Os equipamentos de hóquei estão entre os elementos mais característicos — e importantes — deste quente esporte no gelo.
Tacos, capacetes, proteção, enfim, são muitos os materiais, até porque há muito para se interagir e muito do que se proteger. Tudo fruto de um jogo de combinação única entre contato, gelo, bastões de mais de metro e discos de mais de 100km/h.
Preparamos abaixo um conteúdo completo sobre os equipamentos de hóquei no gelo. Reunimos tudo o que o que você precisa saber e, claro, compartilhamos algumas boas dicas de compra para você que está começando.
Equipamentos de hóquei
Não é somente o gelo (ou as brigas) que faz do hóquei um esporte diferenciado. A necessidade do domínio de três equipamentos simultaneamente faz da sua prática um desafio diferente.
Além deles, há todo o aparato de proteção e segurança, essenciais para o desenvolvimento seguro do jogo.
Assim, quem quer encarar os desafio do hóquei no gelo precisa, antes de tudo, conhecer todos os seus equipamentos. São eles:
- Discos
- Tacos
- Patins
- Capacetes
- Luvas
- Proteções
Quais os materiais usados no hóquei?
Os fabricantes dos materiais usados no hóquei enfrentam o mesmo dilema que marcas de outros esportes, digamos, equipados. No nível atual do jogo, é necessário proteção reforçada e, ao mesmo tempo, leveza para permitir a velocidade necessária.
A busca por esse equilíbrio é vista nos mais diferentes equipamentos do hóquei. Discos de borracha, tacos de alumínio, proteções de kevlar ou clarina com espumas especiais, capacetes de polietileno, enfim, tudo é leve e resistente. Ou pelo menos tenta ser.
Disco de hóquei
O disco é o grande objeto de desejo dos jogadores — um dos principais equipamentos do hóquei, portanto. Inicialmente feito de madeira, o puck hoje é feito inteiramente de borracha, com os modelos oficiais reforçados com técnicas de vulcanização.
O disco do hóquei no gelo mede 7,5cm de diâmetro e tem 2,5cm de espessura. Pode pesar entre 156g e 170g, sendo a segunda medida a mais comum na NHL. Não é exatamente grande, tampouco muito pequeno. Mas é perigosíssimo, já que pode viajar a até 160km/h depois de acertado com o taco.
Melhores discos de hóquei
Por mais simples que seja o disco de hóquei, há uma infinidade de modelos disponíveis no mercado, especialmente na internet. Abaixo, selecionamos alguns modelos para uma boa compra.
Disco de hóquei para treino
Os discos da KKmoon são perfeitos para quem procura pacotes de bom custo benefício. Feitos de borracha, são uma uma ótima pedida para treinos de pontaria.
Disco de hóquei indoor
Para quem gosta de hóquei mas não tem um rinque de gelo disponível, a solução é o disco da Mylec, de alta resistência e de fácil visibilidade
Disco de hóquei licenciado
Esse aqui é para quem adora um colecionável. A VIP produz esses lindos discos de hóquei licenciados das franquias da NHL. Você pode até jogar com eles, mas por sua conta e risco.
Tacos de hóquei
O taco é o único equipamento do hóquei que pode tocar no disco, tirando as luvas e proteções do goleiro. É a extensão de um jogador. E que extensão.
Medindo mais de metro, os sticks são feitos de madeira ou alumínio, ainda que modelos de menor qualidade podem ser encontrados em plástico.
São compostos de duas partes: um bastão simples, mais comprido e com uma empunhadura na extremidade superior, e a lâmina, o setor inferior que interage de fato com o disco. Tem dois tamanhos diferentes, dependendo da sua posição:
- Taco de jogador de linha: 8cm de altura e 32cm de comprimento;
- Taco de goleiro: 9cm de altura e 39cm de comprimento,
Os modelos mais novos de tacos de hóquei tem sido produzidos com pontas da lâmina (a extremidade curva inferior) diferenciadas, com um composto de kevlar e carbono. A inovação é pensada para aumentar a velocidade do swing na hora de acertar o disco.
Vá além do hóquei! Confira outros conteúdos da Esportelândia:
- Os 10 maiores artilheiros da história da Libertadores
- Recordes do tênis masculino: as principais marcas da ATP
- Giannis Antetokounmpo: biografia, números e recordes na NBA
- Melhores laterais-direitos do FM: 10 jovens para contratar
Patins de hóquei no gelo
Não é possível falar em hóquei no gelo sem citar os patins. Seu uso, inclusive, configura o maior desafio de coordenação motora para os iniciantes.
É preciso, afinal, não somente se equilibrar neles, mas usá-los para deslizar de maneira precisa e veloz pelo gelo enquanto pensa em adversários, em estratégias e, claro, no disco.
Curiosamente são os equipamentos do hóquei que menos apresentaram evoluções ao longo do tempo. Por mais inovadores que sejam seus designs hoje em dia, os patins seguem como calçados de nylon e couro com lâminas de aço acopladas.
Um elemento característico dos patins são as curvaturas nas lâminas. Elas facilitam as manobras velozes e repentinas que os jogadores de linha precisam fazer.
Patins da Tour Hockey
O modelo da Tour Hockey tem tudo que um patins de hóquei precisa. Seguro, confortável e resistente, é uma compra acertada para quem quer começar (e continuar) nos rinques de gelo.
Capacetes de hóquei
Os constantes choques, a dureza do gelo dos rinques, a velocidade dos discos, até o perigo em potencial das lâminas dos patins, não faltam ameaças à integridade física de um jogador de hóquei. Por isso que, hoje em dia, é simplesmente impossível pensar no esporte sem o capacete.
Mas você sabia que os capacetes de hóquei só passaram a ser obrigatórios na NHL em 1979? Pois é, por mais essenciais que sejam esses equipamentos, eles enfrentavam uma enorme resistência por parte dos jogadores, em especial pelas alterações na visibilidade.
Até dá para entender as reclamações jogadores. Com uma viseira e uma grade, o capacete realmente não é dos mais favoráveis à visão ampla que o esporte pede. Mas é bastante inovador em sua proteção.
Os modelos mais novos tem seus cascos (a parte exterior mais dura) feitos de polietileno de alta densidade e os forros de espumas especiais. Entre os dois, uma interessantíssima tecnologia chamada R.E.D, que aciona líquidos na hora de grandes choques e diminui expressivamente os impactos.
Equipamentos de segurança no hóquei
As proteções usadas no hóquei vão muito além do capacete. Há praticamente um equipamento de segurança para cada membro do corpo de um jogador. Até as luvas são reforçadas com placas de plástico.
As luvas do goleiro, inclusive, vão além da proteção. Desenvolvidas desde que uma luva de beisebol foi usada nos anos 50, as catching gloves contam com redes que facilitam a captura e até o manuseio dos discos. São usadas somente em uma mão. Na outra, as blocking gloves têm uma cunha de borracha que facilitam o bloqueios dos pucks.
Voltando à proteção, os jogadores tem de usar uma boa quantidade de equipamentos por baixo da jersey, a camiseta:
- Ombreira: similar à ombreira de futebol americano, trata-se de um colete rígido que dá aquele aspecto largo aos jogadores;
- Joelheiras e caneleiras: obrigatórias a todos os jogadores, são especialmente importantes para os goleiros, que fazem boa parte de suas defesas com as pernas. Não há, aliás, um pedaço da parte frontal do corpo de um goalie que não seja protegida.
- Fraldão: espécie de calção que protege a coxa e a cintura, inclusive com um reforço significativo na região do cóccix;
- Cup: a proteção das partes íntimas.
O material usado nos equipamentos varia entre marcas. Aquelas usadas na NHL usam mistos de kevlar e policarbonatos de plástico de alta densidade, conferindo proteção e leveza ao conjunto.
Agora que você conhece os equipamentos do hóquei, que tal se aprofundar no esporte e em outras ligas norte-americanas? Confira:
- Como funciona a NHL: os times, a Stanley Cup e onde assistir
- Times da NHL: conheça todas as franquias do hóquei no gelo
- Tudo sobre NBA: história, equipes, regras, draft e campeões
- Tudo sobre a MLB: equipes, como funciona e onde assistir
- Como funciona a NFL: divisões, temporada regular e playoffs