Saiba por que os benefícios da natação vão muito além do alto rendimento e quais os efeitos positivos do esporte para quem nada

Historicamente, a natação é um esporte que traz muitas medalhas para o Brasil. Desde que Tetsuo Okamoto conquistou o bronze nos 1.500 metros livre, em Helsinque, em 1952, nadadores brasileiros subiram ao pódio 14 vezes em Jogos Olímpicos. Mas você não precisa competir em alto rendimento para desfrutar dos benefícios da natação.

Por ser um esporte que trabalha muitos músculos de maneira intensa, a natação é conhecida por proporcionar um alto rendimento físico e maior força muscular aos seus praticantes. No entanto, a prática dessa atividade traz diversas outras vantagens para o organismo, que envolvem o coração, os pulmões e até a mente.

Quer saber mais sobre como você pode se beneficiar ao praticar a natação? Continue conosco. A seguir, vamos apresentar todos os efeitos positivos que algumas horas na piscina podem trazer para os atletas, mesmo aqueles que não competem em alto nível.

Benefícios da natação: prevenção de doenças cardiovasculares e pulmonares

A prevenção de doenças cardiovasculares é um dos benefícios percebidos por nadadores e nadadoras. Isso acontece porque a repetição dos movimentos realizados na natação ajuda a fortalecer os músculos do coração e a eliminar a gordura que envolve o órgão. 

Além disso, o esporte também melhora a circulação sanguínea, pois esses fatores beneficiam o bombeamento de sangue no corpo.

Assim como os músculos cardíacos, a musculatura do tórax também é fortalecida com os movimentos da natação. Com isso, a capacidade pulmonar aumenta e a absorção de oxigênio também. 

Essas condições, em conjunto com a grande umidade dos ambientes onde o esporte é praticado, fazem dele uma ótima prática para amenizar os sintomas de doenças respiratórias, principalmente a asma.

A intensidade da natação e o fato de exigir exercícios extremamente aeróbicos podem ajudar na prevenção de outras doenças, como a diabete tipo 2. Isso ocorre devido à alta queima de calorias proporcionada pelos movimentos. 

A natação também controla o colesterol, pois ela proporciona um aumento nos níveis do colesterol HDL (o tipo bom) no organismo.

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Benefícios psicológicos da natação

Regras da natação golfinhada
Natação traz benefícios para a mente de quem pratica o esporte

As vantagens que a natação pode trazer para a mente são surpreendentes. O aumento na capacidade de oxigenação é um fator físico capaz de reduzir consideravelmente os níveis de estresse, pois a calma e a tranquilidade estão diretamente ligadas à respiração – motivo que explica algumas práticas da meditação. 

Já a melhora no bombeamento sanguíneo pode trazer uma maior potência cerebral, acarretando em mais benefícios, como a maior capacidade de concentração.

De acordo com a psicóloga Sofia Vargas, consultora do GuiaDeBemEstar, a natação também colabora muito na autoestima de quem a pratica, pois além de trazer benefícios físicos que ajudam na boa relação com o próprio corpo, os movimentos aquáticos transmitem sensações extremamente positivas, como a liberdade. 

Todos esses fatores se juntam a liberação de hormônios relacionados à felicidade, como a serotonina e a ocitocina, provocando uma alteração benéfica no humor.

Além da liberação dos hormônios, a natação promove também uma atividade social, já que os treinos geralmente são feitos em equipes e exigem interação. Por isso, este é um esporte altamente recomendado no tratamento de ansiedade e depressão, sendo comum que pais matriculem os filhos em aulas de natação com o objetivo de combater a ansiedade infantil.

A natação ainda possui outros estímulos: por ser um esporte que envolve diferentes estilos, cada um com regras distintas, é possível manter quadros de evolução e aprendizado por muito tempo, aumentando também a sensação de felicidade ao atingir novas conquistas.

8 benefícios para quem pratica a natação

Maratona 10 km é única prova olímpica da natação fora das piscinas
Natação não se restringe às piscinas, como é o caso da maratona aquática

Além de ser um dos esportes com mais audiência em Jogos Olímpicos, a natação atrai muitos praticantes por causa dos diversos benefícios para saúde que a sua prática oferece.

Entre os principais benefícios da natação, podemos listar:

  1. Estimula a perda de peso; 
  2. Aprimora o sistema respiratório;
  3. Fortalece as articulações;
  4. Desenvolve os músculos;
  5. Reduz o risco de diabetes tipo 2;
  6. Diminui a incidência de doenças cardiovasculares;
  7. Promove a circulação;
  8. Diminui o estresse.

Saber nadar é imprescindível também para diminuir os riscos de acidentes em piscinas, no mar, em rios e outros locais que ofereçam contato com a água. Além disso, é fundamental também para iniciar a prática de outros esportes. Esse é, por exemplo, o primeiro passo para aprender a surfar.

Você não precisa ter a explosão do Bruno Fratus ou a resistência da Ana Marcela Cunha para ter uma vida mais saudável com a natação. Se possível, procure a ajuda de treinadores e defina uma programação de treinamentos, para escolher as modalidades mais adequadas.

Em pouco tempo, você já sentirá os efeitos positivos de passar algumas horas por semana dentro de uma piscina.

Agora que você já conhece os benefícios da natação, aproveite para ampliar seu conhecimento sobre o esporte:

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