De fato, as regras do levantamento de peso são importantes para quem quer acompanhar de perto um dos esportes mais diferentes das Olimpíadas.

Antes de mais nada, vale dizer que temos um texto completo sobre o levantamento de peso, também chamado de halterofilismo, com detalhes sobre a história do esporte e todos os outros fatores que rodeiam a modalidade. Clique aqui e confira.

Veja também: conheça os 81 termos do fisiculturismo que são essenciais para quem quer conhecer mais sobre o esporte e as categorias que são disputadas nele!

Diferença do arranco e arremesso

Em competições de LPO (Levantamento de Peso Olímpico), o arranco sempre será executado primeiro. No caso, a principal diferença entre ambos é a pausa que a barra faz no peito no arremesso.

Nesse sentido, as regras do levantamento de peso no arranco pedem para o atleta fazer o movimento completo com a barra sobre a cabeça desde que ela é tirada do chão. Assim, não pode haver uma pausa ou ponto de repouso a partir do momento em que a barra é retirada da inércia. 

No arremesso, a barra sai do chão para o peito, após isso, o atleta pode dar uma pausa para recuperar as forças e levantar a barra sobre a cabeça com o corpo ereto.

Regras do levantamento de peso

O halterofilismo possui três árbitros, sendo um deles o central e dois laterais. Cada árbitro irá indicar com a luz branca se o movimento for válido, assim, a validação da execução só ocorre caso tenha no mínimo duas luzes brancas no painel. Caso tenha apenas uma branca e duas vermelhas, o movimento foi inválido.

Cada atleta possui três tentativas de realizar os movimentos de arranco e arremesso. No caso, segundo as regras do levantamento de peso, a melhor tentativa de cada movimento será contabilizado.

Além disso, seguindo a premissa de que o arranco ocorre primeiro que o arremesso, caso o atleta invalide as três tentativas no arranco, ele não poderá prosseguir para o próximo movimento.

Sobre o movimento do levantamento de peso, é obrigatório que o atleta finalize o movimento com todas as articulações (joelho, cotovelo e quadril) estendidas. Outro fator sobre isso é que os pés devem estar paralelos ao final da execução.

Um ponto que pode acontecer, por mais raro que seja, e também resulta em invalidação, é um duplo movimento. No caso, na finalização, se o atleta, por mais rápido que seja, dobrar alguma articulação dobrar e logo em seguida voltar a ficar estendida, será invalidado.

Por fim nas regras do levantamento de peso, na hora de colocar a barra no chão é obrigatório que ela fique dentro da plataforma, caso contrário, o movimento estará invalidado.

Vá além do mundo do halterofilismo! Confira também nossos outros conteúdos: