Depois de Neymar sair da gigante estadunidense, foi a vez de Tiger Woods. Woods comunicou nesta segunda-feira (8) o término de sua longa parceria com a Nike, deixando incertezas sobre o futuro da marca no crescente cenário esportivo após 27 anos de colaboração. Veja o motivo da saída de ambos a seguir.
Por que Tiger Woods deixou a Nike?
Em uma publicação em suas redes sociais, Tiger Woods expressou gratidão à marca pelos 27 anos de parceria, acompanhada de uma foto com sua mãe e o fundador da Nike, Phil Knight. A Nike emitiu uma declaração confirmando a separação, destacando a honra de terem sido parceiros de Tiger Woods, um dos maiores atletas da história.
A separação, que já vinha sendo especulada há um mês, ocorre em um momento crucial para a Nike, que viu seu valor de ações diminuir significativamente desde novembro de 2021. Cabe lembrar que não houve quebra de contrato. Ambas as partes apenas não quiseram renovar o vínculo expirado em dezembro do ano passado.
Apesar da queda no desempenho de Woods devido a lesões nos últimos anos, ele permanece como o grande atrativo do esporte. Desde seu contrato com a Nike em 1996, aos 20 anos, ele acumulou centenas de milhões de dólares. O acordo mais recente, assinado em 2013, estimava-se em cerca de US$ 200 milhões.
A decisão da Nike de se afastar do golfe em 2016, interrompendo a produção de equipamentos para o esporte, contrasta com a recente escolha de grandes golfistas, como Jason Day, que também deixou a Nike na semana passada em direção à Malbon Golf, uma marca mais recente de artigos esportivos.
Woods apenas seguiu um caminho que parecia está sendo escrito em 2016, quando a Nike optou por não produzir mais equipamentos de golfe como tacos ou bolas.
Você ama esportes? Confira alguns que o Esportelândia cobre:
Por que Neymar deixou a Nike?
A Nike comunicou o encerramento de sua parceria com Neymar Jr devido à recusa do astro do futebol em cooperar com uma investigação sobre alegações de agressão sexual. Quando o rompimento com Neymar aconteceu, na época, restavam ainda oito anos no contrato entre as partes.
Segundo a Nike, a funcionária reportou as acusações em 2018 e inicialmente desejava manter a confidencialidade, evitando uma investigação. A Nike conduziu uma investigação independente sobre as alegações em 2019, quando a funcionária expressou interesse em prosseguir com o assunto.
Com o relacionamento desgastado, as partes se separaram, e Neymar se tornou o novo garoto-propaganda da Puma.
Cabe lembrar que Tiger Woods também teve alguns episódios polêmicos envolvendo violência doméstica e traições. A Nike não fala a respeito, mas jornais internacionais e insiders do golfe alegam que a parceria não acabou antes dos 27 anos, pois sempre foi muito lucrativa para todos.
Que tal se aprofundar no mundo esportivo e ir além? Confira aqui no Esportelândia:
- PREOCUPANTE! Ansiedade e outros problemas mentais afetam carreira de gigante do fisiculturismo
- Thiago Wild comanda Brasil rumo ao topo sendo Lucky Loser
- Palpites Vôlei: América-MG x Vôlei Renata – 08/01/2024 – Superliga Masculina
- OLHO NELA! Brasileira fica a um passo de garantir vaga nas Olimpíadas 2024 em esporte inusitado
- BBB do Gabriel Medina! Participante revela que tem o surf como paixão
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.