O mundo dos esportes é marcado por sua pluralidade e diversidade de modalidades. Enquanto esportes como futebol, basquete e automobilismo são amplamente conhecidos e populares, outros, como o golfe, têm seu próprio charme e fãs dedicados.

Originado na Escócia no século XIX, o golfe é um dos esportes modernos mais antigos. Inicialmente não muito aceito, passou por diversas reformulações até se tornar o que conhecemos hoje, especialmente popular nos Estados Unidos. Quer saber mais sobre a história desse esporte fascinante? Veja tudo a seguir.

Confira abaixo algumas regras do Golfe

A história do Golfe

O golfe teve suas origens na Escócia, ainda no século XV, com o primeiro registro oficial ocorrendo em 1503 no “Estatuto de Jaime IV”. Inicialmente, o esporte era bastante restrito, proibido para qualquer pessoa que não fosse considerada um “homem livre” e exigia o pagamento de uma taxa para ser praticado.

Com o passar do tempo, essas limitações perderam importância e o esporte começou a ganhar popularidade. Em 1780, foi introduzido na América do Norte, sendo praticado fora da Grã-Bretanha pela primeira vez. Naquele ano, o Philadelphia Country Club abriu suas portas, com membros exclusivamente americanos ricos.

Apesar de já ser jogado há algum tempo, as primeiras regras oficiais do golfe surgiram apenas na metade do século XVIII, impulsionadas pela popularização do esporte nos Estados Unidos.

Em 1845, a cidade de Nova York criou a United States Golf Association (USGA), que permanece ativa até hoje. O objetivo inicial da USGA era avaliar os campos de golfe para competições e estabelecer normas para a modalidade.

Golfe
O golfe surgiu no século XV, na Escócia – Icon Sport

Alguns anos depois, em 1898, a USGA criou um programa para a realização de um campeonato nacional, o que incluía competições amadoras e profissionais. Foi então, que surgiu o primeiro torneio US Open. Até hoje, um dos mais prestigiados torneios do mundo.

Golfe como esporte olímpico

No fim do século XIX, o golfe alcançou tanto sucesso que, em 1900, foi incluído na lista de esportes olímpicos, integrando a programação dos Jogos de Paris. Na estreia do esporte nas Olimpíadas, foram entregues quatro medalhas de ouro, três delas para os Estados Unidos, já considerados uma referência no esporte.

Charles Sands e Margartt Abbott se destacaram ao ganhar ouro. Abbott, em particular, fez história como a primeira mulher dos Estados Unidos a conquistar uma medalha de ouro. Curiosamente, ela estava em Paris para estudar arte e participou dos jogos sem saber que eram uma Olimpíada.

Após a edição de 1904 em St. Louis, onde os norte-americanos dominaram, o golfe foi retirado do calendário olímpico. O esporte só voltou aos Jogos mais de um século depois, na Rio 2016.

Na edição mais recente, Tóquio 2020/21, o esporte novamente premiou atletas estadunidenses. Xander Schauffele e Nelly Korda ganharam ouro nas categorias masculina e feminina, respectivamente.

 

Lihat postingan ini di Instagram

 

Sebuah kiriman dibagikan oleh Olympic Golf (@olympicgolf)

O maior jogador de golfe da história

Tiger Woods é amplamente reconhecido como o maior jogador de golfe de todos os tempos, detendo inúmeros recordes no esporte. O atleta norte-americano possui uma série de feitos impressionantes.

Em 2004, por exemplo, já havia acumulado 40 vitórias em 11 campeonatos importantes. Woods também foi o mais jovem vencedor do US Junior Amateur aos 15 anos, do US Amateur aos 18 e do Masters aos 21.

Tiger Woods
Tiger Woods é o maior golfista da história – Icon Sport

Tiger Woods se tornou o mais jovem campeão de um “Grande Slam” aos 25 anos. Ele venceu 18 campeonatos mundiais de golfe e fez parte da equipe que conquistou a Ryder Cup em 1999.

Em 2019, Woods recebeu a Medalha Presidencial de Liberdade do presidente dos Estados Unidos, tornando-se apenas o quarto golfista a ser agraciado com essa honraria.

Tipos de taco de golfe

Para quem pensa que o esporte é apenas pegar um taco qualquer e acertar na bolinha para que ela caia em algum buraco marcado, está enganado.

Existem técnicas e formas de fazer uma boa tacada. Conheça agora todos os modelos utilizados pelos atletas profissionais.

Driver

Geralmente, os tacos mais compridos são usados para aplicar a 1ª tacada de cada buraco. Portanto, é com o taco Driver que os atletas atingem as maiores distâncias no campo.

Madeira (Wood)

Apesar do nome, os tacos de golfe “de madeira” não são mais feitos desse material. O nome homenageia as origens do esporte. Esses tacos são usados principalmente para tacadas no fairway e para levar a bola até o green.

Ferros (Irons)

Os tacos numerados de 1 a 9 variam no ângulo da cabeça: quanto maior o número, menor o ângulo. Tacos com maior ângulo oferecem mais precisão, mas menos potência, sendo ideais para iniciantes no golfe.

Wedges (Cunhas)

Os tacos Wedges são usados em duas situações específicas: próximos ao Green ou em jogadas adversas, como em bancos de areia ou fora do Fairway. Quando usa este taco, o atleta espera que a bola vá para o alto e mantenha a direção ao tocar o chão.

Híbridos

Em suma, são os tacos intermediários entre Madeira e Ferros. Possuem a cabeça menor, o que permite acelerar o impacto com a bola de golfe.

Putters

Os tacos Putters são utilizados para colocar a bola no buraco após ela chegar ao Green. São mais curtos e de precisão extremamente alta.

Dicionário do Golfe

Por ser um esporte pouco comum no Brasil, alguns termos de golfe podem parecer estranhos para iniciantes. Por isso, o Esportelândia organizou um dicionário para entender melhor a modalidade.

Golfe
O esporte estará presente na Olimpíada de Paris 2024 – Icon Sport
  • Albatroz: colocar a bola no buraco com três tacadas abaixo do par.
  • Approach: jogada em que o golfista coloca a bola no Green.
  • Birdie: colocar a bola no buraco com uma tacada abaixo do par.
  • Bogey: colocar a bola no buraco com uma tacada acima do par.
  • Bunker: obstáculo de areia colocado nos campos de golfe.
  • Caddie: é o auxiliar do jogador de golfe, responsável por transportar os tacos e o atleta dirigindo o carrinho pelo campo.
  • Drive: a 1ª tacada de cada buraco.
  • Eagle: colocar a bola no buraco com duas tacadas abaixo do par.
  • Fairway: região central do campo, entre o início e o Green.
  • Green: nome da área em que ficam os buracos.
  • Hazzard: obstáculos do campo, como bancos de areia ou água.
  • Hole in One: colocar a bola no buraco com apenas uma tacada. É a jogada mais incrível do golfe.
  • Par: é o número de tacadas que o golfista tem para colocar a bola no buraco. O par é o que define a pontuação no golfe. Se o atleta acertar o buraco em menos tacadas fica abaixo do par. Aquele que completar o percurso em menos tacadas vence a disputa.
  • Putt: é o nome da tacada final de cada buraco. Sendo mais leve, é utilizada para colocar a bola no buraco.
  • Tee: área retangular em que ocorre a primeira tacada de cada buraco.

Agora que você sabe mais sobre Golfe, veja mais textos sobre o esporte