Nascida no Rio de Janeiro, no ano de 1991, Jade Barbosa perdeu sua mãe aos nove anos, vítima de um aneurisma. Ela se tornou um símbolo de longevidade na ginástica artística brasileira.

Desde muito jovem treinando, Jade começou a competir aos 11 anos, nos Jogos da Juventude, na categoria infantil, mas não conquistou medalhas.

Jade Barbosa - História, conquistas e prêmios
Icon Sports

Jade Barbosa – Apresentações

Jade Barbosa conquista a medalha de prata na competição de solo na Copa do Mundo de Ginástica Artística em 2023 em solo francês, confira abaixo:

Entre as diversas conquistas, a medalha de ouro na competição de Salto em 2011 foi uma das mais marcantes da carreira, confira abaixo:

Longevidade da carreira

Jade Barbosa está com 32 anos e ainda compete em alto nível em um esporte que em sua maioria tem adolescentes como as principais esportistas do mundo.

Eu me prometi uma coisa: só ia sair da ginástica, talvez, quando sentisse que não estava tendo o nível que eu gostaria

Ainda em alto nível, Jade não pensa em aposentadoria e irá disputar os Jogos Olímpicos de Paris em 2024, sonhando com uma medalha por equipes para o Brasil.

Com algumas atletas alongando suas carreiras e competindo em alto nível, Jade acredita que as atletas podem melhorar com o tempo:

Você pode ter longevidade, você pode fazer até mais ginástica do que que fazia quando era mais jovem

Pensamento coletivo de Jade Barbosa

Sendo uma das atletas mais vitoriosas do Brasil na ginástica, Jade se sente muito orgulhosa de suas conquistas e não apenas das medalhas, mas também por popularizar o esporte:

Eu sou muito realizada com minhas conquistas, não foram só medalhas, mas sim em transformar o esporte mais popular possível. Acredito que tenha contribuído para essa meta“.

Para Jade Barbosa, o Brasil hoje tem uma escola de ginástica e uma medalha olímpica seria muito importante para mostrar a potência que é a modalidade hoje no Brasil:

Hoje, meu sonho é muito mais com uma medalha por equipe, porque eu sei que o Brasil pode“.

Você ama outros esportes além de ginástica? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Sucesso como designer

Jade Barbosa já teve inúmeros feitos pelo Brasil na ginástica e passou também a participar das confecções das roupas de competição das atletas.

Ela chegou a estudar design durante um tempo e seu pai também já foi responsável pela confecção dos uniformes, mostrando um histórico familiar no assunto.

Participando da confecção dos collants de competição, Jade deixou claro a importância do uniforme para as atletas:

Eu realmente gosto, me sinto realizada de estar presente em um processo que é tão especial para nós. Você coloca o collant e a gente se sente pronta, aquilo faz parte de você“.

Ela falou também sobre quando os collants chegaram e a reação dela e das companheiras, veja:

Fiquei muito feliz quando os collants chegaram. A gente nunca sabe como vai chegar, a gente desenha, coloca o que quer, mas não sabe. Eu fiquei muito feliz. Todas as meninas gostaram, ficaram satisfeitas e eu fiquei muito feliz com isso“.

Jade Barbosa - História, conquistas e prêmios
Icon Sports

Legado e inspiração para as jovens

Jade Barbosa tem 32 anos e segue em atividade, fazendo parte de um seleto grupo de atletas que passam dos 30 anos e seguem competindo na ginástica.

Em um esporte que demanda muito do corpo e que tem em sua maioria adolescentes competindo, Jade se destaca pela longevidade da carreira.

Além disso, ela aproveita toda e qualquer possibilidade de incentivar crianças para praticar o esporte.

No trecho abaixo de um bate papo com Rica Perrone, a atleta falou sobre encontrar crianças na praia e oferecer para que elas façam testes no Flamengo, confira:

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

Olimpíadas de Paris

Jade Barbosa ainda sonha em conquistar uma medalha por equipes nas Olimpíadas de Paris e deve ir para o torneio com esse objetivo.

Antes do Mundial da Antuérpia, no ano passado, ela conversou com Rica Perrone e falou sobre diversos temas, incluindo o tema olímpico, confira abaixo: