O levantamento de peso ou halterofilismo, é um esporte que promete ser bem acompanhado nestas próximas olimpíadas. Com o aumento do interesse do público em esportes mais físicos, aumenta a curiosidade sobre como funciona a modalidade.
História do levantamento de peso
O levantamento de peso tem origens antigas, inicialmente usado para determinar força e, na China antiga, como critério de seleção militar. Embora não fosse um esporte nas antigas Olimpíadas gregas, era praticado como preparação para outras competições.
A primeira escola formal de levantamento surgiu na Áustria no século 19, após ter sido popularizado como uma forma de entretenimento de circo na Europa e nos EUA.
Em 1887, concursos de levantamento de peso foram registrados na Áustria, impulsionando a formação de federações, primeiro na França e na Rússia. O esporte evoluiu e em 1891 ocorreu o primeiro Campeonato Mundial com participantes de seis países.
O levantamento de peso tornou-se parte do programa olímpico desde os Jogos de Atenas em 1896, embora inicialmente sem categorias de peso. Isso mudou em Antuérpia em 1920. A participação feminina começou apenas em Sydney-2000.
Regras básicas do levantamento de peso
Os atletas participam de duas modalidades de levantamento de peso: arranco e arremesso. Têm três oportunidades para levantar o máximo de peso possível.
Arranco:
A barra deve ser erguida acima da cabeça em um único movimento, sem pausa.
Arremesso (em duas partes):
1ª Etapa – O competidor ergue a barra até os ombros (acima do peito), então se agacha ou flexiona as pernas. Após isso, ergue-se e alinha-se.
2ª Etapa – A barra deve ser elevada acima da cabeça enquanto o atleta realiza um movimento em forma de tesoura com as pernas. Com os braços estendidos, o levantador deve manter as pernas alinhadas e o corpo estável por dois segundos, aguardando o sinal de “abaixar” dos árbitros.
Os resultados nos dois levantamentos são somados, e o vencedor é aquele que obtiver a maior pontuação. Em caso de empate, vence o competidor com o menor peso corporal.
Diferença do arranco e arremesso
Em competições de LPO (Levantamento de Peso Olímpico), o arranco sempre será executado primeiro. No caso, a principal diferença entre ambos é a pausa que a barra faz no peito no arremesso.
Nesse sentido, as regras do levantamento de peso no arranco pedem para o atleta fazer o movimento completo com a barra sobre a cabeça desde que ela é tirada do chão. Assim, não pode haver uma pausa ou ponto de repouso a partir do momento em que a barra é retirada da inércia.
No arremesso, a barra sai do chão para o peito, após isso, o atleta pode dar uma pausa para recuperar as forças e levantar a barra sobre a cabeça com o corpo ereto.
Regras do levantamento de peso
O halterofilismo possui três árbitros, sendo um deles o central e dois laterais. Cada árbitro irá indicar com a luz branca se o movimento for válido, assim, a validação da execução só ocorre caso tenha no mínimo duas luzes brancas no painel. Caso tenha apenas uma branca e duas vermelhas, o movimento foi inválido.
Cada atleta possui três tentativas de realizar os movimentos de arranco e arremesso. No caso, segundo as regras do levantamento de peso, a melhor tentativa de cada movimento será contabilizado.
Além disso, seguindo a premissa de que o arranco ocorre primeiro que o arremesso, caso o atleta invalide as três tentativas no arranco, ele não poderá prosseguir para o próximo movimento.
Sobre o movimento do levantamento de peso, é obrigatório que o atleta finalize o movimento com todas as articulações (joelho, cotovelo e quadril) estendidas. Outro fator sobre isso é que os pés devem estar paralelos ao final da execução.
Um ponto que pode acontecer, por mais raro que seja, e também resulta em invalidação, é um duplo movimento. No caso, na finalização, se o atleta, por mais rápido que seja, dobrar alguma articulação dobrar e logo em seguida voltar a ficar estendida, será invalidado.
Por fim nas regras do levantamento de peso, na hora de colocar a barra no chão é obrigatório que ela fique dentro da plataforma, caso contrário, o movimento estará invalidado.
Brasil no levantamento de peso
O Brasil conseguiu duas vagas na modalidade, sendo as duas femininas. A primeira foi a brasileira Laura Amaro que garantiu uma vaga olímpica na categoria até 81kg do levantamento de peso ao levantar 253kg na Copa do Mundo de Phuket, ficando entre as top-10 do ranking olímpico.
Ex-atleta de skeleton, ela participará pela primeira vez dos Jogos Olímpicos de Verão.
Já a segunda atleta a se classificar foi Amanda Schott que se classificou na categoria até 71kg ao terminar em 11º lugar no ranking olímpico. Com a ausência de atletas chineses nessa categoria, a brasileira herdou a vaga, garantindo sua estreia nas Olimpíadas.
Ver essa foto no Instagram
Agora que você sabe tudo sobre as regras do levantamento de peso nas olimpíadas, aproveite para se aprofundar ainda mais no tema com nossos outros conteúdos:
- Regras do vôlei de praia: saiba as diferenças para o voleibol
- Regras do Voleibol [2024]: Pontuação, Posições, Saque e Fundamentos
- Os 13 melhores livros de vôlei: biografias e histórias incríveis
- As mais famosas frases de vôlei de grandes técnicos e jogadores
- Confira os melhores tênis para jogar vôlei em 2024 e escolha o seu!
Formado em jornalismo pela Universidade Guarulhos, UNG, tenho passagens pelos portais, Premier League Brasil, Futebol Na Veia, Clube do Vídeo Game e Minha Torcida, tento passar todo meu conhecimento sobre esporte de maneira simples e fácil para o leitor.