Levantamento de peso ou halterofilismo. Independente de como você quiser chamar, o esporte que visa levantar centenas de quilos vem ganhando cada vez mais força no cenário esportivo mundial. Nas Olimpíadas, tal modalidade tem ainda mais notoriedade pelo seu fator “estranheza”, já que não é todo dia que se vê uma mulher erguer o quádruplo do seu peso corporal.

Levantamento de peso
Atleta Rosane Dos Reis Santos competindo no Rio Summer Olympic Games 2016. Reprodução: Sportsfile / Icon Sport

De fato, antes de falarmos sobre regras e movimentos, é importante saber um pouco mais sobre a história do halterofilismo e como essa modalidade ganhou força, literalmente, pelo mundo.

A história do halterofilismo

Se você já frequentou alguma academia ou ambiente de musculação, sabe que é necessário realizar movimentos com cargas para aumentar seus músculos. Afinal, somando a prática de exercícios com a progressão de carga, o resultado será um aumento na força e na quantidade de massa corporal.

Levantamento de peso e halterofilismo- Entenda tudo sobre

Tal conceito teve origem ainda na Grécia Antiga, quando o corpo já era cultivado pelos gregos e a adoração física era um dos pontos mais destacados daquela sociedade.

Porém, se tratando do levantamento de peso específico para fins de força, e não estéticos, há diversos pontos históricos que indicam um início para tal esporte. Entretanto, partindo da premissa que o halterofilismo é um derivado do Strongman (modalidade na qual os atletas levantam pesos incríveis, como caminhões e carros, sem um movimento pré-estabelecido), tudo se iniciou no século XIX.

Naquela época, como ainda não era considerado um esporte, campeonatos de strongman eram comumente encontrados em circos

Até o final daquele século, os praticantes da modalidade circense eram famosos por erguerem halteres com uma mão sobre a cabeça. Porém, o movimento utilizando apenas uma das mãos tornava a progressão de carga limitada. Foi assim que, no final do período centenário, criou-se o halter de duas mãos. Que nada mais era do que uma estrutura de duas bolas maciças unidas por uma barra de ferro.

Levantamento de peso e halterofilismo- Entenda tudo sobre

Com o passar dos anos, o esporte de levantar pesos sobre a cabeça foi ganhando força e destaque na sociedade europeia. Até que foi batizado de halterofilismo.

Levantamento de peso
Hoje, ao invés das estruturas arredondas são utilizadas anilhas. Reprodução: PIctureAlliance / Icon SportPhoto

O conceito do nome halterofilismo

O motivo do nome halterofilismo ter sido escolhido é simples. No grego, “halteras” significa pesos. Enquanto o prefixo “philos” garante a ideia de sentimento amoroso.

Ou seja, em tradução livre, halterofilismo é o mesmo que paixão pelo levantamento de pesos. 

Daí, consequentemente, surge o outro nome do esporte: levantamento de peso.

Quais foram as primeiras competições de levantamento de peso?

Em 1891 ocorreu a primeira competição oficial de levantamento de peso. Apenas cinco anos depois, em 1896, ocorreu a estreia da modalidade nos jogos olímpicos.

Naquele primórdio do esporte, ainda tinham traços do levantamento de peso circense em competições válidas. Assim, haviam atletas que optavam por erguer os halteres com apenas uma mão, enquanto outros utilizam a estrutura da barra de ferro.

Levantamento de peso – Como é o movimento?

Antes de mais nada, o principal ponto que deve-se pontuar a respeito do levantamento de peso é que há dois movimentos específicos seguindo a modalidade.

O primeiro, chamado de arranco e o segundo de arremesso. Havia, até 1972, um terceiro movimento chamado de Clean Press. No caso, explicaremos todos a seguir.

Arranco (Snatch)

Em competições de LPO (Levantamento de Peso Olímpico), o arranco sempre será executado primeiro. No caso, uma das principais diferenças entre arranco e arremesso é a pegada na barra.

No caso, o arranco leva o atleta a segurar a mão mais distante uma da outra. Enquanto isso, no arremesso o competidor segura a barra com as mãos próximas das pernas.

Quanto ao movimento, a principal diferença é não haver uma pausa ou ponto de repouso a partir do momento em que a barra é retirada da inércia. 

Arremesso (Clean and Jerk)

Se diferenciando do arranco justamente pela pausa temporária que a barra tem quando encosta no peitoral, o arremesso é mais simples de entender e garante maiores cargas.

Em questão de invalidação, ele segue as mesmas premissas do arranco. Ainda, há de se citar que os pés devem, obrigatoriamente, terminar o movimento paralelos.

O movimento do arremesso é inválido quando o atleta encosta a barra duas vezes no peito, que pode ser uma estratégia utilizada caso a barra pare numa região baixa do peitoral. Assim, o segundo movimento seria para colocá-la numa posição confortável de realizar a finalização.

Clean Press

Como já dito, desde 1972 o Clean Press não é mais um movimento do halterofilismo. No caso, a execução do levantamento após o arranco era feita apenas com as mãos. Ou seja, não havia impulsão com as pernas, como é o arremesso atualmente.

Confira o vídeo abaixo e entenda melhor sobre como era realizado o Clean Press.

Veja também: conheça os 81 termos do fisiculturismo que são essenciais para quem quer conhecer mais sobre o esporte e as categorias que são disputadas nele!

Pontuação do Levantamento de peso

Cada atleta possui três tentativas de realizar os movimentos de arranco e arremesso. No caso, a melhor tentativa de cada movimento será contabilizado.

Ao final, vence o competidor que tiver feito a maior carga na soma do seu melhor movimento do arranco + melhor movimento do arremesso.

Maiores vencedores da história do levantamento de peso nas Olímpiadas

Os maiores vencedores de ouros olímpicos na história do levantamento de peso são: 

  • Naim Süleymanoğlu (Turquia) — 1988, 1992 e 1996;
  • Pyrros Dimas (Grécia) — 1992, 1996 e 2000;
  • Akakios Kakiasvilis (Grécia) — 1992, 1996 e 2000;
  • Halil Mutlu (Turquia) — 1996, 2000 e 2004;
  • Lu Xiaojun (China) — 2012, 2016 e 2020.

O Brasil no levantamento de peso

No Brasil, o maior nome do esporte é Fernando Reis, que conquistou a primeira e, até então, única medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos de 2011.

Enquanto isso, nas Olimpíadas, a maior participação de um brasileiro aconteceu em 1952, quando Waldemar Viana da Silveira ficou em 13° lugar.

Maiores nomes atuais do levantamento de peso

Levantamento de peso
Xiaojun LU. Reprodução: Annie Viannet / Icon Sport

Os dois maiores nomes do halterofilismo atualmente são os asiáticos Eko Yuri Irawan, que possui quatro medalhas, e o Lu Xiaojun, que possui três de ouro.

Maiores pesos já erguidos no halterofilismo – Recordes do levantamento de peso

Confira a lista abaixo para saber os maiores recordes masculinos do levantamento de peso segundo o Comitê Olímpico:

Nome Categoria

Peso total

(arranque + arremesso)

Li Fabin (China) 61 kg 313 kg
Chen Lijun (China) 67 kg 332 kg
Shi Zhiyong (China) 73 kg 364 kg
Lu Xiaojun (China) 81 kg 374 kg
Fares El-Bakh (Qatar) 96 kg 402 kg
Akbar Djuraev (Uzbequistão) 109 kg 430 kg
Lasha Talakhadze (Geórgia) + 109 kg 480 kg

Por fim, confira a lista abaixo para saber os maiores recordes femininos do levantamento de peso segundo o Comitê Olímpico:

Nome Categoria

Peso total

(arranque + arremesso)

Hou Zhihui (China) 49 kg 210 kg
Hidilyn Diaz (Filipinas) 55 kg 224 kg
Kuo Hsing-chun (Taipé-chinês) 59 kg 236 kg
Deng Wei (China) 63 kg 262 kg
Liu Chunhong (China) 69 kg 275 kg
Rim Jong-sim (Coreia do Norte) 75 kg 274 kg
Zhou Lulu (China) + 75 kg 333 kg

Vá além do mundo do levantamento de peso! Confira também nossos outros conteúdos: