Conheça mais sobre o ginasta Diogo Soares, um dos grandes nomes brasileiros da ginástica artística. Aos 22 anos, ele já é uma referência no esporte e uma inspiração para muitos no Brasil, sendo finalista olímpico em Paris 2024 no individual geral.
Com uma carreira marcada por dedicação e talento, se estabelecendo como um dos principais nomes da ginástica artística no Brasil. Veja aqui no Esportelândia a história completa e todas as conquistas do ginasta brasileiro.
História de Diogo Soares
Nascido em 12 de abril de 2002, Diogo Brajão Soares começou a praticar ginástica artística aos quatro anos em Piracicaba. Ele treinou na Academia Pira Olímpica com o técnico Daniel Biscalchin, que o acompanha até hoje.
Sua irmã, Driele, já fazia ginástica e viu no irmão um ótimo parceiro de treinos. Seus pais, Adriana e Dorival, uma dona de casa e um caminhoneiro, o levaram para um treino e ele foi aceito imediatamente.
No entanto, nem tudo foi fácil para Diogo. Aos 12 anos, ele pensou em desistir do esporte, mas voltou aos treinos após uma semana. A academia onde treinava era pequena e os equipamentos estavam desgastados.
Ver essa foto no Instagram
A partir de 2011, Diogo começou a se destacar no individual geral nas categorias de base, conquistando o campeonato brasileiro nove vezes, começando no pré-infantil, depois no infantil e finalmente no juvenil até 2019.
Em 2018, ele conquistou sete medalhas de ouro no juvenil. Em 2019, além de seu nono título consecutivo nas categorias de base, Diogo também se tornou Campeão Brasileiro Adulto no individual geral.
Carreira de Diogo Soares
Diogo Soares teve sua primeira grande competição internacional no Campeonato Pan-Americano Individual de Ginástica Artística de 2016, onde conquistou a medalha de prata com a Seleção Brasileira.
Em 2018, ele competiu nos Jogos Olímpicos de verão da Juventude, ganhando uma medalha de bronze no individual geral e uma de prata na barra fixa. No Campeonato Mundial Juvenil de Ginástica Artística de 2019, Diogo ganhou a medalha de prata nas argolas.
Ver essa foto no Instagram
Diogo Soares alcançou um novo patamar ao competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, onde se firmou como membro essencial da equipe brasileira de ginástica artística.
Ele também participou do Campeonato Mundial de 2022, onde a equipe nacional chegou à final e terminou em sétimo lugar, enquanto ele ficou em 17º no individual geral.
Em 2023, Diogo obteve uma colocação inédita entre os 10 melhores, quatro anos após ter ficado em décimo lugar no Mundial Juvenil.
Com as ausências de Arthur Zanetti e Caio Souza, o Brasil terminou em 13º lugar e não conseguiu classificar uma equipe completa.
Medalhas de Diogo Soares na ginástica artística
Jogos Pan-Americanos
- Prata: Santiago 2023, Individual geral
- Bronze: Santiago 2023, Equipes
Campeonato Pan-Americano
- Ouro: Rio de Janeiro 2021, Equipe
- Ouro: Santa Marta 2024, Equipe
- Ouro: Santa Marta 2024, Cavalo com Alças
- Ouro: Santa Marta 2024, Barra Fixa
- Prata: Rio de Janeiro 2022, Equipe
- Prata: Santa Marta 2024, Barras Paralelas
- Bronze: Rio de Janeiro 2021, Individual geral
- Bronze: Rio de Janeiro 2021, Barras Paralelas
Jogos Sul-Americanos
- Ouro: Assunção 2022, Equipe
- Bronze: Assunção 2022, Barra Fixa
Jogos Olímpicos da Juventude
- Prata: Buenos Aires 2018, Barra Fixa
- Bronze: Buenos Aires 2018, Individual geral
Campeonato Mundial Juvenil
- Prata: Győr 2019, Argolas
Campeonato Pan-Americano Juvenil
- Ouro: Buenos Aires 2018, Salto
- Ouro: Buenos Aires 2018, Barra Fixa
- Prata: Sucre 2016, Equipe
- Prata: Buenos Aires 2018, Equipe
- Prata: Buenos Aires 2018, Individual
- Prata: Buenos Aires 2018, Solo
- Bronze: Buenos Aires 2018, Barras Paralelas
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Rebeca Andrade – História, conquistas e medalhas
- Rebeca Andrade SUPERA Simone Biles e é ouro no Mundial de Ginástica
- Ginástica Artística: história, regras, movimentos e aparelhos