Empatada com Jenny Thompson e Dara Torres, Natalie Coughlin é a nadadora com mais medalhas conquistadas na história dos Jogos Olímpicos (12). Além disso, foi a primeira mulher a completar uma prova de 100m costas (piscina longa) em menos de um minuto.
As atuações de Natalie em Mundiais também impressionam. Somando as duas competições internacionais mais importantes do calendário, a norte-americana soma 28 medalhas! Foi eleita a melhor nadadora do ano em três oportunidades e aposentou-se em 2013.
Melhores nadadoras brasileiras da história
Destacamos as principais atletas que frequentaram as piscinas internacionais (todas estrangeiras), mas separamos uma parte desse texto para exaltar as melhores nadadoras brasileiras da história. Tivemos ótimos nomes competindo no mundo!
Maria Lenk é, sem dúvida, a maior de todos os tempos. Foi a primeira mulher sul-americana a disputar uma prova de natação em Olimpíadas (1932), estabeleceu recordes mundiais e se destacou no pioneirismo do nado borboleta moderno.
Joanna Maranhão também merece destaque. A pernambucana de Recife quebrou diversos recordes sul-americanos, faturou oito medalhas em Pan-Americanos (três pratas, cinco bronzes) e se notabilizou por competir em provas de diferentes nados.
Vá além da natação!
- Melhores jogadores de handebol do mundo: veja o top 10 atual
- Melhores líberos de vôlei do mundo: veja top 10 da história
- Melhores karatecas do mundo: veja o top 10 da história
- Top 7 gols mais bonitos de brasileiros na Bundesliga
- Melhores nadadores do mundo: confira o top 10 da história
*Última atualização feita em 26 de maio de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!