Bruno Fratus é um dos maiores atletas da natação brasileira, conhecido tanto por vídeos icônicos quanto pelo seu lado esportivo, que o coloca no topo da natação verde-e-amarela.
O atleta conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, um feito que o solidificou como um dos principais nadadores do Brasil e do mundo.
Mesmo não participando de Paris 2024, Bruno Fratus é um dos melhores do Brasil e vale conhecer mais sobre sua enorme e vitoriosa carreira.
Quem é Bruno Fratus?
Bruno Fratus, nascido em 30 de junho de 1989, em Macaé, no Rio de Janeiro, é um dos principais nomes da natação brasileira e mundial.
Especialista nos 50 metros livre, Fratus já alcançou o pódio em competições de elite, incluindo duas vezes o vice-campeonato mundial, além de ter conquistado um bronze nas Olimpíadas.
Ao longo de sua carreira, Fratus brilhou em quatro edições dos Jogos Pan-Americanos, acumulando sete medalhas, sendo cinco de ouro e duas de prata.
O auge de sua trajetória olímpica veio nos Jogos de Tóquio 2020, onde Fratus fez história ao conquistar o bronze nos 50 metros livre.
Fratus também é lembrado por sua medalha de prata no Mundial de Gwangju, na Coreia do Sul, em 2019, que reafirmou sua posição entre a elite do esporte.
Bruno Fratus em Olimpíadas
A estreia olímpica de Bruno Fratus ocorreu nos Jogos de Londres, em 2012, onde o nadador brasileiro quase alcançou o pódio.
Fratus ficou a apenas dois centésimos da medalha de bronze nos 50 metros livre, marcando sua chegada ao cenário internacional com grande expectativa.
Após essa primeira experiência olímpica, Fratus se mudou para Auburn, nos Estados Unidos, onde passou a treinar com Brett Hawke, ex-técnico do campeão olímpico Cesar Cielo.
Em 2013, Fratus enfrentou um revés com uma cirurgia no ombro que o afastou do Mundial daquele ano. Contudo, ele retornou com força em 2014, conquistando o título dos 50 metros livre no Campeonato Pan-Pacífico, realizado em Gold Coast, Austrália.
No ano seguinte, continuou sua ascensão ao ganhar a prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015.
Ainda em 2015, Fratus brilhou no Campeonato Mundial de Kazan, na Rússia. Com o tempo de 21s55 nos 50 metros livre, ele conquistou a medalha de bronze.
Segunda Olimpíada de Fratus
Impulsionado pelos resultados positivos nas temporadas anteriores à Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, Bruno Fratus competiu em casa como um dos favoritos à conquista de medalhas. Porém, o resultado acabou sendo frustrante.
Com dores nas costas, o brasileiro fez 21s79 e ficou na sexta colocação. Para ir ao pódio no Rio, ele precisaria de 21s49, resgistrado por Nathan Adrian. O campeão olímpico Anthony Ervin fez 21s40, contra 21s41 do medalhista de prata Florent Manadou.
Fratus vice-campeão mundial por duas vezes
Depois da frustração na Olimpíada do Rio, Bruno Fratus voltou a alcançar resultados positivos.
No Mundial de 2017, em Budapeste, ele foi vice-campeão nos 50m livre e também ajudou a equipe brasileira a levar a medalha de prata no revezamento 4x100m livre.
Em 2019, no Mundial de Gwangju, na Coreia do Sul, Bruno Fratus voltou a ser medalhista de prata nos 50m livre.
Ele nadou a prova em 21s45, chegando empatado com o grego Kristian Gkolomeev. A medalha de ouro ficou com o norte-americano Caeleb Dressel, com 21s04.
Ainda na temporada 2019, Bruno Fratus conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, com vitórias nos 50m livre e no revezamento 4x100m livre.
Bruno Fratus foi medalhista nos Jogos Olímpicos de Tóquio
Chegando motivado para as Olimpíadas de Tóquio, Bruno Fratus se classificou para sua terceira final olímpica nos 50 metros livres.
Na grande final dos 50 metros, Fratus conquistou a medalha de bronze, com o tempo de 21s57.
Aos 32 anos de idade, se tornou o nadador (de piscina) mais experiente da história a ganhar sua primeira medalha em Jogos Olímpicos.
Bruno Fratus fora de Paris 2024
Mesmo diante de uma crescente enorme, a trajetória de Fratus rumo às Olimpíadas de Paris 2024 sofreu um revés.
Em fevereiro, o nadador passou por uma cirurgia no joelho, que acabou comprometendo sua preparação para a seletiva brasileira.
Diante desse cenário, Fratus decidiu não competir na seletiva, afirmando estar “em paz com a decisão” de priorizar sua recuperação.
O atleta não deixou de estar presente em Paris, onde foi comentarista de natação da cobertura realizada pelo Grupo Globo, como é possível ver no post abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Apesar da ausência em Paris 2024, Bruno Fratus ainda tem um legado importante para a natação brasileira. Se tudo depender de sua mentalidade, poderemos vê-lo disputando a medalha em Londres 2028.
Medalhas de Bruno Fratus em Mundiais de Natação
- Medalha de Bronze nos 50m livre em Kazan, na Rússia, em 2015
- Medalha de Prata no revezamento 4x100m livre em Budapeste, na Hungria, em 2017
- Medalha de Prata nos 50m livre em Budapeste, na Hungria, em 2017
- Medalha de Prata nos 50m livre em Gwangju, na Coreia do Sul, em 2019
Medalhas de Bruno Fratus em Jogos Pan-Americanos
- Medalha de Ouro no revezamento 4x100m livre em Guadalajara 2011
- Medalha de Prata nos 50m livre em Guadalajara 2011
- Medalha de Ouro no revezamento 4x100m medley em Guadalajara 2011
- Medalha de Ouro no revezamento 4x100m livre em Toronto 2015
- Medalha de Prata nos 50m livre em Toronto 2015
- Medalha de Ouro no revezamento 4x100m livre em Lima 2019
- Medalha de Ouro nos 50m livre em Lima 2019
Medalhas de Bruno Fratus no Campeonato Pan-Pacífico
- Medalha de Bronze no revezamento 4x100m livre em Gold Coast, em 2014
- Medalha de Ouro nos 50m livre em Gold Coast, em 2014
Medalhas de Bruno Fratus nos Jogos Sul-Americanos
- Medalha de Ouro nos 50m livre em Santiago, em 2014
Participações de Bruno Fratus em Olimpíadas
- 3º colocado nos 50m livre na Olimpíada de Tóquio, em 2020
- 4º colocado nos 50m livre na Olimpíada de Londres, em 2012
- 6º colocado nos 50m livre na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016
Curiosidades sobre Bruno Fratus
- Bruno Fratus tem 1,87m de altura e pesa 81kg.
- Desde março de 2018, Bruno Fratus é nadador do Minas Tênis Clube.
- Em 2018, Fratus se tornou o atleta que mais vezes nadou a prova dos 50m livre abaixo dos 22 segundos em todos os tempos.
- Bruno Fratus é treinado por sua esposa e ex-nadadora olímpica Michelle Lenhardt. Desde fevereiro de 2020, o programa de treinamentos é orientado por Arilson Soares da Silva, com quem Fratus já havia trabalhado anteriormente.
Enquanto aguardamos pelas próximas apresentações do nadador brasileiro, aproveite para saber mais sobre outros grandes atletas do país:
-
- Isaquias Queiroz: biografia, medalhas olímpicas e recordes
- Robert Scheidt: biografia e medalhas do velejador brasileiro
- Ana Marcela Cunha: biografia, medalhas, recordes e prêmios
- Tudo de Mayra Aguiar: biografia, medalhas e títulos no judô
- Kelvin Hoefler: biografia, principais títulos e curiosidades
- Tudo sobre Bruno Soares: biografia, parceiros e títulos
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.